HQx,
valeu por postar novas atualizações cara!
To com vontade de testar o pf patchset, mas como faço pra instalá-lo?
abçs
Para testar o pf patchset é só adaptar o tutorial do omnislash para ele... (eu alterei o meu para facilitar para você!!)
Kernel 2.6.31-pf8 - Compilando e Instalando um kernel otimizado no seu Debian ou KUXBuntu
Passo-a-passo geral
1 - Em primeiro lugar vire o root e baixe as bibliotecas de compilação mais alguns utilitários
$su (depois digite a senha do root)
#aptitude install build-essential bin86 kernel-package libqt3-headers libqt3-mt-dev wget libncurses5 libncurses5-dev
2 - Agora baixe a versão 2.6.31 do kernel vanilla e o patch pf e a configuração para o kernel
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.31.tar.bz2http://freshmeat.net/projects/pf-patchset (pegue a última versão para o 2.6.31... eu baixei a versão patch-2.6.31-pf8.bz2)
Quanto a configuração se quiser use a minha...
3 - Copie o arquivo baixado para /usr/src para isso digite os comandos abaixo:
$su (depois digite a senha do root)
#cp linux-2.6.31.tar.bz2 patch-2.6.31-pf8.bz2 configx86 configx86-64 /usr/src
Descompactação e link simbólico
#cd /usr/src
#tar -xvjf linux-2.6.31.tar.bz2
#chmod -R a-s /usr/src/linux-2.6.31 (possivelmente será necessário usar esse comando em distribuições baseadas no debian)
#rm -rf linux && ln -s /usr/src/linux-2.6.31 linux
#cp patch-2.6.31-pf8.bz2 configx86 configx86-64 /usr/src/linux
#cd /usr/src/linux
Colocando o patch e a configuração otimizada
#bzcat patch-2.6.31-pf8.bz2 |patch -p1
Caso use a arquitetura x86 (32bits) use o comando abaixo:
#cp /usr/src/linux-2.6.31/configx86 .config && make xconfig
Caso use a arquitetura x86-64 (64 bits) use o comando abaixo:
#cp /usr/src/linux-2.6.31/configx86-64 .config && make xconfig
Customização do kernel
Chegamos ao ponto de escolher o que queremos no nosso kernel, para que ele se adapte as nossas necessidades, seja um desktop, servidor ou um laptop. Se vc sabe o que está fazendo fique a vontade, explore e customize. A configuração está com o foco em desktops por isso talvez nem seja necessário mexer.
Desktop
Em “Processor type and features”:
- Processor family Choose the model of your processor
Escolha o modelo do seu processador. Na configuração eu escolhi o i686 e é o que uso no meu X2 e gosto do resultado. Porém escolha outra específica para o seu processador.
Ele já está configurado para desktop então deixe as configuração como estão.
Laptop
A escolha para o processador também é útil porém é interessante diminuir o Timer frequency
-Timer frequency
–250 Hz (ou menos)
-Preemption Model
–Voluntary Kernel Preemption (Desktop)
Motivo??? Quanto maior o timer frequency menor a autonomia do laptop quando está sob uso da bateria.
Servidor
Dependendo do servidor o melhor é colocar o timer frequency no mínimo e sem preempção pois assim ele suporta mais requisições
A escolha para o processador também é útil porém diminua mais ainda o Timer frequency
-Timer frequency
–100 Hz
-Preemption Model
–Preempt None
Depois das alterações salve o arquivo e agora vamos para o próximo passo
Compilação do kernel
Digite os seguintes comandos
#make-kpkg clean
#make-kpkg --initrd --revision=x86 kernel_image kernel_headers modules_image kernel_source
Caso seja um dual ou quad core use o comando abaixo para acelerar a compilação
#CONCURRENCY_LEVEL=2 make-kpkg --initrd --revision=x86 kernel_image kernel_headers modules_image kernel_source
Obs.: Lembrando que são dois traços antes de initrd e antes de revision e NÃO um apenas. Se usar uma arquitetura 64 bits pode colocar x86-64 depois de revision…
E agora é só esperar… até compilar e criar um deb. O tempo de compilação varia de 40m a 4horas.
E por último para instalar.
#cd .. && dpkg -i linux*2.6.31*.deb
Dê o boot e desfrute do novo kernel…
Abraços
Hqx