Como desinstalar programas do tipo tarball?

Iniciado por leandromdelima, 29 de Novembro de 2007, 12:15

tópico anterior - próximo tópico

leandromdelima

Boa tarde, amigos.

Tenho uma dúvida meio boba, mas como eu faço para desinstalar um programa compilado e instalado manualmente(os tarballs, que precisam de ./configure, make e makeinstall)?  O que costumo fazer é varrer o hd inteiro procurando por pastas e arquivos relacionados ao programa em si e saio apagando tudo.  Mas minha dúvida é se isso somente é suficiente.

O problema é quando o programa cria pastas ou arquivos com nomes diferentes, aí fica uma penca de troço inútil.  Essa forma de instalação por acaso deixa algum tipo de log para desinstalação ou por acaso existe uma forma automatizada de desinstalar por completo esses tipos de programas?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Lex Luthor

Leandro, por isso mesmo que recomenda-se instalar sempre pelos pacotes .deb e utilzar o apt, synaptic, etc...

Desse jeito fica mesmo muita sujeira para trás, a não ser que, na hora de você instalar (make install), gere um arquivo com os arquivos que ele instalou antes. Mesmo assim podem ficar para trás arquivos criados depois da instalação.
Para facilitar, sempre instale em um diretório separado, como o /opt/NOME_DO_PROGRAMA.

Ah, veja se no diretório onde você instalou não tem um make uninstall  (alguns poucos tem isso).
Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Darcamo

Se você ainda tem a pasta com o fonte uma boa dica é tentar o
make uninstall

Muitos desenvolvedores além de criarem o target install criam também o target uninstall justamente para isso. Mas se não tiver aí o jeito é apagar arquivo por arquivo mesmo.

agente100gelo

Recomenda-se ter uma pasta específica para este fim (ex: /home/usuario/sources) e utilizar o comando citado "sudo make uninstall"
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Marcos MHZ

Outra dica é utilizar o checkinstall.

Depois de rodar o ./configure e o make, execute checkinstall -D (se não me engano) ao invés do make install, com isso você ira gerar um .deb

Ai é só instalar esse pacote e se quiser pode remover pelo próprio synaptic.

leandromdelima

Cara, legal essa do checkinstall.  Eu já havia visto esse comando, mas não sabia que podia substituir o make install por ele. Assim ele oferece uma forma segura de desinstalação do programa.  Pq ninguém recomenda essa forma?  Iria facilitar para encontrar programas instalados por compilação nos gerenciadores de pacotes.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Marcos MHZ

Citação de: leandromdelima online 30 de Novembro de 2007, 11:32
Cara, legal essa do checkinstall.  Eu já havia visto esse comando, mas não sabia que podia substituir o make install por ele. Assim ele oferece uma forma segura de desinstalação do programa.  Pq ninguém recomenda essa forma?  Iria facilitar para encontrar programas instalados por compilação nos gerenciadores de pacotes.

Eu sofria pra caramba com isso no slackware. Ai depois que descobri ele, sempre que preciso o utilizo.
É muito bom!

Xterminator