Xubuntu - Preciso de algumas informações.

Iniciado por Warlike Wolf, 04 de Dezembro de 2007, 20:51

tópico anterior - próximo tópico

Warlike Wolf

Pessoas, mais uma vez eu aqui.
Estou pensando em colocar o Xubuntu no meu sistema, uma vez que tenho apenas 256MB de memória.
Já vi que ele é o peso pena do negócio então acho que vai funcionar direitinho por aqui. Mas tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer antes de fazer qualquer coisa precipitada:

-Antes de mais NADA, tenho instalado na máquina o Windows XP e Ubuntu. Eu teria que remover primeiro o Ubuntu certo??? Como eu faria isso??? E talvez, o mais importante: POSSO USAR O XUBUNTU JUNTO COM O WINDOWS? Assim como faço com o Ubuntu nesse instante?

-Como desinstalo o Ubuntu da máquina? Ele realmente some do sistema sem deixar rastros??? Lembrando que utilizei de um programinha pra instalá-lo e não de um CD. O programa é o Wubi http://baixaki.ig.com.br/download/Wubi.htm.

-Após desinstalar o Ubuntu, como faço para instalar o Xubuntu??? Ele é fácil de se usar assim como o Ubuntu? O sistema de configurar internet, impressoras, programas, tudo é similar?

-Não teria um programa como o Wubi para instalar o Xubuntu sem precisar de um cd?

-Quais os requerimentos mínimos para rodar o Xubuntu?

-Ele tem versões em português ou apenas em inglês?

-É bem mais leve que o atual Ubuntu?

-Quais suas desvantagens em relação ao Ubuntu?

-Quais suas vantagens em relação ao Ubuntu?

-Repetindo: Posso realizar o dual boot entre o Xubuntu e o Windows XP?

Pessoas, muito obrigado e desculpem se estou postando no lugar errado beleza? Espero que alguém possa me dar uma luz aqui!
Não que eu esteja descontente com o Ubuntu, ele é ótimo, mas está ficando pesado demais na minha máquina conforme estou instalando mais coisas nele.

Obrigado mais vez, fico na espera.
"Change"

RxDx

Apesar de nunca ter instalado por esse Wubi, arrisco dizer que é possivel instalar o Xubuntu (XFCE) sem desinstalar o Ubuntu (Gnome) pelo comando "sudo apt-get install xubuntu-desktop"

O XFCE é bem simples de usar sim e bem mais leve que o Gnome.

Os requerimentos são: 128 de RAM para roda-lo, 192 para instala-lo e apenas 64 para instala-lo por alternate-cd (instalação via modo texto).

Ele tem versões em portugues sim e é mais leve do que o Ubuntu

Ao meu ver a unica desvantagem do XFCE é que ele tem menos funções que o Gnome e a vantagem é que ele é muito mais leve.

É possivel usar dual boot entre o Xubuntu e o Windows XP.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Warlike Wolf

Rxdx, por favor, me explique o seguinte:
Se eu instalar ele assim, por cima do Ubuntu, o peso não ficaria ainda maior? Quero dizer, o Ubuntu continuaria aqui não? Pelo que entendo, se instalar dessa forma, apenas o desktop irá mudar, o visual no caso, mas o sistema do Ubuntu continuará ativo , pesando no sistema não? Por favor, sou novato ainda, preciso de informações detalhadas e de respostas que eu entenda! hahahaha

Obrigado!
"Change"

agente100gelo

Não. No login você escolhe que sistema gerenciador de janelas vai carregar. Se escolher o XFCE do Xubuntu não carregará o Gnome. Esta questão tem mais relevância quando se resolve usar o KDE, mas XFCE e Gnome usam o mesma base (GTK).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Warlike Wolf

Agora que não entendi nada mesmo, galera eu sou INICIANTE, por favor.
Se eu instalar por cima acho que vai ficar mais pesado ainda o sistema.
Fato ou não??
"Change"

Nelson Quintanilha

Quando você instala um você automaticamente formata o que existia.
É só seguir o que o colega agente 100gelo comentou.
Valeu,
T+

RxDx

Vamos com calma hehe...
Se você instalar o XUBUNTU LINUX na partição onde tava instalado o UBUNTU LINUX ele irá formata-la e ficar só com o XUBUNTU.
Se você instalar o pacote xubuntu-desktop com "sudo apt-get install xubuntu-desktop", na tela de login você poderá selecionar qual ambiente você quiser, ou seja, Gnome (Ubuntu) ou XFCE (Xubuntu).

Instalando o Xubuntu da primeira forma, o sistema irá ficar mais limpo e menor, uma vez que diversos programas usados pelo Gnome não existirão mais e consequentemente ele ficará ligeiramente mais rápido.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Warlike Wolf

Então só preciso instalar o Xubuntu sobre o Ubuntu??? Como faço isso???
E se eu usar o sudo desktop aí, ele fica mais rápido??? Ou não adianta nada?
Desculpem a minha falta de conhecimento.
"Change"

agente100gelo

Digita este comando:
sudo apt-get install xubuntu-desktop

Warlike Wolf

Agora vocês estão me deixando mais confuso ainda.
Afinal, se eu usar esse comando, apenas o desktop do Xubuntu será instalado nãO???
"Change"

agente100gelo

Se der o comando acima você instala o xubuntu-desktop (XFCE) junto do ubuntu (Gnome) escolhendo qual entrar na tela de login.

Se desejar um sistema mais puro XFCE, você baixa o xubuntu e instala na partição que agora está o Ubuntu.

Warlike Wolf

É JUSTAMENTE isso que quero fazer!
Onde posso baixar e como instalo o xubuntu???? Por favor! ( ele é muito mais leve mesmo??? ) Minha máquina é um:

Athlon XP 1,7
256MB RAM
Placa 3D 64MB

Irá rodar MUITO rápido??? Pq o ubuntu aqui tá pesadinho a lá windows XP.

Edit Galera, instalei aqui o tema do xubuntu, ja percebi uma certa rapidez que nao tinha no outro desktop, porem, nao to conseguindo configurar o teclado, alguem pode me ajudar aqui????
"Change"