Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

Gunss

Citação de: worm83 online 22 de Outubro de 2010, 23:35
Perdão gunss.

EDIT:Aqui da erro na hora de aplicar o patch, tive que copiar e colar o código do pastebin, o download com o wget não funciona. Mas mesmo assim, da erro (FAILED) na hora de aplicar o patch.

pois é, aqui da erro na hora de baixar o patch também! Eu vou upar ele em algum lugar pra vc.
http://rapidshare.com/files/426658868/0001-trace-add-trace-events-for-open-exec-an.patch

Aqui eu não consegui fazer funcionar esse patch, uma das opções que tem que habilitar na hora da compilação insiste em ficar inativa.

Com o BFS 0.357 o sistema ficou mais fluido.

luciannoaramalho

Pessoal,

achei um repositório do gcc-4.5 para o Lucid. Se eu instalar o gcc-4.5 e compilar o kernel novamente, melhoraria na questão de uso de processador?
Vi que falaram q o gcc-4.4 não aproveita os recursos do core2 e atom.

ppa:ubuntu-toolchain-r/test

[]'s

Hqxriven

CitarCom o BFS 0.357 o sistema ficou mais fluido.

Já vou avisando para não colocar o CK no omnislash.

Atrapalha bastante a latência!!

CitarPessoal,

achei um repositório do gcc-4.5 para o Lucid. Se eu instalar o gcc-4.5 e compilar o kernel novamente, melhoraria na questão de uso de processador?
Vi que falaram q o gcc-4.4 não aproveita os recursos do core2 e atom.

ppa:ubuntu-toolchain-r/test

[]'s

Amigo olha só... eu tenho o maior medo desse tipo de alteração!! Colocar o Gcc assim sei não... prefiro que os desenvolvedores tenham colocado tudo direitinho na distro...

Não estou querendo te desencorajar mas o gcc e o glibc são um dos componentes mais importantes de toda a distro, se der problemas neles vc fica de mãos atadas (o glibc então putz...)

O que vc já fez de otimização aí?? Vamos conversar um pouco para melhorar um pouco mais...

Estou gostando de ver a iniciativa de todos vcs compilando e buscando uma melhoria da performance e encarando de frente.

Esse é o OBJETIVO desse tópico, é ensinar a galera a pescar o peixe!! Mostrar que não é tão complicado!!

Obrigado a todos e bom dia!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

luciannoaramalho

Oi...
meu processador é um Core2duo P8600 (2.4GHz 3MB L2) com 4GB RAM.

1) Bem tenho o omnislash com os seguintes ajustes  (os principais)
- bfs357
- bfq
- slub
- core2
- 300hz
- preempt
- Retirei muitos drivers não usados e o filesystem built-in

2) No sysctl.conf tá o seguinte:

kernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.shmall = 2097152
kernel.shmmax = 2147483648
kernel.shmmni = 4096

kernel.iso_cpu = 75
vm.swappiness = 0
vm.vfs_cache_pressure = 50
vm.dirty_background_ratio = 3
vm.dirty_ratio = 20
net.ipv4.tcp_fin_timeout = 25
net.ipv4.tcp_keepalive_time = 1800

3) Tuning do ext4 pela dica de Galactus

- 400MB Journaling
- Ajustes no fstab

O que poderia se alterado ou ajustado pra melhorar a performance? Uso o note pra filmes e trabalho (browser, evolutoin , muitos terminais e Virtualbox).
Uso o gnome+metacity sem o compiz.

Desde já agradeço.

EDIT: Quase esqueci... uso o ureadahead, prelink e preload. O preload eu noto melhoria na performance, principalmente na hora de entrar no gnome e executar os programas que uso normalmente. Os demais não percebo alteração.

Hqxriven

vm.dirty_ratio = 20

vm.dirty_background_ratio = 10

vm.vfs_cache_pressure = 100

Por enquanto faz isso e depois um boot e dá um alô...
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

galactus

luciannoaramalho, não usa o prelink! Ele acaba atrasando as coisas com o tempo! Seu sistema vai ficando mais lento!  O Preload eu uso também!  Ele aumenta um pouco o consumo de RAM, mas já que você como eu tem RAM de sobra....

Eu removo o metacity do Gnome e uso o Openbox! Mas aí você não vai usar nenhuma das firulas do Compiz!  Eu não uso o Compiz, é um lastro do tamanho de um bonde para o sistema!
Outra coisa, o Gnome é muito sensível ao tema utilizado! Dependendo do tema a performance aumenta ou diminui! Eu uso o Clearlooks!

Porque você tira o filesystem built-in?

Dá pra "traduzir" ou mostrar onde "traduzir" essas opções todas do sysctl.conf?
Tipo:
Citarkernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.shmall = 2097152
kernel.shmmni = 4096

kernel.iso_cpu = 75
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

luciannoaramalho

Citação de: galactus online 23 de Outubro de 2010, 08:25
luciannoaramalho, não usa o prelink! Ele acaba atrasando as coisas com o tempo! Seu sistema vai ficando mais lento!  O Preload eu uso também!  Ele aumenta um pouco o consumo de RAM, mas já que você como eu tem RAM de sobra....

Eu removo o metacity do Gnome e uso o Openbox! Mas aí você não vai usar nenhuma das firulas do Compiz!  Eu não uso o Compiz, é um lastro do tamanho de um bonde para o sistema!
Outra coisa, o Gnome é muito sensível ao tema utilizado! Dependendo do tema a performance aumenta ou diminui! Eu uso o Clearlooks!

Porque você tira o filesystem built-in?

Dá pra "traduzir" ou mostrar onde "traduzir" essas opções todas do sysctl.conf?
Tipo:
Citarkernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.shmall = 2097152
kernel.shmmni = 4096

kernel.iso_cpu = 75

Oi.. removi o prelink. Não uso o compiz e estou amadurecendo usar o gnome + openbox. Com relação ao filesystem, acho q escrevi errado... eu quis dizer que compilo o tipo de fs (ext4 no caso)  incorporado (built-in) kernel e não como módulo.

Hqx, fiz as alterações, mas eu sou muito ruim de perceber as mudanças.

Hqxriven

CitarHqx, fiz as alterações, mas eu sou muito ruim de perceber as mudanças.

Aquelas mudanças são para vc usar mais a cache... só com um boot que elas entram mesmo

kernel iso cpu é do próprio BFS ( se ainda me lembro)

Vc chegou a usar as outras dele??

rruella

perco as funções do compiz com o omnislash? parece que li algo assim... :-\
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Hqxriven

Citarperco as funções do compiz com o omnislash? parece que li algo assim... Indeciso

Se perder é problema do driver de vídeo que não está instalado corretamente ou xorg?? Eu não consigo ficar sem compiz!! (eu uso compiz)

luciannoaramalho

Citação de: Hqxriven online 23 de Outubro de 2010, 08:52

Aquelas mudanças são para vc usar mais a cache... só com um boot que elas entram mesmo

Quais outras? Remover Dynticks e alterar o timer freq pra 1000hz? Sim... achei mais lento ou lerdo.. não lembro perfeitamente...
Patch do ck, só o BFS atualizado.

galactus

Citação de: Hqxriven online 23 de Outubro de 2010, 08:52

Nossa, aqui com as alterações do systcl.conf que você postou o sistema responde ainda mais rápido!

Não sei aonde vamos parar, mas se continuar ficando mais rápido! Por mim tudo bem!  ;D

HQx, agora não entendi!

Se usar a versão mais nova do BFS, a 357, não é para usar o BFQ do Kolivas?  E sim o CFQ?

Eu ainda não compilei a versão 357! Tava esperando o final de semana pra testar!

Gunss, pessoal, você querem que eu faça o upload do arquivo do Ureadahead? O meu funcionou e não deu erro na hora de baixar!

O que fiz foi abrir o arquivo do patch .bz2 do Omnislash e no final dele colar apenas a parte dos códigos do patch do  camarada do gentoo! Sem as observações dele dentro do arquivo! Do pontilhado até o final! Gravei esse arquivo modificado para depois aplicar o patch com tudo junto!  Assim funcionou pra mim e apareceu tudo direitinho na hora de compilar!

galactus

Citação de: Hqxriven online 23 de Outubro de 2010, 09:12
Citarperco as funções do compiz com o omnislash? parece que li algo assim... Indeciso

Se perder é problema do driver de vídeo que não está instalado corretamente ou xorg?? Eu não consigo ficar sem compiz!! (eu uso compiz)

Exatamente!  Se o compiz "der bode" foi problema do Driver e não do kernel!

Eu não consigo usar mais o compiz!  Atrasa muito o meu sistema! Acostumei a ter reposta imediata do sistema! Com o compiz ele passar a "pensar"!  ::) ::) ::)

Estou tentando encontrar essa parada do iso_cpu mas tá osso! Se alguém encontrar aí, por favor indique o link!

Hqxriven

CitarSe usar a versão mais nova do BFS, a 357, não é para usar o BFQ do Kolivas?  E sim o CFQ?

Eu ainda não compilei a versão 357! Tava esperando o final de semana pra testar!

Gunss, pessoal, você querem que eu faça o upload do arquivo do Ureadahead? O meu funcionou e não deu erro na hora de baixar!

O que fiz foi abrir o arquivo do patch .bz2 do Omnislash e no final dele colar apenas a parte dos códigos do patch do  camarada do gentoo! Sem as observações dele dentro do arquivo! Do pontilhado até o final! Gravei esse arquivo modificado para depois aplicar o patch com tudo junto!  Assim funcionou pra mim e apareceu tudo direitinho na hora de compilar!

Não dá para usar os patches normais CK... eles ficam uma droga com o BFQ... (por isso que o ck não está no omnislash 1.4.4 apenas o BFS)

Estou tentando encontrar essa parada do iso_cpu mas tá osso! Se alguém encontrar aí, por favor indique o link!

sysctl -a se ainda me lembro aparece o comando exato e todos que podem ser alterados  :o

galactus

Achei aqui o lance do iso_cpu!

Meu, é coisa de louco! São várias variáveis variantes!  ;D ;D ;D

Faz parte do "Scheduling Policies", dentro do SCHED_ISO Tunables!

Isso aí regula a porcentagem do uso da CPU dentro de uma média de 3 segundos em que as regras do SCHED_ISO fazem com que as tarefas sejam escalonadas como pseudo realtime! :o :o :o

Dá pra vocês?  Eu não entendi nada!  Mas ele fala que no Patch CK o padrão é 80! Isso pode variar de 0  a 100!

O comando que o Hqx postou ( sysctl -a ) lista uma série de parâmetros deste arquivo, não altera nada!  Aqui no meu pc esse valor da iso_cpu está igual a 30! Nessa lista também encontram-se as outras opções que o  luciannoaramalho postou:

kernel.sem =
kernel.shmall =
kernel.shmmax =
kernel.shmmni =

Todos com valores diferentes do postado pelo Luciano! Agora saber pra que serve cada coisa dessas e até onde isso afeta o desempenho é soda!

Luciano, você apenas removeu o pacote prelink ou desfez toda a "prelinkagem" que ele fez?  Porque tem que desfazer as prelinkagens antes de remover o pacote!