Linux por todo o lado

Iniciado por rjbgbo, 21 de Novembro de 2007, 19:12

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

Seguindo o espírito de bisbilhotar os sistemas alheios, este feriado observei mais algumas novidades:

Sabrico Volkswagen

Ajudando minha namorada a comprar carro, observei o uso do emulador de terminal seguro PuTTY na loja da Sabrico. Parece que o sistema de estoque e preços deles é centralizado e acessado por SSH. Apertando o olho em partes da tela, uma barra de status mostrava o logon do vendedor e a palavra "LINUX", provavelmente para indicar a plataforma daquela sua versão do sistema de gestão. Ou seja, esse sistema crítico roda em Linux na Sabrico e é acessado com segurança usando tecnologias Open Source: SSH.

Hospital São Luiz

Encontrei com um amigo antes de uma aula de Yoga. Começou ter dores fortes e acabei levando-o ao pronto socorro do hospital. Como não tinha muito o que fazer, observei novamente o uso do PuTTY nos PCs da sala de enfermagem. No conteúdo da tela não havia muitos indícios de o servidor acessado rodar Linux, mas julguei que a probabilidade era altíssima. Outra coisa que me chamou a atenção foi o nome do servidor acessado pelo PuTTY: SRVIBM. Mais chance ainda de ser Linux, porque todos os servidores da IBM suportam este SO. Agora, há uso mais crítico para Linux do que em um renomado pronto socorro ?

Houve uma época em que empresas gastavam fortunas com licensas de emuladores de terminal, para acessarem seus servidores UNIX. Ah, e eles eram inseguros e sem criptografia, usando telnet puro e simples. Hoje Open Source está, com segurança, de ponta a ponta: do servidor ao emulador. Soluções de segurança são importantes o suficiente para terem que ser um commodity: devem ser baratas e fáceis de usar por toda parte. E o movimento Open Source tem o mérito de ter barateado e "commoditizado" esse mercado.

Parabéns às duas empresas !

E você? Onde mais tem visto o uso de Linux?

Fonte: http://avi.alkalay.net/2007/11/linux-por-todo-lado.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

ctavares

Amigo,
  Voce tem toda razão em 2002 eu fiz estágio no CHS Conjunto Hospitalar de Sorocaba onde estava sendo implantado um novo sistema hospitalar desenvolvido pela DATASUS que é o orgão de informatização do SUS o programa era um ERP completo para gerenciamento hospitalar chamado HOSPUB - http://www.ipsaude.com.br/Products/Hospub . Esse ERP rodava em Linux na época um servidor "vagabundo" K6 com 256 de ram e HD de 20GB IDE e sustentava mais de 160 máquinas rodando terminal emulado nas estações Windows 98, 2000 e Algumas maquinas com DOS pois eram 486. Esse maravilha rodava totalmente estável e voce nem lembrava que o sistema existia, eu hoje consigo rodar no maximo 50 estações em um servidor W2K3 em uma aplicação 32bits em Delph. A distro que rodava era o Conectiva Guarani totalmente texto sem nenhuma interface gráfica.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

alexcosta67

Citação de: ctavares online 21 de Novembro de 2007, 20:47
Amigo,
  Voce tem toda razão em 2002 eu fiz estágio no CHS Conjunto Hospitalar de Sorocaba onde estava sendo implantado um novo sistema hospitalar desenvolvido pela DATASUS que é o orgão de informatização do SUS o programa era um ERP completo para gerenciamento hospitalar chamado HOSPUB - http://www.ipsaude.com.br/Products/Hospub . Esse ERP rodava em Linux na época um servidor "vagabundo" K6 com 256 de ram e HD de 20GB IDE e sustentava mais de 160 máquinas rodando terminal emulado nas estações Windows 98, 2000 e Algumas maquinas com DOS pois eram 486. Esse maravilha rodava totalmente estável e voce nem lembrava que o sistema existia, eu hoje consigo rodar no maximo 50 estações em um servidor W2K3 em uma aplicação 32bits em Delph. A distro que rodava era o Conectiva Guarani totalmente texto sem nenhuma interface gráfica.

Hehehe, mundo pequeno esse...
Eu presenciei a implantação do Hospub no pronto socorro da barra funda aqui em são paulo e a distro era a Had Hat, não sei a versão.

Acho que ainda devo ter uma cópia dele, em algum canto lá em casa.

Foi o meu primeiro contato com linux.

koianiskatsi

Banco do Brasil. Se não me engano, eles usam o pinguim de cocar do morimoto, não é?

Chucknoris

Ja hovi boatos que a policia federal tambem usa linux ...alguem pode confirmar?
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

koianiskatsi

Não duvido. Quase todas as Repartições Públicas to estado do paraná usam LINUX também.

alexmatos

Citação de: koianiskatsi online 22 de Novembro de 2007, 18:26
Banco do Brasil. Se não me engano, eles usam o pinguim de cocar do morimoto, não é?

Usam sim, eu mesmo já vi, mas não é o Kurumin, não...

koianiskatsi

Vou perguntar a minha mulher. ela pode passar informações muito boas sobre o sistema do Banco do Brasil.

leandromdelima

Eu fui voluntário das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos Panamericanos, e na hora do cadastro e check in dos ensaios reparei que o pessoal utilizava kde, porém não tive como saber que distro era.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

koianiskatsi

CitarUsam sim, eu mesmo já vi, mas não é o Kurumin, não...

É sim! Eu vi no terminal dela um pinguin de cokar. ou tem outra distro com esse mascote?

samuelbh

A maioria dos orgãos do estado de MG já usam Linux, ou pelo menos Openoffice. A policia militar e civil ja usam em suas maquinas, e em uma delas eu vi uma distro usando fluxbox (apenas cadastro de ocorrências policiais). Como podem imaginar, voando de velocidade.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum