Estrutura de Particoes - Ajuda

Iniciado por DouglasCaixeta, 19 de Dezembro de 2007, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

DouglasCaixeta

Ola pessoal,

Primeiramente quero dizer que estou usando o LiveCD do Ubuntu, portanto tudo esta sem acentuacao.

Eu vou formatar o computador e penso em colocar uma estrutura de particoes e gostaria muito da sugestao de voces. Vou dizer como estou pensando em fazer, e gostaria da opiniao de voces, pois particionamento 'e pra longo prazo, nao da pra ficar trocando toda hora, certo?

Objetivo | Ponto de Montagem | Tipo de particao | Tamanho

Sistema           | /           | ext2      | 10 Gb
Swap                | swap    | swap     | 512 Mb
Home               | /home  | ext2     | 2 Gb
Dados               | /data   | reiserfs | 50 Gb
*Hardy Heron   | /hardy | ext3      | 4 Gb
**Windows        | /win     |   ntfs     | 4 Gb

* Hardy Heron 'e porque eu quero instalar o 8.04 pra ja ir reportando bugs.
('e so instalar em uma particao diferente e ele ja vai aparecer no GRUB certo?)

** Windows, infelizmente ainda nao consegui me livrar deste mal.

Gostaria de inputs, por exemplo, a home ta muito grande, muito pequena, a de sistema ta grande etc.

Coloquei ext2 tanto na sistema como na home pois por nao ter journaling 'e mais rapido, e acho que nao precisa de tanta seguranca em dados do sistema. Ja onde ficam as musicas, arquivos importantes, etc (DATA) 'e ReiserFS.

Desde ja agradeco as sugestoes.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

jomafras

Minha opinião :

1 -Qual Windows vc vai instalar ? 4 GB é pouco pro XP, por exemplo.
2- Pro Linux (sistema) é melhor EXt3 ou ReiserFs do que Ext2.
3- A partição Home tá muito pequena, vc poderia tirar 5 Gb da primeira (10 Gb) e colocar nela.
4- Para Dados seria melhor NFTS (pode usar pra Linux e Windows).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

DouglasCaixeta

Ola,

1. E' WInXP, mas e so pra usar o DreamWeaver, mais nada. Nao vou instalar nada nele. So ele e o Dreamweaver.

2. Porque a Ext3 e melhor? Pode ser ReiserFS entao?

3. A minha Home antes de formatar, com tudo somava 720 Mb. Por isso coloquei 2Gb.

4. Nao vou usar o windows. Nao quero nem ouvir musica nele, entao nao precisa de uma particao pra trocar dados entre os OSs

jomafras

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

clcampos

Eu já discuti um pouco sobre particionamento em outro tópico. Vou deixar o link dele aqui.

Re: Sobre HD dedicado na IDE2

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

DouglasCaixeta

Valeu a todos pelas contribuicoes.

Bom, levando em conta o artigo:

A abordagem dos sistemas com "journal" economiza bastante tempo e contribui para melhorar o índice de disponibilidade de sistemas críticos que não podem ficar indisponíveis por muito tempo.

sistemas críticos que não podem ficar indisponíveis por muito tempo - acredito que esse nao seja o caso de um desktop para usuario comum. A perda de desempenho acarretada em um micro-computador, so pra ter seguranca maxima de dados e incompativel com a natureza do uso.

Mesmo assim, se tivermos que escolher um com journaling, que seja ReiserFS entao.

Uma das vantagens do ReiserFS sobre o EXT3 é o seu desempenho para lidar com partições que possuem um grande número de arquivos pequenos.

A particao onde o Linux 'e instalado nao tem arquivos grandes, e sim um monte de pequenos arquivos.