problemas na instalação: tela preta após inicialização (ubuntu7.10)

Iniciado por Kursch, 18 de Dezembro de 2007, 21:53

tópico anterior - próximo tópico

Kursch

É o seguinte: gravei o .iso do Ubuntu do ubuntubrasil.org. Conferi o md5 e bateu com o que havia no site. A midia é boa (LG). A gravação foi efetuada com sucesso. Ao dar o boot, fiz o check-up para ver se havia algum erro nos arquivos. Nenhum erro foi encontrado. Daí partir para a primeira opção nesta tela:

http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD?action=AttachFile&do=get&target=livecd_setup01.png

Beleza. Aparece a tela mostrando que tá "carregando" e logo depois que fica completamente carregado, a tela fica preta. Dá para se ouvir o som do Ubuntu, mas a tela continua preta. A TV (Samsung LCD 26'') mostra um aviso na tela "função não disponível". E agora?

Já botei o framebuffer=1360x768 ao teclar F6 (encontrei essa sugestão em um fórum), mas não deu certo. 1360x768 é a resolução que uso no WinXP.

Tentei entrar pelo safe graphics mode, mas interrompeu na mesma etapa do modo "normal".

Também tentei mudar as resoluções na VGA para as "padrões" 640x480, 800x600, 1024x768 (todas x32) e também não deu resultado. Será que tenho que mudar no XP antes e depois mudar no boot do Ubuntu?

Minha placa de vídeo é uma GeForce 7600gt, processador Athlon XP 1200Mhz, 512mb de memória, e 2 hds de 80GB.

Kursch

Ah, também tentei apertar ctrl+f1 (ou é f2?) enquanto estava carregando, tanto no modo normal como no safe graphics mode para, então, na tela parecida com o DoS do Win entrar no diretório do xorg, fazer o backup, editar e adicionar as linhas do device (que vi aqui: http://mundoandre.blogspot.com/2006/07/tv-out.html). Mas também não deu certo. A mensagem continua aparecendo e eu não posso fazer nada descrito acima. Será que a solução vai ter que ser arranjar um monitor menor para poder instalar e, só depois, botar no atual monitor e configurar?

Kursch

Bem, tentei ligar meu computador a dois monitores diferentes, mas em nenhum deles consegui ligar. A luz do monitor ficava piscando (em um) ou ficava meio alaranjada (em outro). Em suma: pc só liga no monitor da samsung. E agora?

agente100gelo

Dá uma lida neste tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,1236.0.html

Pode ser alguma incompatibilidade com seu micro e não necessariamente com o monitor.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Kursch

É o seguinte... instalei o ubuntu em um outro monitor (consegui). Só que antes da tela de login, o monitor fica com a mensagem "fora de sincronismo" (é um Samsung SyncMaster 551v). Passa uns 10 a 15 segundos assim e depois aparece a tela de login normalmente.  E no outro monitor (O samsung lcd 26'') nem pega. Será que é por causa do driver da nvidia? como faço para instalá-los?

Kamei Hyoga

Kursh, estou com o mesmo problema. Também pensei que fosse o driver, mas mesmo depois de instalado, durante o boot, o monitor fica fora de sincronismo.

Alguém tem alguma idéia?

alarcon

Citação de: Kursch online 21 de Dezembro de 2007, 01:16
É o seguinte... instalei o ubuntu em um outro monitor (consegui). Só que antes da tela de login, o monitor fica com a mensagem "fora de sincronismo" (é um Samsung SyncMaster 551v). Passa uns 10 a 15 segundos assim e depois aparece a tela de login normalmente.  E no outro monitor (O samsung lcd 26'') nem pega. Será que é por causa do driver da nvidia? como faço para instalá-los?

Bom se o problema for apenas relativo ao usplash na parte da barra de progresso, ou seja, se depois do Grub e antes do GDM ( onde se coloca nome e senha de acesso) fica numa tela preta com uma mensagem de freqüência inadequada por alguns segundos, então veja este link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26729.0.html

no problema de número 2

OBS: recomendo fazer um backup da pasta de /boot do sistema por que alguns poucos usuários que tentaram esta dica do link relataram kernel panic, mas muitos outros relataram sucesso com os procedimentos, portanto use por sua conta e risco ok.

Kamei Hyoga

Eu acabei de ver no viva o linux que o problema é resolvido depois de fazer as atualizações recomendadas do Ubuntu. Isso que é competência!!