Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04

Iniciado por jamt, 27 de Agosto de 2007, 11:08

tópico anterior - próximo tópico

jamt

Uso o Ubuntu 7.04. Tentei instalar o Clamav, fiz todos os procedimentos padronizados usados pelos colegas e também  como vocês tive aquelas mensagens de erro já descritas neste fórum. Resolvi então tentar instalar o avast!, anti-virus de uso livre e que roda em vários sistemas operacionais, inclusive Linux.
A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como interface gráfica. Aproveitei para fazer um escaneamento completo, inclusive uma partição ntfs, que abriga uma versão do Windows XP.

O procedimento foi o seguinte:

1. Registro: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition"  então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "registration", na página que vai aparecer localizar o menu "registration language" (fica na parte inferior da página), clicar no botão e escolher "Português (brasileiro)". Surgirá a página com o formulário de registro a ser preenchido e enviado. Em minutos chegará um e-mail com a senha para o registro. Essa providencia é essencial para que o programa  comece a funcionar.

2. Download: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" e então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "download", na página que vai surgir clicar no tipo de arquivo a ser baixado (.rpm, .deb, .targz,) conforme a respectiva Distribuição.

3. Instalação: Não necessário o modo de texto (comando de linha), basta utilizar o "Instalador para Arquivos do Debian", disponível, suponho, em qualquer versão do Ubuntu. A introdução da senha no campo respectivo, produzirá a validação do programa e é vital para que o avast! comece a funcionar.

É consenso na comunidade que o Linux pode muito bem "passar" sem anti-virus, mas quem usa partições windows & linux num mesmo micro está sujeito a uma  invasão no windows por eventuais "portas de entrada", tais como disquetes ou mesmo "pontes virtuais", como softwares que possibilitam (com absoluto sucesso e vantagens de economia de tempo) que sistemas linux venham editar partições "fat32" e hoje em dia "ntfs", e no caminho inverso sistemas windows editarem "ext2", "ext3" e outras partições linux.

É com essa perspectiva que ofereço minha modesta contribuição, aberta a críticas e ponderações, que receberei como valiosa possibilidade de eliminar lacunas de conhecimento e aprender.

-.-

muito bom,eu testei aqui (mesmo  não presicando meu hd é livre \o\ ).

ele tem interface grafica ?

se tiver como eu chamo ela ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

jamt

Como eu dissera na mensagem inicial..."A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como interface gráfica."

A propósito da criação manual dos ícones, essencial para o acesso à interface gráfica, o procedimento foi o seguinte:

1- Na área de trabalho, num ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").

2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)

Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus

Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.

3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.

Aproveito para informar o acesso ao modo de texto, conforme as opções que seguem:

1-Abre-se um terminal e digita-se "sudo avast --testfull" (para examinar somente o diretório "home") , seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.

2- Abre-se um terminal e digita-se o comando "sudo avast / --testfull" (para examinar TODAS as partições - inclusive ntfs!), seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
Atenção! Esta opção é bastante demorada, na minha máquina, um Pentium iV - 2,66 Ghz, RAM 512 Mb, com uma área de verificação  de 10 GB em Linux e aproximadamente a mesma em Windows levou mais de uma hora.

Eunir Augusto

eu uso o AVG há algum tempo, pelos msmos motivos citados por vcs, e nunca me deixou na mao, nem ficou "comendo" minha memoria a toa

funciona redondinho aqui pra mim  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

pinduvoz

E o AVG também é disponibilizado em pacote DEB e pode ser acessado tanto via linha de comando (a melhor forma de fazer o update) quanto pela GUI, cujo link para o Menu é criado na instalação do pacote.

Quem se interessar pelo AVG pode dar uma olhada neste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23161.0.html

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

slavezerorj

dica muito boa!!! estou usando o Avast devido ter partições windows no meu pc e também pq considero um dos melhores antivirus. A interface gráfica ajuda bastante, apesar de que estava usando a linha de comando. Vlw!
http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

nuno_nunes

No windows xp eu utilizo o AVAST 4.7 e no Linux eu utilizo AVG Free por causa de ter interface grafica...

Junior_Sampa

No windows uso NOD32 imbatível! e no linux uso F-PROT com XF-PROT como interface gráfica. Faz update na boa também.

hco

Galera, uso o Ubuntu 7.10 a pouco tempo, e li uma vez que não havia a necessidade de utilizar antivirus para esse SO. Me desculpem pela pergunta "ignorante", mas existe a necessidade de usar ou não??? Pois não utilizo nenhum antivirus até agora.

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

pinduvoz

O AV no Ubuntu serve apenas para que vc. não contamine seus amigos que usam Windows, ou, ainda, cheque sua partição Windows (se tiver uma).

E como não conheço nenhum AV para Linux que trabalhe o tempo todo checando tudo em background (os do Windows são assim), vc. precisa mandar escanear seus arquivos suspeitos para que haja algum benefício.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

hco

Ah tá, deixa eu ver se eu entendi. Então ele só serve se eu for salvar alguma coisa na partição que eu compartilho com o windows, e esse arquivo estiver "contaminado", fora isso não serve para mais nada. É isso mesmo???

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Eunir Augusto

Citação de: hco online 24 de Dezembro de 2007, 16:26
Ah tá, deixa eu ver se eu entendi. Então ele só serve se eu for salvar alguma coisa na partição que eu compartilho com o windows, e esse arquivo estiver "contaminado", fora isso não serve para mais nada. É isso mesmo???

Valeu!!!

hco, serve tbm pra vc ajudar a combater e reduzir essas pragas virtuais que tem por aí, infestando os pcs de seus familiares  ;) vc pode estar com algum arquivo contaminado aí, que não te prejudica em nada, mas vc manda por email para um win user e o coitado se contamina, sacou?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

dougufpa

ta ai uma coisa que eu sempre tive curiosidades.

Eu me perguntava, será que alguem desenvolveu um antivirus pra Linux?

Você acaba de tirar essa dúvida. Mas é meio sem sentido, afinal no Linux o vírus não, principalmente desenvolvidos para SO proprietário, funciona aqui.

Bem, mesmo assim é bom, pelo menos fico otimo pra fazer limpeza no disco devido as pragas e limpeza nos pendrives dos amigos.

abraço!

hco

Blz galera, mto obrigado por esclarecerem mais essa dúvida.

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Eunir Augusto

Citação de: hco online 25 de Dezembro de 2007, 14:30
Blz galera, mto obrigado por esclarecerem mais essa dúvida.

Valeu!!!

tranquilo, cara, nosso forum serve pra isso  ;) feliz natal, irmãozinho. t+