Migração para sistema Linux!

Iniciado por Junior_Sampa, 19 de Novembro de 2007, 20:03

tópico anterior - próximo tópico

Quantas pessoas você convenceu a migrar para linux?

1 a 5 pessoas
21 (53.8%)
5 a 10 pessoas
6 (15.4%)
10 a 20 pessoas
0 (0%)
acima de 20 menor que 100
0 (0%)
Perdi a conta!! rs...
2 (5.1%)
Nenhuma pessoa (atendendo a pedido) rs...
10 (25.6%)

Total de membros que votaram: 38

Junior_Sampa

Olá pessoal aproveitando o post do nosso colega RC2006 (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28229.0.html) sobre o avanço do linux no mercado nacional, percebi que a pesquisa pode ser de certa forma imprecisa pois se for baseada em PCs vendidos com o SO Linux pré-instalados, não garante o seu uso pois o usuário pode substituir pelo SO Windows legal ou pirata...

Percebi então que temos 3 cenáros distintos: Os usuários que compram PCs com Linux e permanecem com o SO, os usuários que recebem PCs com Linux e mudam para Windows e os usuários que utilizavam Windows e migraram para Linux (Viva!).

Gostaria de abrir esta enquete para avaliar o avanço do Linux no terceiro cenário, ou seja, migração Windows > Linux.

Esta enquete é válida não somente para migração para Ubuntu mas Linux em geral! Gostaria de comentários sobre os principais fatores na decisão da migração!

Abraços

Junior

gabriel0085

Aí 'tá faltando a opção nenhum.  :-\

Acho que meu poder de persuasão não é lá muito bom.

fabio_k

O que pesa muito é o fator de ele ser muito mais seguro, o fator de ser mais leve ajuda também!
o fator que mata mesmo é a beleza do sistema, ai convence geral rs  ;D

yzarc

o pro é q vc passa a c responsavel pelo sistema, isto é, se der qualquer problema ou vc resolve ou vai t q ouvir "devia t instalado o windows, isso sim é q é SO" :(
; Linux is almost there!

Glauco Hass

Poucas, mas continuam usando o linux. Nunca forcei a barra, sempre faço questão de listar os contras (cada pessoa tem os seus contras) e nunca deixo na mão. Se bem que não deixar na mão é sacanagem, nunca me incomodam. Tem um cara com o Feisty desde maio deste ano e até hoje só a esposa dele me ligou uma vez e perguntou como fazia pra gravar uma imagem de dvd, que ela tinha esquecido.
Acho que se a pessoa topar as limitações do MSN, aplicativos específicos e de jogos famosos, as chances de nunca mais voltar pro Windows são enormes.

jomafras

Por incrível que pareça, dentre as pessoas que influenciei a usar o Ubuntu uma que foi de cabeça é um deficiente visual.
Mais incrível ainda é que o cara é fera em informática.
Por isso ele achou que sabia tudo e não criou as partições necessárias para instalar o Ubuntu.
Resultado perdeu um monte de arquivo...dei algumas dicas de programas para recuperar mas, não conseguiu.
Lógico que ficou uma fera mas, acho que aprendeu a lição.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

fabio_k

Citação de: yzarc online 19 de Novembro de 2007, 21:00
o pro é q vc passa a c responsavel pelo sistema, isto é, se der qualquer problema ou vc resolve ou vai t q ouvir "devia t instalado o windows, isso sim é q é SO" :(

isso é verdade, mais para isso que serve backup, e outra, não dá pra vc ficar forçando, sempre falo:
ah tenta la, mais se tiver muito arquivo importante deixa pra la.. é muito legal, facil de mexer..
eh um problema se comprometer mesmo.. tem q ser qdo a pessoa pega por risco e conta  ;D

velox256

Praticamente todas as pessoas que eu dei a opção de usar Linux ao invés do Windows usam suas máquinas em dual boot, mas na maioria das vezes usam a máquina no Linux e deixando 'o outro sisema' para outras tarefas mais (ou menos...) nobres. A segurança e a relativa beleza do sistema (depois de umas configurações, lógico) é que pesaram no uso, já que a maioria tem filhos adolescentes ou com pouca prática em informática e viviam fazendo cagada na máquina, uma delas teve até senhas de banco roubadas por causa disso. As reclamações que eu mais escuto é que não dá pra jogar muita coisa e na diferença de programas pra Linux equivalentes ao Windows, mas nos quesitos estabilidade e segurança todos são unânimes em dizer que "isso que é sistema", hehehe...
Além de um aprendizado básico, principalmente pra instalar programas e compilar coisas, quase não tenho mais nada a fazer depois de deixar a máquina azeitada, tem algumas pessoas que até já esqueceram que tem o Windows ainda instalado na máquina.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

janota

Saudações!
Há muito tempo que andava com uma curiosidade enorme em experimentar o Linux.
Foi então que um amigo pediu-me para instalar o Windows no portátil dele, ora ele só sabe usar o MSN e mal.
Ora, ele não tinha o Windows legal e não queria gastar dinheiro a comprar um. E como eu não queria fazer papel de pirata, pesquisei acerca de Linux e dei de cara com o Ubuntu. Foi dito e feito, arrisquei instalar o Ubuntu sem saber nada sobre ele, pois quando pesquisei, fiz o download e nem sequer instrui-me sobre como instalá-lo, resolvi correr o cd no arranque, fui seguindo o que era solicitado e não é que ao fim de tão pouco tempo tinha o sistema instalado, actualizado e funcionar! Parece que foi melhor para o meu amigo, pois o filho andava sempre a infestar o Windows, o rapaz só quer Msn, musica e jogos, o resto que se lixe, se houver problemas, os outros que se danem! Com o Ubuntu a coisa melhorou :D
Mais tarde decidi também migrar o meu Xp (legal!) para o Kunbuntu, pois achei mais atraente os gráficos. Estava tudo bem... só que um dia estava a organizar umas pastas num disco duro com sistema de ficheiros NTFS e no outro dia quando fui para aceder a essas pastas, elas tinham desaparecido. Fiquei com receio que algum hacker tivesse entrado no meu sistema, embora eu tenha configurado o Firewall com o Guarddog, mas como não tinha antivirus nem anti-spyware preferi voltar ao Windows :(
Mas não desisti ;D Pretendo voltar à carga. Desta vez quero instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows, até dominar melhor as manhas do Ubuntu, mas primeiro que saber como fazê-lo direitinho em um segundo disco duro.
À medida que eu ficar mais expert no Ubuntu vou influenciar mais gente para migrar.
Um abraço :D

samuelbh

Ja instalei no PC de um amigo que veio sem SO. E eu nao ia instalar Windows pois ele nem sabia usar direito. So que no caso dele, eu instalei o Kurumin, que não deu muito certo. Daí Instalei o BIG Linux que funcionou muito bem (a net dele era discada, o BIG funciona melhor nesse caso e já vem com mais programas).

Sem contar, é claro, do Notebook da minha mãe (que ja esta com Gutsy, mas devo instalar outro por causa do problema com o som) e do PC do meu irmao (que devo instalar esta semana).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

achteutis

Bem, tenho feito uma campanha sutil mas determinada desde que me iniciei no ubuntu, há uns meses. até agora já, além de todo mundo aqui em casa (só ubuntu instalado), convenci duas pessoas, um amigo e minha namorada. ela só não instalou ainda porque vai comprar um laptop, pra não usar o desk da família,  e também porque precisa usar autocad. mas já descobri e instalei o virtualbox, que ela achou incrível, então numa boa.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

fabio_k

esse mes eu convenci mais uns 3 a usarem o Ubuntu.. como?
instalei ele no Centro Academico XXIII de Abril da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, a Fatec, e lá o pessoal aprendeu a mexer, e hoje tá todo mundo querendo instalar :D

koianiskatsi

Nunca convenci usuário que é fissurado em jogo nem que use programas específicos do windows. o foco é usuário domestico que só use  open office e internet.