Rede Ubuntu - XP

Iniciado por birro, 08 de Fevereiro de 2009, 13:25

tópico anterior - próximo tópico

birro

Galera, sou mais um novato feliz por migrar para o Ubuntu.
Porém busquei bastante coisa no fórum e antes que alguém me repreenda, não encontrei UM tutorial sequer de rede entre Ubuntu 8.10 e XP. A maioria era de Ubuntu versões bem antigas, enquanto não haviam muitas opções de programas, etc. Então antes de mais nada, gostaria de solicitar e sugerir a alguma boa alma um tutorial realmente para iniciantes da construção de uma rede entre Ubuntu 8.10 (servidor) e Win XP (cliente).
No meu caso, tenho o seguinte:
1- conexão velox na máquina do Ubuntu 8.10
2- duas placas de rede na máquina do Ubuntu
3- conexão via cabo ponto-a-ponto entre as máquinas
4- quero uma conexão de rede entre as duas máquinas, com compartilhamento de arquivos, impressora e internet.

Pretendo utilizar o ip entre as máquinas como 10.x.x.1 (server) e 10.x.x.2 (cliente).
Esse é o problema, por isso eu precisava de um tutorial. Por onde começar? Qual programa? Tem algum método que seja meio que "auto-configurável" como o Windows faz? Só rodo Linux há 2 dias e não estou nem um pouco familiarizado com os comandos.
Preciso então configurar o nome da rede, dizer que o servidor é 10.x.x.1 e  daí seguir.

Instalei o Samba e estou apanhando ainda. AINDA não sei o que é KDE, RMP... estou tentando aprender ao máximo, mas para 2 dias de uso do Linux, é muito pouco tempo, para quem precisa da rede rodando logo :(

Peço paciência a quem for postar, pois realmente não encontrei tutorial que fosse para iniciantes e realmente todos estão para versões bem antigas, com poucas opções e as configurações BEM manuais. Não tenho nada contra configuração manual, mas queria somente uma opção que seja para quem ainda não está familiarizado com o Linux, seus programas e comandos... e se a ajuda for boa, solicito que seja colocado como fixo, para ajudar outros novatos na mesma situação que eu.
Obrigado a todos

birro