Menos drivers = mais fácil, versão 3

Iniciado por alexmatos, 10 de Dezembro de 2007, 00:41

tópico anterior - próximo tópico

golfinho

mto bom!!!! :D

essa moda vai pegar! é espetar e usar! :D

rjbgbo

Citação de: alexmatos online 11 de Dezembro de 2007, 12:44
Citação de: mvkako online 11 de Dezembro de 2007, 10:53
Vou pegar carona neste tópico para não precisar abrir mais um com o mesmo assunto.

Tenho um notebook que durante muitos anos usei Windows XP nele. É um note antigo, com 4 anos de uso: Toshiba 1415-S115. Na configuração que comprei, ele não vinha com placa wireless interna, tão comum hoje em dia. Acabei ganhando uma placa PCMCIA 802.11b. Nela está escrito "Wireless Notebook Adapter - MN-520" e a marca dela é Microsoft.
Pois bem. Um produto Microsoft num sistema operacional da Microsoft terá suporte nativo, correto?! Ledo engano. O XP não reconhece a placa e é necessário um CD com os drivers. Mas eu não tenho o CD com drivers e fui "Googlar".
Primeiro Link que acho:
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/networking/expert/bowman_02december16.mspx
e nada dos drivers. Inclusive nesta página existem links para outras páginas da Microsoft que nem existem mais. Não perdi meu tempo e voltei ao Google e acabei encontrando o driver. Mas cada vez formatava o micro, eu nunca lembrava de isntalar os tais drivers e só lembrava quando precisava usar a rede sem fio. Acha que eu carregava o CD com os benditos drivers na mochila ou no pendrive ? Np XP essa placa já me deixou na mão por causa disto...

Quando resolvi colocar o Ubuntu 7.10 neste notebook, uma das primeiras coisas que fui testar foi a tal placa PCMCIA, a qual foi reconhecida instantaneamente! Sem drivers, sem configurar pacote, sem baixar nada via apt-get. Foi espetar e usar  ;D

Tai uma foto da danada.

Muito boa essa! A placa da própria Microsoft! Que vergonha, tio Bill...

Assim que ver o blog do Arelei vou mandar p/ uns amigos fanboys do possante windows, que hj me deu um sério aborrecimento, mas outra hora posto o fato acontecido.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

arlei

Amigos,

mais uma para coleção conforme relato do Mailson em comentou um dos tópicos do meu blog.

CitarMenos drivers = Mais fácil para todo mundo.
Essa saiu na revista info desse mês que chegou hoje aqui em casa.
A revista todo mês tem uma seção chamada "Bronca do Mês" onde leitores se mostram insatisfeitos com alguma empresa e relatam os motivos

O link tá ai. Não tenho scanner por isso tive que tirar uma foto mesmo:
http://img411.imageshack.us/img411/8421/img2611vu5.jpg

T+
Arlei

clcampos

Gente achei todos estes textos excelentes, então posso tentar participar da brincadeira? Meu caso é o seguinte:

Hoje (ops... ontem.... hehehe) resolvi fazer um upgrade da minha máquina. Sai é comprei as seguintes peças:

• Processador Core 2 Duo E6550 2,33Ghz, 4MB L2 Cache, 1333 MHz FSB
  • 2 Pentes memória 1 Gb DDR2
  • Placa de Vídeo GForce 8500 GT
  • Placa Mãe Asus P5LD2-X

Desmontei meu PC, limpei todo o gabinete, e remontei ele, juntando às peças mencionadas as seguintes peças:

• Dois HD's SATA (160 Gb, e 80 Gb)
  • Um HD IDE (120 Gb)
  • gravador de DVD LG.

Bom, após isto liguei o pc sem problemas, configurei o básico da BIOS, e me postei a reinstalar tudo, incluído ai o windows pois minha esposa esporadicamente necessita dele.

Iniciei o CD do XP, reparticionei o HD SATA de 160 Gb (pois reduzi a partição do XP), e segui com a instalação sem problemas, até que a instalação reiniciou o sistema, e tudo ia bem. Só que ao reiniciar o sistema a máquina trava na tela com os dizeres "Aperte qualquer tecla para iniciar do CD" e o máximo que aparece são alguns lixos na tela.

Tentei de tudo, mexi na BIOS, troquei o CD do XP, e nada. Sei que não sou lá o mais indicado para resolver um problema no windows, e as instalações que fiz nunca me deram dor de cabeça, ou seja, nunca passei por um problema, mas realmente não consegui resolver.

Bem após tentar de todas as formas e não conseguir peguei um CD do Gutsy (finalmente estou instalando ele em um PC aqui em casa!), que deu boot tranquilo, e realizou toda a instalação sem problemas, apenas muito mais vagarosamente do que eu imaginei. Após a instalação reiniciei o PC e.... Deu pau no GRUB... hehehe...  mas isso já era normal nesta máquina  com a configuração antiga, e aparentemente também será agora. Acertei o /boot/grub/menu.lst e com uns 30 minutos após ter desistido do XP já usava o GUTSY na minha máquina.

Neste momento atualizo o Gutsy, depois vou partir para a configuração da placa de vídeo (espero conseguir), e também vou colocar o compiz para minha esposa, e espero que ela goste, mas ainda não tem XP na máquina, e vamos ver, alguma hora eu acabo acertando... espero!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Fernando Rodrigues

Citação de: morbidsid online 11 de Dezembro de 2007, 17:22
nem tudo são maravilhas... só pra não generalizarem!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=463106&tid=2571174243243667394&start=1
olha a dúvida do cara ai em cima

existem dispositivos que ainda que são danados e custosos... espero que um dia isso acabe

É verdade, meu camarada! Nem tudo é maravilha no Ubuntu.
Minha webcam não funciona nem por decreto e não existe informação alguma na grande rede de como fazê-la funcionar....
O ubuntu tá no caminho certo, mas ainda tem um caminho enorme pela frente...

jpzm56

Comprei uma HPOfficejet J5780, multifuncional, lá no meu trabalho, para instalar no Win tive que colocar aquele cd de drivers, bom aí começou um jogo de paciência, o win instalando e eu esperando, foi um tempão, deu para sair tomar um cafézinho e voltar e bicho continua a instalar os drivers.... até que terminou, tudo funcionou sem problema.

Como sou curioso, perguntei a mim mesmo será que funciona no meu ubuntu 7.10, já que não tinha drivers para linux, só para Win e Mac ( dois CDs)... bom fui tirar a limpo.

Liguei o meu note, esperei o ubuntu estar no ponto e... espetei.

Cara, para não me gabar muito, levou mais ou menos 10 segundos para aparecer o ícone da impressora na barra de menu inferior.

Abri um documento qualquer e escolhi a HPOfficejet J5780 series (assim reconhecida pelo Ubuntu) e mandei rodar, saiu perfeito com todos os coloridos que tinha direito.

Realmente muito difícil...

Perdeu a graça...