Problema ao suspender o computador

Iniciado por JG, 06 de Dezembro de 2007, 17:32

tópico anterior - próximo tópico

JG

Boas!

Falei bem do Gutsy na área de screenshots, mas ele me deu um probleminha... heheh

O problema é o seguinte: quando mando o computador suspender, ele simplesmente não suspende! A tela se apaga, o HD tbm, mas ele não fica com o led do 'Power' piscando, e não consigo fazer o sistema voltar de forma alguma. Tenho que desligar 'no braço'.

Alguém tem a solução?

Valeu povo!! ;)
HP Pavilion ze2410BR
Mobile sempron 1.8 - 40Gb - 1Gb RAM - Radeon Xpress200M
Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

JG

Bom galera, o problema é maior do que eu esperava.

No Release notes do Gutsy, há uma nota que diz o seguinte:

CitarTentativas de suspender para a memória usando o driver de vídeo "fglrx" da ATI irá bloquear o sistema devido a mudanças no alocador de memória do kernel (que será o padrão no Linux 2.6.23) que não foi acompanhado pela ATI a tempo; nós não possuímos recursos para suportar mais de um tipo de kernel para suportar um único driver desatualizado a este ponto. Possíveis soluções ainda estão pendentes no Ubuntu 7.04, evitando suspender para a RAM, ou usando o driver livre da ATI. [WWW] Bug #121653

Ok, o jeito foi desinstalar o fglrx e o XGL, e abrir mão dos efeitos visuais. Mas o computador continua com o 'suspender' bugado! Ele até entra em stand-by, mas não volta. Já desinstalei o fglrx e já setei no xorg.conf para usar o driver livre "ati", mas nada.

Uma solução proposta no fórum do ubuntu da Espanha foi habilitar o laptop-mode. Mas me parece que o uso do HD vai ser maior, aumentando os load cycles.

Alguém sabe de alguma solução?

OBrigado!
HP Pavilion ze2410BR
Mobile sempron 1.8 - 40Gb - 1Gb RAM - Radeon Xpress200M
Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)