Hqx meu caro! Muito interessante o artigo do Fórum do Debian! Nunca que eu poderia imaginar tal "receita"!
baum....
Atendendo a pedidos e a nossa curiosidade (Hqx e eu ), resolvi liberar a "Fera" com todo o seu potencial!
Compilei o Omnislash 1.4 64bits, do kernel Omnislash 1.3 64bits!
Fiz as mesmas alterações no config do 1.4 que fiz no 1.3: Frequency em 1000, governor em Performance, Native Flags ativadas e retirei algumas firulas para Notebook, Infravermelho, Rádio e etc.
Mas aí usei CONCURRENCY LEVEL = 4!!!
E deixei a "Fera" em Overclock de 3.6GHz!
Eu sei, eu sei, vou falar logo....
Tempo total de compilação em
F A N T A S T I C O S 13 minutos!!!! Incluindo a crianção dos debs!
Agora os "oito" núcleos foram usados em mais de 50% de sua capacidade ao mesmo tempo!
Foi a primeira vez que eu vi ele fazer isso no meu sistema! E olha que eu já tinha tentando de tudo!
Agora não preciso de despertadador HQx, só de um cafezinho!
Vamos as impressões gerais....
Logo após logar-se um erro do PowerManager!
Ele avisa que tem que esperar algum processo terminar e logo prossegue! Reiniciei várias vezes o sistema e esse erro persiste logo após logar-se. Interessante que agora isso afeta tanto o 1.4 quanto o 1.3! Desculpe por não colocar o erro completo aqui, acho que acabei esquecendo por ser de madrugada! Depois eu posto o erro completo aqui!
O tempo de boot do 1.4 é meio segundo mais lento que o 1.3!
Vamos ao ponto! O Kernel 1.4 é um pouco mais lento que o 1.3. É fácil notar a diferença quando chama-se uma aplicação, principalmente individualmente!
Além disso achei que o kernel 1.4 um pouco mais beberrão de RAM do que o 1.3 . Não logo após o Boot, mas depois de usar várias aplicações por algum tempo e fechá-las.
Então os dois pontos fortes do 1.3 frente ao 1.4 são velocidade nas aplicações individuais e consumir menos RAM.
Contudo, o kernel 1.4 gerenciou melhor carga múltiplas no sistema do que o 1.3! Foi como se eu usasse o Mandriva 2010. Eu explico. O kernel do Mandriva 2010 é um pouco lento no geral, mas notavelmente otimizado para altas cargas de I/O e questões multitarefas (mas nada que alguns ajustes não possam fazer milagres também, estou bootando o mandriva 2010 em 10,5 segundos no PC do trabalho). Comecei a abrir vários programas ao mesmo tempo até chegar a um “topo” de carga. Fiz o mesmo nos dois kerneis, que seria:
Abrir o Writer, o Nautilus, o VirtualBox com o Centos 5.5, ao mesmo tempo que uso o Rhythmbox para ouvir música (sem travadas), abro o Xine, o VLC ou o Totem para tocar vídeos e enquanto estou assistindo a um vídeo, vou navegando em pasta cheias de fotos ou filmes sem cache de ícones ou thumbnails no Nautilus!
Para completar ligo o GTK-RecordMyDesktop para ir gravando isso tudo!
Pois bem, na hora de assistir vídeos com a navegação do Nautilus em pastas com muitas fotos e filmes (com ou sem o gtk-recordMydesktop gravando e lembre-se que ainda tem o VirtualBox + Rhythmbox no lombo), o Kernel 1.4 foi mais “liso” que o 1.3!
Foi notória a falta de sincronia entre legenda e diálogo em vídeos RMVB no VLC e no Xine. A coisa só ficou “menos pior” no Totem! Isso no kernel 1.3! No 1.4 isso não aconteceu, principalmente no Totem! O VLC tem falta de sincronia nos dois kerneis!
A máquina virtual foi nitidamente afetada pelo escalonador diferente entre os dois kerneis.
Apesar dos programas abrirem mais rapidamente no 1.3, quando a coisa apertava quem matinha o desempenho inalterado era o 1.4!
Ainda não pude fazer testes com grandes quantidades de transferências de arquivos! Mas ainda faço o teste e te falo o que foi que virou!
Só sei que é uma escolha dura!
Tenho usado três distros diferentes. E sou feliz com as três. Como diz na assinatura: Ubuntu 10.4 em casa, o Mandriva 2010 no trabalho e o OpenSuse 11.2 no Notebook! Fica claro para mim que as duas distros RPM procuram uma abordagem mais conservadora, focada na estabilidade e manutenção do desempenho do sistema mesmo em altas cargas de I/O! O preço a pagar é a velocidade. Mas como eu já havia comentado com o Hqx aqui mesmo neste tópico. Muitas vezes é melhor o usuário sentir que o sistema não “engasga” de jeito nenhum do que ele ser rápido e dar umas “travadas” de vez em quando no seu uso!
Eu escolheria assim: sistema com poucas aplicações abertas ao mesmo tempo e baixa carga de I/O = kernel 1.3 na cabeça!
Muitas aplicações abertas ao mesmo tempo e alta carga de I/O = kernel 1.4 na cabeça!
Talvez algumas modificações na compilação poderiam fazer toda a diferença no 1.3. Tais como: Frequency em 100 e governor em on demand, por exemplo.
Pelo menos foram essas as minhas impressões no meu sistema. Agora como isso tudo varia muito de sistema para sistema, é sempre bom outros foristas também relatarem suas impressões!
Era isso E estou adorando o uso dos dois kerneis!!! Só louco vai fazer essas coisas que eu faço com a máquina! Mas se é pra testar a gente testa uai!