será virus será spam

Iniciado por bassman, 19 de Novembro de 2007, 21:37

tópico anterior - próximo tópico

bassman

olá
Desde que entrei neste mundo do sistema livre à umas semanas confesso que estou surpreendido pela positiva, mas fica sempre um problema ou outro a moer a paciência dos maçaricos.
Sempre li em todo o lado que em linux não e necessário anti virus e que o spam também não afectava.
Pois está sucedendo algo com o meu pc que me leva a duvidar disso (espero estar redondamente enganado)
mas passo a reportar os sintomas manhosos do meu pc.
em primeiro lugar estou a navegar e de repente o meu ecrã fica com toda a imagem cinzenta e tudo bloqueia nada mexe fica assim uns segundo e depois por ele próprio tudo volta ao normal mas cada vez o tempo de espera é maior.
outro sintoma foi o meu total espanto de estar a navegar  e ser bombardeado com publicidade a toques para telemóveis e imagens para os mesmos, por fim o meu rato ficou meio saltitão saindo do sitio onde deveria estar e vai para uma outra parte qualquer do ecrã.
Ora isto em tempos já me sucedeu no windows e normalmente só queria dizer uma coisa VIRUS :o
actualmente ja instalei o firestarter  e o clamav será o sufeciente? já corri o anti virus e nao apanhou nada.
Naõ existe para linux um programa para correr o sistema à procura de trojam e coisas desse genero como existe no windows.

Eu realmente estava a gostar do unbunto espero k isto não seja um mau pressagio

fiquem bem
sérgio

gabriel0085

Vírus não é. Todos os menos de 100 vírus registrados no Linux (contra os milhões de vírus que afetam o Windows) já não têm mais efeito, mesmo sem a atuação de antivírus, pois as brechas relativas a estes no sistema foram consertadas.

Sobre spans, não há como existir um sistema operacional imune a eles, afinal um spam é apenas uma propaganda enviada por e-mail.

Sobre os malwares, eles existem sim para linux, em número bem menor que para windows é verdade, mas existem.

Programas contras malwares pra Linux (os chamados rootkits) eu posso te recomendar dois. Mas eles são em linha de comando apesar de serem de uso bastante simples. São eles:

-chkrootkit

Para instalar:
sudo apt-get install chkrootkit

-rkhunter

Para instalar:
sudo apt-get install rkhunter   

VB5

bassman,
concordo inteiramenta com o Gabriel, não é vírus. Também não é spam, pois este, por definição vem no seu e-mail.

em primeiro lugar estou a navegar e de repente o meu ecrã fica com toda a imagem cinzenta e tudo bloqueia nada mexe fica assim uns segundo e depois por ele próprio tudo volta ao normal mas cada vez o tempo de espera é maior.

Isso pode ser problema de hardware. Acontece quando você está navegando?

outro sintoma foi o meu total espanto de estar a navegar  e ser bombardeado com publicidade a toques para telemóveis e imagens para os mesmos, por fim o meu rato ficou meio saltitão saindo do sitio onde deveria estar e vai para uma outra parte qualquer do ecrã.

Para mim, parece que você entrou em sites que têm propaganda em Flash/Java, e ficam abrindo "pop-ups" sobre o conteúdo da página. Solução: instale o AD-Block e o FlashBlock ( ambos disponíveis na página de add-ons do Firefox.
Poste o resultado para sabermos se deu certo.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

clcampos

Citação de: VB5 online 19 de Novembro de 2007, 22:16
bassman,
concordo inteiramenta com o Gabriel, não é vírus. Também não é spam, pois este, por definição vem no seu e-mail.

Isso pode ser problema de hardware. Acontece quando você está navegando?

Bem, isto acontece comigo também. Normalmente a tela do Firefox fica cinza quando esta aguardando alguma resposta, ou quando passo de uma aba para outra (principalmente quando o conteúdo das abas não são provenientes do mesmo site, exemplo fórum em uma aba, e Viva o Linux em outra).

Não sei exatamente o que é, mas eu tinha muitos add-ons no meu firefox, e após remover alguns isto diminuiu consideravelmente, apesar de ainda acontecer as vezes.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

VB5

Cristiano,

Isso é curioso... tenho o ZoomFox, o AdBlock, o FlashBlock e outros instalados, e nunca tive esse problema - a troca de tela é instantânea, e olhe que esta máquina está longe de ser top de linha...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gabriel0085

Citarem primeiro lugar estou a navegar e de repente o meu ecrã fica com toda a imagem cinzenta e tudo bloqueia nada mexe fica assim uns segundo e depois por ele próprio tudo volta ao normal mas cada vez o tempo de espera é maior.

Isso é absolutamente normal e nada tem a ver com vírus.

Isso acontece também no windows.

Na verdade isso não acontece apenas com o Firefox, mas com qualquer programa que "não esteja respondendo" por alguns segundos.

Vários motivos podem gerar isso, mas em geral significa que naquele momento o programa está muito pesado para seu hardware, ocupando muita memória ou processador.

No Windows os programas simplesmente não respondem nesses casos. Você clica mil vezes e nada contece. No Linux a tela fica cinza, te avisando que programas não está respondendo naquele instante.

Repetindo, isso é absolutamente normal e não é um problema, na verdade é uma função e é útil.

pinduvoz

O "Firefox cinza" aparece aqui em páginas com java. Testei desabilitando o java e o problema (se é que é problema, pois ele fica cinza por alguns segundos e depois volta ao normal) não se repetiu. Então, penso que não tem relação com as extensões. Estou certo?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

Citação de: pinduvoz online 20 de Novembro de 2007, 20:31
O "Firefox cinza" aparece aqui em páginas com java. Testei desabilitando o java e o problema (se é que é problema, pois ele fica cinza por alguns segundos e depois volta ao normal) não se repetiu. Então, penso que não tem relação com as extensões. Estou certo?

A sim, pode mesmo ser, nunca dei muita importância para o problema então não tenho certeza do motivo. Mas e porque fica cinza em 100% das vezes que clico em uma aba de um site diferente?

Exemplo: tenho agora 12 abas abertas, sendo 11 do fórum e 1 do google.  Mudando de abas de mesmo conteúdo (de uma aba com um tópico do fórum para outra com outro tópico) não tenho problema, mas se clico na do google para tudo e fica cinza por alguns segundos.

Mistérios da informática... hehehe

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Cristiano, com 12 abas abertas no Firefox nem sei se meu PC vai responder. E olha que eu tenho 1 GB de RAM aqui.

clcampos

Citação de: pinduvoz online 20 de Novembro de 2007, 22:58
Cristiano, com 12 abas abertas no Firefox nem sei se meu PC vai responder. E olha que eu tenho 1 GB de RAM aqui.

Rapaz hoje tem pouco... Normalmente deixo uns 4 firefox abertos, com umas 30 ou 40 abas... hehehehe
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Citação de: clcampos online 20 de Novembro de 2007, 23:06
Citação de: pinduvoz online 20 de Novembro de 2007, 22:58

Rapaz hoje tem pouco... Normalmente deixo uns 4 firefox abertos, com umas 30 ou 40 abas... hehehehe

Se eu fizer isso acho que aqui ele não vai ficar "cinza"... vai ficar "vermelho de raiva" ou "verde de enjôo"  :D

clcampos

Citação de: pinduvoz online 20 de Novembro de 2007, 23:18
Se eu fizer isso acho que aqui ele não vai ficar "cinza"... vai ficar "vermelho de raiva" ou "verde de enjôo"  :D

kkkk... pois é, sempre que religo meu note e clico no ícone do firefox já abre muitas abas, e normalmente mais de uma instância do firefox (cada uma com suas tantas abas), e isto tudo com o compiz funcionando e etc, sem ficar pesado, ou seja abro o open office normal e tudo mais...

Viva minha máquina que tá aguentando o tranco então.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

henrique_melo

O cinzento acontece quando a aplicação, no caso firefox está travada, ou por muitos processos ou por muito consumo de memoria, isso geralmente ocorre qnd se utiliza plugins como flash e java onde eles tem que ser carregado. Sempre que uma aplicação não responde ao Sistema o padrão do sistema é deixar a janela da aplicação meio cinza o que mostra que a aplicação está travada ou aguardando algo.