Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

rubenssoto

Mano rlx eu sou tranquilão não vou te chingar nem ser agressivo! hehehe

Se eu estiver sendo chato avisa ok?! =D

Aquela config ja está do jeito que voce usa nesse kernel que voce compilou? Não quero mudar nada o profissa aqui é você!

Quais os comandos para compilar?

make modules bzimage

é so isso?

edit: so mais uma duvida porq ele pergunta
File to Patch?

eu boto patch -p1 < improve-relatime-2.6.23.patch
ele pergunta
FIle to Patch:

Hqxriven

CitarOntem eu fui dormir. Olha a hora que postei. Perdi a hora hoje  Sem Graça

Depois que apliquei os patches, a única coisa que fiz foi mudar o processador pra Athlon 64 ao invés de 686.
Fiz também as entradas no sysctl.conf, seguindo seu tuto no blog.

1 - que programinha é esse do terminal?
2 - Onde acho essas opções do kernel q vc postou?

Edit: Outra coisa que esqueci. Tanto meu comum quanto esse com patches estão sem suporte a hibernação.

Caramba!!!! Eu acho que já tava otimizado demais para colocar compilado para o seu processador (hehehheheehe).

Engraçado eu tenho um x2 e nunca compilei para k8 só k7 uma vez... mais com um kernel otimizado ficou quase a mesma coisa e como eu disponibilizo para galera se eu colocar k7 só usuários amd poderão usar...

O programa de terminal é o htop!!!

Vc acha as opções no kernel em Completely Fair Scheduler Tunables!!! Isso se vc colocar o patch sched tunables, mais ele é insano se vc usar as outras opções conforme expliquei por isso só uso a primeira!!! (algumas vezes altero o patch manualmente)

O suporte a hibernação é só vc colocar...

Citar# Power management options (ACPI, APM)
#
CONFIG_PM=y
CONFIG_PM_LEGACY=y
# CONFIG_PM_DEBUG is not set
CONFIG_PM_SLEEP_SMP=y
CONFIG_PM_SLEEP=y
CONFIG_SUSPEND_SMP_POSSIBLE=y
CONFIG_SUSPEND=y
CONFIG_HIBERNATION_SMP_POSSIBLE=y
# CONFIG_HIBERNATION is not set

Eu tiro a hibernação pq o SLUB (alocador de memória) as vezes quebra o funcionamento da hibernação aí vc tem que mudar para SLAB.

CitarMano rlx eu sou tranquilão não vou te chingar nem ser agressivo! hehehe

Se eu estiver sendo chato avisa ok?! =D

Aquela config ja está do jeito que voce usa nesse kernel que voce compilou? Não quero mudar nada o profissa aqui é você!

Quais os comandos para compilar?

make modules bzimage

é so isso?

edit: so mais uma duvida porq ele pergunta
File to Patch?

eu boto patch -p1 < improve-relatime-2.6.23.patch
ele pergunta
FIle to Patch:

Quando isso acontece é quando esqueceu algo no passo-a-passo ou aplicou em uma versão diferente do kernel!!!

No link abaixo mostro direitinho...

http://hqxriven.wordpress.com/2008/02/24/compilando-um-kernel-para-desktops-do-jeito-do-hqxriven-no-kuxbuntu/

Quanto ao make modules bzimage eu não uso esse comando conforme eu mostro no link.

Pq o objetivo é criar um pacote deb de um kernel diferente e não substituir o atual!!!

Patch slash 4.1 (retirei os otimizadores de latência do sheduler)

Hqx
http://www.divshare.com/download/3890259-385
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

rubenssoto

COnsegui mano...O uso do processamento e da memoria percebi melhor

Mas melhora na abertura de programas eu não senti...O sistema ta bem tranquilo não da lags e tal

Mas que queria é melhor a abertura de programas mas acho que isso é um problema do Gnome se tivesse uma maneira de otimiza-lo nesse ponto!

EDIT: Aproveitando aonde você aprende tanto sobre Kernel? Vou tentar compilar o 2.6.24 adicionar uns patches diferentes mas aonde consigo informação sobre cada patche como ativa-lo no kernel o que cada opção faz e tal!
E porq você tirou diversos so patches usados nos kerneis anterios genetic, realtime,c4stacks entre outros

Hqxriven

CitarCOnsegui mano...O uso do processamento e da memoria percebi melhor

Mas melhora na abertura de programas eu não senti...O sistema ta bem tranquilo não da lags e tal

Mas que queria é melhor a abertura de programas mas acho que isso é um problema do Gnome se tivesse uma maneira de otimiza-lo nesse ponto!

Na minha humilde opinião o qt do kde tende a ser mais leve e exigir menos recursos do que o gtk do gnome, sem contar que ambiente gnome tem uma parte estética muito melhor que o kde (se vc procurar por belos screenshots encontrará  a maioria do gnome pois ele é mais flexível nesse ponto e mais pessoas criam temas para ele, é so procurar na sessão screenshots pelo desktop do nossile e até de outros usuários que vc verá desktops fantásticos) enquanto o kde nesse ponto é mais simples mais possui uma grande facilidade de configuração com o painel de controle (kcontrol) e o velho conhecido konqueror que juntos facilitam bastante a vida do usuário. Mas o gnome do ubuntu talvez por causa da integração da canonical é bem pesado em relação ao kde do kubuntu (procure pela linux mint versão gnome que é baseado no gutsy e vc verá que ele é rápido)  e um kernel bem configurado tende a não carregar tantas coisas e o kde bem configurado e um sistema também (manualmente claro) acabam usando pouca memória e por isso ficam rápidos.

Com a sessão suja ele pega uma grande quantidade de ram...

Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

rubenssoto

Eu uso arch linux mano meu gnome é limpo
Se puder responder minhas perguntas anteriores...Vou me aprofundar nessa de kernel se der até te ajudo! hehehe

Hqxriven

CitarEDIT: Aproveitando aonde você aprende tanto sobre Kernel? Vou tentar compilar o 2.6.24 adicionar uns patches diferentes mas aonde consigo informação sobre cada patche como ativa-lo no kernel o que cada opção faz e tal!
E porq você tirou diversos so patches usados nos kerneis anterios genetic, realtime,c4stacks entre ou

Aprendi no kernel trap lendo comentários interessantes e comparações de desenvolvedores de kernel (e continuo aprendendo), fórum gentoo, usando slackware por dois anos (tive que aprender muito e agradeço  ao antony do slackbr  (antigo slackware brasil) e a galera de lá que é muito prestativa!!!

Existem alguns patches interessantes no fórum gentoo que são o dark, o hellium e o zen vc pode dar uma olhadinha neles!!!

Ou pode fazer como eu, fazendo download de patches utilizados em distribuições conhecidas e adaptando para o seu ubuntu (o relatime por exemplo exemplo é feito pelo Ingo molnar e esse patch é usado no Fedora 8  Mandriva 2008).

Genetic é um patch inteligente (mais se vc não tiver uma máquina boa pode causar um aumento do processamento) apesar de aumentar a velocidade

4k stacks dá problemas com o ndiswrapper e com alguns outros drivers que usam mais de 4 stacks fazendo com que a instalação dos mesmos seja impossibilitada. Mais ele aumenta bem a performance!!!

Realtime eu nunca coloquei (eu coloco o relatime que significa relative atime se não me engano) pq um kernel com baixa latência tende a dar maior prioridade aos processos e ter um processamento maior.

Para quem trabalha com edição de áudio e vídeo é ótimo pois um kernel assim tende a fazer grandes tarefas em menos tempo.

O problema é o seguinte... vc usuário normal tende a abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo e um kernel em realtime vai tendar dar uma prioridade alta a eles e como serão vários aplicativos ele acaba se confundindo e não dando a performance ideal aí vc vê travamentos, lags e outras (dependendo do aplicativo claro).

Por exemplo tanto o kernel do ubuntu como o meu usam o voluntary-preempt que tenta balancear as tarefas retirando os delays que aparecem por não usar o preempt e sem dar alta prioridade para uma tarefa no lugar de outras.

Quanto ao relatime está aqui a explicação... (esse patch eu nunca tiro...)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31237.msg184987.html#msg184987

e aqui também...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31237.msg186078.html#msg186078

E o ck1 altera tanta coisa que fica até dificil falar... até o cfq e a swap ele altera...

Hqx

vampire_thunder

não consigo achar as opções de hibernação e as outras que havia postado. Elas estão em algum arquivo ou no xconfig?
Fiz uma nova compilação sem alterar nada, nem o processador. Entrei no kernel do Ubuntu, desinstalei a anterior e instalei a nova. Não senti diferença nenhuma. Tanto o Processador quanto a Memória tá na mesma.

Também não entendo nada disso de Gnome sujo / limpo. Depois de tantas instalações ele deve estar mais que sujo.

Hqxriven

Citarnão consigo achar as opções de hibernação e as outras que havia postado. Elas estão em algum arquivo ou no xconfig?
Fiz uma nova compilação sem alterar nada, nem o processador. Entrei no kernel do Ubuntu, desinstalei a anterior e instalei a nova. Não senti diferença nenhuma. Tanto o Processador quanto a Memória tá na mesma.

Também não entendo nada disso de Gnome sujo / limpo. Depois de tantas instalações ele deve estar mais que sujo.

É simples na hora de compilar procure no xconfig por hibernation como mostrei no post anterior...

Na imagem abaixo estou em cima da opção!!!

Se vc compilou o kernel sem dar um nome a ele vai ter sérios problemas, pq ficam resquícios na máquina que acabam conflitando...

Quanto ao gnome olhe nessas partes pode ajudar...

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=157127

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=523906

Quer compilar comigo por gmail??? (não uso msn!!)

EDIT 1- Acrescente um nome dentro do patch ck1 na tag EXTRAVERSION!!! Assim fica mais tranquilo!!!
Hqx

vampire_thunder

Demorou da gente compilar junto então amanhã. Estarei no Pidgin - filipotardim#gmail.com
Só que tem que ser mais cedo pq agora já estou partindo de novo senão perco a hora outra vez. ;D

PS: Não leio inglês e aquelas traduções online são horrorosas. Tem como me dar as dicas de como limpar o gnome?

Hqxriven

Online e te esperando!!!

Já te passei o meu e-mail!!!

EDIT 1 - CD VC????

EDIT 2 - Já te enviei três mps e um e-mail... e até agora sem contato... volto mais tarde!!!

EDIT 3 - Efetuando upload do kernel slash 4.1 por isso retirei do ar o slash 4.0!!!

Hqx

rubenssoto

Fui compilar cm o ps patches genetic no kernel 2.6.24 mas tbm deu erro no 2.6.23

Setup is 10324 bytes (padded to 10752 bytes).
System is 1749 kB
Kernel: arch/x86/boot/bzImage is ready  (#1)
ERROR: "fingerprint_state_show" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "fingerprint_snapshot_show" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "fingerprint_top_fitness_show" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_update_fingerprint" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_get_fingerprint" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_gene_show" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_stats_snapshot" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_mutate_child" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_combine_genes" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_create_child_spread" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_num_ops_calc_fitness" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_throughput_calc_fitness" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_latency_calc_fitness" [block/deadline-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_iterative_mutate_gene" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "fingerprint_state_show" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "fingerprint_snapshot_show" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "fingerprint_top_fitness_show" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_update_fingerprint" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_get_fingerprint" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_gene_show" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_stats_snapshot" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_mutate_child" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_generic_combine_genes" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "genetic_create_child_spread" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_num_ops_calc_fitness" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_throughput_calc_fitness" [block/as-iosched.ko] undefined!
ERROR: "disk_latency_calc_fitness" [block/as-iosched.ko] undefined!
make[1]: ** [__modpost] Erro 1
make: ** [modules] Erro 2

Deu auqele negocio na hora de aplicar o patche do CK
FIle to patch:
Ele só aplicou uma parte do patche e quando apliquei os patches Genetic tive alguns failed

sabe me ajudar?
Obrigado!

Hqxriven

Colocar no kernel 2.6.24 os patches genetics para o 2.6.23 vai dar erro!!!

Alguns patches para o 2.6.24 podem ser encontrados aqui: "Mas não coloque todos apenas o que vc TEM CERTEZA que vai usar e olhe o patch para saber o que ele faz"

http://kamikaze.waninkoko.info/patches/2.6.24/kamikaze1/broken-out/

Patches para a série 23 podem ser encontrados abaixo:

http://kamikaze.waninkoko.info/patches/2.6.23/kamikaze5/broken-out/

Lembrando que vc tem que colocar os patches para versão pura 23 ou 24 pq se for uma versão atualizada (23.12 ou 24.2 por exemplo) o patch pode não entrar!!!

E erro no make algumas vezes é falta de biblioteca na hora de compilação!!!

Conforme já falei o problema file to patch só se dá quando vc não cria o link /usr/src/linux para o kernel pois é nele que vc compila...

Um bom tutorial é o seguinte:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=311158

E se quiser usar um kernel versão 24 no ubuntu com patches faço a sugestão do zen kernel

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=623874

Hqx

rubenssoto

Então ja sei parcialmente oq é o problema

Eu estou baixando o kernel ja atualizado 2.6.24.3, entao eu tenho que baixar o 2.6.24 e aplicar o patch para ficar .3 certo?
EU não posso compilar o kernel na Area de Trabalho? eu boto ele numa pasta e aplico os patches hehe! =D
Então tem que cmpilar em /usr/src

Não vou botar todos estou pretendo botar esses:
Genetics
CK
4k-stacks
improve-realtime

Estou procurando patches de atualização do alsa e de segurança mas nao tive sucesso!
Acho que com esses patches vai ficar legal vou me basear no seu ultimo kernel so que introduzirei esses patches!

Obrigado pela paciencia!

EDIT: Criei o link eu ja estava baixando o patch da versão certa...Baixei um kernel puro apliquei o Patch 2.6.24.3 e depois fui aplicar o Patch CK e deu isso!

patch -p1 < ckpatches-2.6.24.patch
patching file include/linux/sched.h
Hunk #2 succeeded at 1118 (offset 10 lines).
patching file kernel/sched.c
Hunk #1 succeeded at 4266 (offset 42 lines).
Hunk #3 succeeded at 4386 (offset 42 lines).
patching file include/linux/init_task.h
patching file kernel/fork.c
Hunk #1 succeeded at 1084 (offset 2 lines).
patching file kernel/mutex.c
patching file block/cfq-iosched.c
Hunk #1 succeeded at 1287 (offset 9 lines).
patching file include/linux/ioprio.h
patching file Documentation/sysctl/vm.txt
Hunk #2 FAILED at 36.
Hunk #3 succeeded at 97 (offset 2 lines).
Hunk #4 FAILED at 333.
2 out of 4 hunks FAILED -- saving rejects to file Documentation/sysctl/vm.txt.rej
patching file include/linux/swap.h
patching file init/Kconfig
patching file kernel/sysctl.c
Hunk #3 succeeded at 786 (offset 11 lines).
Hunk #5 succeeded at 1261 (offset 11 lines).
patching file mm/Makefile
patching file mm/swap.c
patching file mm/swap_prefetch.c
patching file mm/swap_state.c
patching file mm/vmscan.c
patching file include/linux/mm_inline.h
patching file include/linux/swap-prefetch.h
patching file mm/page_io.c
patching file include/linux/sysctl.h
Hunk #1 succeeded at 189 (offset -1 lines).
patching file include/linux/mmzone.h
patching file mm/page_alloc.c
Hunk #1 succeeded at 1497 (offset -10 lines).
Hunk #3 succeeded at 1836 (offset -10 lines).
Hunk #5 succeeded at 4118 (offset 9 lines).
patching file fs/buffer.c
patching file mm/filemap.c
Hunk #1 succeeded at 482 (offset 13 lines).
Hunk #3 succeeded at 1082 (offset 13 lines).
patching file Documentation/filesystems/proc.txt
can't find file to patch at input line 1885
Perhaps you used the wrong -p or --strip option?
The text leading up to this was:
--------------------------
|Index: linux-2.6.24-ck1/arch/x86/Kconfig.i386
|===================================================================
|--- linux-2.6.24-ck1.orig/arch/x86/Kconfig.i386
|+++ linux-2.6.24-ck1/arch/x86/Kconfig.i386
--------------------------
File to patch:

gatohumano

Boas esse erro acontece pq esse file não existe,provavelmente mudou de nome,em vez do Kconfig.i386 põe o caminho do Kconfig

Não esquecer que esses patchs são para a versão 2.6.24RC2 e não para a 2.6.24 final pelo que alguns se os aplicares depois nem consegues compilar,muitos dão erros tipo file.rej mas eu nem ligo muito a isso pois quando faço make-kpkg clean esses .rej são apagados,se as opções ficam a funcionar bem ou não isso ja nao sei,mas pelo menos aparecem la as opções.

Hqxriven

CitarBoas esse erro acontece pq esse file não existe,provavelmente mudou de nome,em vez do Kconfig.i386 põe o caminho do Kconfig

Não esquecer que esses patchs são para a versão 2.6.24RC2 e não para a 2.6.24 final pelo que alguns se os aplicares depois nem consegues compilar,muitos dão erros tipo file.rej mas eu nem ligo muito a isso pois quando faço make-kpkg clean esses .rej são apagados,se as opções ficam a funcionar bem ou não isso ja nao sei,mas pelo menos aparecem la as opções.

Bem lembrado...

No meu 2.6.24 eu tenho usado alguns patches do Pardus e do kernel dark do gentoo!!! Faz um bom tempo que não uso o kamikaze1 (série 24)...

http://svn.pardus.org.tr/pardus/devel/kernel/kernel/files/fedora/linux-2.6-smarter-relatime.patch

kernel dark

http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-667148.html

Mas eles só servem para a versão 24 PURA!!! Se vc transformar ele em 24.3 já era!!!

O patch dark usa o ck, o 24.2 além de diversas melhorias e mais uma coisa...

Se vc na hora de compilar não estiver descompactado o arquivo em usr/src e não tiver feito o link (usr/src/linux para a pasta do kernel e não fizer os processos TODOS como o ROOT (ESQUEÇA O SUDO), diga "bem vindo bugs que ninguém nunca viu"!!

Mais uma coisa genetics no 2.6.24 funcionando perfeitamente só com o zen... 4k stacks vc pode colocar se ativar a opção 4k stacks no kernel debug (mais ela dá dois problemas... o primeiro MUITAS VEZES QUEBRA o ndiswrapper que precisa de mais stacks para funcionar e segundo um kernel 4k stacks dá certos problemas quando vc usa o sudo como por exemplo ficar um resquício na memória mesmo depois de vc fechar o processo...)

Vampire vamos fazer um kernel base 23.17???

Baixe o 23 e o patch 2.6.23.17 e fale comigo faremos por aqui mesmo!!!