Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

Hqxriven

CitarGrande Hqx!!!!!

Finalmente voltou!

Diga as boas novas!

A gente tem que se virar né! rsrsrsrsr

Por enquanto sem novas, apenas conhecimento adquirido e gostaria de agradecer pelos tópicos de otimização.

Quem puder conter o medo e se arriscar um pouco poderá "ganhar" uma nova máquina.

Até mais!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Eliseu Carvalho

Gente, só pra dizer que o problema da alta temperatura do meu notebook foi resolvido de uma vez por todas  ;D
Antes que me perguntem, a solução nada teve a ver com nenhum kernel. Comprei um cooler pra ele, apenas isso. E com esse dispositivo a temperatura baixou uns 15 graus fácil, fácil  ;D
Agora posso usar o Liquorix à vontade no notebook - e isso foi um dos fatores que me fizeram abandonar totalmente o PC de mesa. Agora é tudo portátil aqui em casa  ;D

py8elo

Salve rapaziada!!!
Já faz algum tempo que não dou as caras por aqui... Mas, estou sempre pesquisando, estudando e experimentando...
Não tenho nenhuma novidade no momento... Tenho pesquisado muito sobre o uso do Linux em benefício do meu hobye(Radioamadorismo) e portanto minhas pesquisas, descobertas e experiencias tem sido apenas nessa área...
Mas, gosto de me manter informado e por isso nunca abandono o nosso forum...
Gostaria de parabenizar ao HQx, ao Galactus e ao vampire_thunder por seus tutoriais muito úteis como sempre!!!
Eu gostaria muito de poder colaborar mais com o forum mas, estou sozinho(sem funcionário) a algum tempo e por isso tenho que ralar muito, o que me deixa pouco tempo para me dedicar mais ao Linux... Daí a minha pesquisa mais direcionada ao meu hobye que tem tambem muito a ver com o meu trabalho...
Bem, acho que já enchi muita linguiça e não falei nada de aproveitável... hehehe...

Abraços a todos e continuem sempre firmes!!!
Até o próximo post!!!

Citação de: Hqxriven online 10 de Novembro de 2013, 19:20
CitarGrande Hqx!!!!!

Finalmente voltou!

Diga as boas novas!

A gente tem que se virar né! rsrsrsrsr

Por enquanto sem novas, apenas conhecimento adquirido e gostaria de agradecer pelos tópicos de otimização.

Quem puder conter o medo e se arriscar um pouco poderá "ganhar" uma nova máquina.

Até mais!
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Hqxriven

Abraços py8elo e falando em kernel essa 3.12 tá uma maravilha!

Estava observando e testando uns kernels e estou gostando dos resultados, algumas distros estão bem faceiras neste final de ano (devs do opensuse parabéns) e adicionando algumas coisas bem interessantes.
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

galactus

Hqx, tem alguma novidade pra gente em matéria de patchs para tunar o sistema?

Tem notado como os kerneis padrões tem avançado em matéria de velocidade?  Estão bem mais espertos, principalmente nas tunagens do sistema de arquivos e de memória.  Esses últimos três lançamentos, 3.10  / 3.11 e 3.12, estão sendo um mais rápido do que o outro.

A dupla BFS/BFQ está imbatível para multimidia. A diferença é notória em comparação aos outros escalonados, pena que eles não prestem para redes e transferência de arquivos. Mesmo o kernel liquorix, que é o que eu menos senti problemas com transferências de arquivos, tem desempenho pior ou prende mais a máquina quando executando transferências. Afinal, nem tudo é perfeito.

Para minha infelicidade o Suse 11.3 nem sequer dá o  boot no A10 5800k em conjunto com a placa da gigabyte.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Hqxriven

CitarHqx, tem alguma novidade pra gente em matéria de patchs para tunar o sistema?

Ainda estou testando, estou esperando alguns bugs serem corrigidos.

CitarTem notado como os kerneis padrões tem avançado em matéria de velocidade?

A dupla BFS/BFQ está imbatível para multimidia. A diferença é notória em comparação aos outros escalonados, pena que eles não prestem para redes e transferência de arquivos. Mesmo o kernel liquorix, que é o que eu menos senti problemas com transferências de arquivos, tem desempenho pior ou prende mais a máquina quando executando transferências. Afinal, nem tudo é perfeito.

Percebi o mesmo que vc (que alguns patchsets estão com patches que estão interferindo na fluidez do sistema e impondo limites sacrificando justamente a transferência dos arquivos e não estão trabalhando bem com a prioridade entre processos).

Nós dois já percebemos esse problema no passado (não sei se vc recorda) e tive que dar um jeito. Acho que terei que fazer isso novamente. ;)

Ilkyest

eu postei no topico do galactus, mas posto aqui também....

os patches usados pelo arch linux, conforme postei galactus, vocês "deram uma passada por eles" também?

Hqxriven

recentemente passei pelos seguintes kernels:

Mint, Archlinux, Fedora, Opensuse, Sabayon (eita kernel bom, com BFQ de fábrica), Rosa, Slackware e enfim Ubuntu

py8elo

Opa!!!
A quanto tempo Hqxriven!!! Abração pra vc tambem mano...
Eu tambem achei super esse kernel 3.12 mas, continuo com problemas com ele e o novo driver Nvidia 331.20.
Se tiver alguma dica sem que eu tenha que recompilar será muito bem vinda mano!!!

[],
Silva.
PY8ELO

Citação de: Hqxriven online 03 de Dezembro de 2013, 14:48
Abraços py8elo e falando em kernel essa 3.12 tá uma maravilha!

Estava observando e testando uns kernels e estou gostando dos resultados, algumas distros estão bem faceiras neste final de ano (devs do opensuse parabéns) e adicionando algumas coisas bem interessantes.
Ubuntu 16.04 LTS

Hqxriven

CitarSe tiver alguma dica sem que eu tenha que recompilar será muito bem vinda mano!!!

O 331.20 não compila aí?

py8elo

Isso mano... Mas, eu não compilei o kernel.
Baixei os debs do link do Vampire e instalei mas, ele não compila o os módulos do driver Nvidia.
Veja o log:

nvidia-installer log file '/var/log/nvidia-installer.log'
creation time: Tue Dec  3 18:20:18 2013
installer version: 331.20

PATH: /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/X11R6/bin

nvidia-installer command line:
   ./nvidia-installer
   -K
   -k
   3.12.0-3-lineduc
   -s
   -n

Using built-in stream user interface
-> Only installing a kernel module for a non-running kernel; skipping the "is an X server running?" test.
-> Only installing a kernel module for a non-running kernel; skipping the "is an NVIDIA kernel module loaded?" test.
-> License accepted by command line option.
-> Installing NVIDIA driver version 331.20.
-> Would you like to register the kernel module sources with DKMS? This will allow DKMS to automatically build a new module, if you install a different kernel later. (Answer: No)
-> Not probing for precompiled kernel interfaces.
-> Performing CC sanity check with CC="cc".
-> Kernel source path: '/lib/modules/3.12.0-3-lineduc/build'
-> Kernel output path: '/lib/modules/3.12.0-3-lineduc/build'
-> Performing rivafb check.
-> Performing nvidiafb check.
-> Performing Xen check.
-> Performing PREEMPT_RT check.
-> Cleaning kernel module build directory.
  executing: 'cd ./kernel; make clean'...
-> Building NVIDIA kernel module:
  executing: 'cd ./kernel; make module SYSSRC=/lib/modules/3.12.0-3-lineduc/build SYSOUT=/lib/modules/3.12.0-3-lineduc/build NV_BUILD_MODULE_INSTANCES='...
  NVIDIA: calling KBUILD...
  make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-3.12.0-3-lineduc'
  test -e include/generated/autoconf.h -a -e include/config/auto.conf || (      \
     echo >&2;                     \
     echo >&2 "  ERROR: Kernel configuration is invalid.";      \
     echo >&2 "         include/generated/autoconf.h or include/config/auto.conf are missing.";\
     echo >&2 "         Run 'make oldconfig && make prepare' on kernel src to fix it.";   \
     echo >&2 ;                     \
     /bin/false)
Esse log é da tentativa que fiz agora... Ele e muito grande e vou te completo enviar por email...

[],

Silva.
PY8ELO

Citação de: Hqxriven online 03 de Dezembro de 2013, 19:19
CitarSe tiver alguma dica sem que eu tenha que recompilar será muito bem vinda mano!!!

O 331.20 não compila aí?
Ubuntu 16.04 LTS

Hqxriven

Mesmo com o header instalado tá dando isso (assim é osso)?

py8elo

É osso duro mano...
Veja o log completo no seu email do gmail...

[],

Silva.
PY8ELO

Citação de: Hqxriven online 03 de Dezembro de 2013, 19:38
Mesmo com o header instalado tá dando isso (assim é osso)?
Ubuntu 16.04 LTS

Hqxriven

Fiz algumas análises e pesquisas do comportamento em outras distros mas ainda preciso da config utilizada por esse kernel para entender se o fator é esse ou não.

Poderia me enviar por email por favor?