Linux em micros antigos

Iniciado por marcosalvesps, 08 de Dezembro de 2007, 09:52

tópico anterior - próximo tópico

daquinho

Vlw. Pinduvoz, tá beleza.

po, se vc desistiu com uma config dessas, rsrsrs, o que tentava instalar?

eu to com o Xubuntu eo DSL-N(caraca, muito rápido em live-cd) rodando aqui ao meu lado, mas os dois estão ruim quanto ao gráfico, no Xubuntu a tela fica menor que 800x600 e assim as telas de configurações não aparecem por completo e no DSL-N, as imagens ficam em baixa resolução, estou procurando aqui uma placa diferente que funcione no p2-333 com 224MB ram e VGA trident de 1MB.
pessoal, para garantir que uma distribuição de peso regular possa apresentar uma tela de pelo menos 800 x 600, é preciso vídeo de mín 4MB, tô certo?

daquinho

outra...
com um pc um melhor, mas que pecaria só um pouco em desempenho com um XP(só como referência) eu poderia instalar um sistema mínimo ou quase tão mínimo e instalar todos os programas que eu quiser, mesmo eles sendo mais novos e mais pesados do que os pré instalados? será que consigo performance dessa forma? além de softwares com a intenção de serem pequenos(ou estarem em versões antigas) o que muda em relação a distribuições maiores? é a ausência de caracteristicas não tão básicas no sistema? a interface gráfica de pouco espaço e sem fome de memória eu  já sei...rs

pinduvoz

Vou dar a dica em comparação com o XP e tendo em vista o meu ex Celeron 500.

Tente o Resolinux com KDE.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

daquinho

oi pinduvoz, blz?!
cara, tentei abusar e abusei de mais, o DSL foi show(pelo menos para mim que tenho paciência e tudo é novidade boa) nem fis esforço algum e já estava na rede, o vídeo que as veses complicava mas se resolvia rapidinho, interface gráfica meio louca mas cumpria o seu papel, pensei em coloca-lo num pc um pouco melhor e tentar assim que ele ficasse rapidíssimo, mas desisti pq acho que o usuário presentiado iria estranhar de mais.
xubuntu tem que ter processador e memória, essa que serve para pc antigo não cola, serve para pc's menos potentes mas não tão antigo.
Kurumin-light é muito bunitinho, acho que esse teve um bom equilíbrio(claro que não me refiro PII 222), não ocupa o espaço do Xubuntu, acho que ele deve ser tão ou quase tão leve quanto ao xubuntu e de ser fácil achar o que quiser nas pastinhas e no K-iniciar.
vlw pela força

PS.: to baixando o Slax para testar também, meus testes acredito serem um pouco pobres, tempo de instalação, boot, desligamento e carregamento das janelas e programas básicos, tudo no olho, nem sei se tem mais o que fazer e como fazer(sou novo aqui ein, não esqueça) e como ainda não comecei a me aprofundar nas matérias, estou indo de derivados de Debian, é o que mais encontro para ler e distros derivadas(pretendo logo-logo dividir o HD com Slackware). Qual quer soft vindo dele ou de derivados dele eu posso instalar direto sem preocupação? digo, baixar direto dos repositórios que funciona?

pinduvoz

Não é boa política instalar qualquer pacote deb em distros baseadas no Debian. O melhor é instalar um pacote específico para a distro, encontrado nos repositórios dela (é para isso que serve o APT) ou, no mínimo, que se afirma funcionar nela e foi disponibilizado pelo desenvolvedor do software (o Skype, por exemplo, disponibiliza pacotes para várias distros).

Teste o Resulinux, versão atual, pois ele é mais leve do que o Kurumin e também melhor acabado.

Link para o Resulinux: http://linuxhard.org/?page_id=3
:: Linux Registered User nº 439378 ::