Como instalar programas sem internet?

Iniciado por arlei, 14 de Dezembro de 2007, 12:48

tópico anterior - próximo tópico

marcioczar

Olá Arlei, gostei muito da dica. Pena que não me ajudou muito.

Teho uma pergunta: E quanto aos usuários que não possuem acesso à internet através do computador no qual o linux está instalado? Como seria possível atualizar os repositórios para então seguir o tutorial  desse tópico?

Valeu pela ajuda.
MT

arlei

Olá marcioczar.

Olha amigo, desconheço outra forma mais simples ou funcional, mais mesmo em uma maquina com outro SO qualquer que tenha acesso a internet vc poderá baixar seus pacotes, sendo até mesmo as atualizações.

Para tanto acesse o endereço abaixo e localize o pacotes desejado, de acordo com  aversão do seu sistema.

http://packages.ubuntu.com/

Localizando o pacote, irá observar que uma rápida descrição, e muito importante, a relação de dependências exigida. Sendo assim basta vc baixar para esta sua máquina todas dependências que ainda não tem satisfeitas e o pacote do aplicativo desejado.

Depois leve os mesmo até sua máquina com Ubuntu, e instale eles na ordem das dependências até o pacote propriamente dito simplesmente executando um duplo-clique nos mesmos, ou fazendo uso do dpkg.

Para as atualizações de segurança, basta assinar a lista security update do Ubuntu, e vc ficará informado quando houver alguma para sua versão.

Notas:

1. Esta sistemática, como disse, talvez não seja a melhor solução até por desconhecer outra, mais com certeza pode quebrar um ou outro galho.
2. Para instalação de programas, existe também a possibilidade de localizar em outros sites da internet pacotes já pré-compilados no formato DEB, como o excelente Getdeb. Ou então baixar os fontes do programa desejado e então instalar na "unha" (compilar).

T+
Arlei

niquelnausea

dom diniz

ótima dica:

para que usa discada eu costumo recomendar essa dica:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalar-dica/781032/

tem até uma dica de como usar os scrips do synaptic no windows
(atualizar o linux por um windows de lan house lol  ::) :P )

mas é basicamente a mesma coisa.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

hco

Cara muito obrigado pela dica, está salvando a minha pele pois estou sem internet em casa... valeu!!!

Abraços.
* hCo *
Usuário Ubuntu

giant_trunade

dica matadora!!!! ;D

isso vai ajudar muito, muita gente... so uma duvida:

será que é possivel fazer isso em modo texto??

O QUE EU FAZIA ANTES:

- ia em /var/cache/apt/archives e limpava a pasta ou dava um apt-get clean para limpar os pacotes já baixados.

- dava um apt-get install no pacote que queria (ou usava o synaptic).

- ia novamente em /var/cache/apt/archives e copiava os arquivos baixados

- em casa dava um dpkg -i *

MAS DAVA MUITO PAU...

há alguma soluçao em modo texto?

abracao

I3060

Prezados,
ótimo tópico...

eu copiei os pacotes para um pen drive e também pelo apton cd, ocorre que meus
pacotes aparecem sem possibilidade de eu copiá-los ou instalá-los.

O que será isso?

larre

Para instalar a partir de cd ou dvd basta abrir Sistema/Administração/Gerenciador de atualizações
e na aba Outro software clique na opção: Adicionar CD-ROM...

Esta é uma solução para quem não tem internet em casa; não quer perder tempo em baixar, uma vez que está reinstalando ou instalando um novo sistema; etc.

Como dá para baixar em uma lanhouse, ou até mesmo no trabalho (fala baixo), tudo fica mais azul (azul de redondinho, não aquele dá micro$oft).

JorgeThrasher

Parabéns arlei! Muito boa a dica! Testei e deu certo.
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)