Compilar no Ubuntu. Como faço?

Iniciado por carloshbinda, 29 de Dezembro de 2005, 15:01

tópico anterior - próximo tópico

carloshbinda

Quando comecei a testar o ubuntu uma das coisas que me deixou com o pé atrás foi a disponibilidade de pacotes.
Eu soube depois que basta acrescentar umas bibliotecas e aí eu posso compilar os programas que originalmente não são do ubuntu ou Debian.
Até hoje eu ainda não consegui compilar almenos um programa no ubuntu.

>>Se alguem puder me ajudar, queria saber como faço pra compilar (um passo a passo detalhado);
>>Se alguem puder me dar um link pra um pacote e  tudo o que preciso fazer pra ver o programa rodando :)
>>Um tutorial para o assunto também seria muito útil.

jorgepaulo.s

>>Se alguem puder me ajudar, queria saber como faço pra compilar (um passo a passo detalhado);
Ok, vamos lá...
>>Se alguem puder me dar um link pra um pacote e  tudo o que preciso fazer pra ver o programa rodando :)
Nosso amigo LedStyle disponibilizou um sources.list com todos os links que vc precisa.
Dê uma olhada no link abaixo:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1036
>>Um tutorial para o assunto também seria muito útil.
Depois do seu sources.list atualizado, vá no terminal e digite o seguinte:
sudo apt-get install build-essential
Depois segue o normal para vc compilar qualquer programa
./configure && make && make install

Aí vai uma dica. O Ubuntu já vem com um vários programas disponíveis em seus repositórios. Isso significa que vc pode instalar uma enorme variedade de programas pelo apt-get ou pelo Synaptic.
Aki no fórum tem uma infinidade de tópicos falando sobre esse assunto.
É só dá uma procurado e boa sorte  :wink:

squid_br

amigos, sempre que tento instalar um pacote .tar.gz, depois de ./configure, ele não cria o arquivo make !!!
oq pode ser isso ?

LaSSarD

já testou o que o jorgepaulo.s falou logo acima da sua mensagem?
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

carloshbinda

Dexa eu ver se entendi...
Esses comandos ahi adicionam aquele monte de bibliotecas (compiladores, etc) que falta quando eu uso o ./configure...????

Piras

Carlos,

Vamos como o esquartejador: por partes.

1.
Se você deseja ter pacotes do Debian instalados no seu sistema o melhor a fazer, ao invés de compilar, é simplesmente acrescentar alguns repositórios do Debian na sua source.list.

Não recomendo, pois o Ubuntu é uma espécie de Debian superSid, ou seja, usa versões recentes demais de todos os pacotes disponíveis, mesmo se comparada à versão instável (Sid) do Debian. Para se ter uma idéia, nós já estamos no KDE 3.5, enquanto que o Debian Sid está ainda na versão 3.4.3. O máximo que você fará, ao começar a instalar pacotes do Debian é criar problemas de dependência.

2.
Se, por outro lado, você procura simplesmente instalar pacotes recentes, que não se encontram nos repositórios Ubuntu, recomendo que use o auto-apt. Sua função é exatamente ajudar alguém a compilar, suprindo as dependências necessárias. Mas nem sempre dá certo.

3.
Os repositórios Ubuntu são riquíssimos: não me lembro de nenhum pacote do Debian que não tivesse o seu correspondente nos repositórios Ubuntu. Mas, para ter acesso a toda essa riqueza é preciso antes ativar os repositórios universe e multiverse, além, é claro, de incluir algum repositório de pacotes não-livres. Pode ser o "nerim-marillat", várias vezes citado neste fórum, ou senão, aqueles do Planeta Livre, cujos endereços são estes:

deb http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf/ breezy free non-free
deb-src http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf/ breezy free non-free.

4.
Ledstyle tem razão. Antes de começar a compilar, salvo se for para treino, é claro  :wink: , dê uma boa olhada em seus repositórios. O Synaptic existe exatamente para  substituir este trabalho. Agora, se você gosta mesmo de compilar, há sempre o Gobolinux...

carloshbinda