Roteador wireless Belkin + ubuntu 7,04

Iniciado por santos, 01 de Dezembro de 2007, 09:56

tópico anterior - próximo tópico

santos

Ola pessoal.
Adquiri um roteador wireless Belkin G plus MIMO (http://www.belkin.com/support/product/?lid=en&pid=F5D9230-4&scid=221) e um USB tambem G plus MIMO (http://www.belkin.com/support/product/?lid=en&pid=F5D9050).  Como era de se esperar, estou apanhando para por em um laptop, o usb.  Porem, saindo do roteador com um cabo de rede, para este desktop que lhes reporto, nao me lembro como mas o ubuntu esta conectado. 
Minha questao seria:
Como verificar o driver utilizado pelo ubuntu, ou o modo de executar tambem esta conexao com fio pelo roteador, para que eu possa fazer o mesmo neste laptop que esta com o Debian 4,0 instalado?
Uma curiosidade eh que quando eu tento criar a conexao pelo roteador Belkin ligando-o pelo cabo, com o  pppoeconf, ele nao encontra dispositivo de rede, so quando eu conecto direto do modem-velox, ele continua com a conexao.
Valeu.

csat

Não entendi bem sua dúvida e por essa razão vou tentar esclarecer:

a) você quer configurar o wireless do laptop?

b) O que está ligado a porta USB do desktop?

c) você tem um MODEM que usa no velox (qual marca e modelo)?

Falta informar qual a placa wireless e a marca do laptop e modelo.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

santos

Citação de: csat online 01 de Dezembro de 2007, 10:36
Não entendi bem sua dúvida e por essa razão vou tentar esclarecer:

a) você quer configurar o wireless do laptop?

b) O que está ligado a porta USB do desktop?

c) você tem um MODEM que usa no velox (qual marca e modelo)?

Falta informar qual a placa wireless e a marca do laptop e modelo.

Ola csat, obrigado pelo interesse.  Aqui estao as respostas:
a) Sim. Quero configurar este wireless usb no laptop.  mas caso nao consiga gostaria de lega-lo com o cabo de rede no roteador Belkin como o desktop esta (com o ubuntu).

b) usb do desktop nada tenho ligado, pois ele esta proximo do roteador wireless (entao usei o cabo) e do modem-velox.

c) moyorola speedstreem 4200

a placa, esta no post, wireless G Plus MIMO usb network adapter da marca Belkin (link no post) e o laptop eh um sony pcg-grz530 (P-IV, 512MBRam, de 2.4MHz) . Debian 4.0

Com cabo de rede diretamente conectado no modem siemens eu conecto.

csat

[/quote]Ola csat, obrigado pelo interesse.  Aqui estao as respostas:

a placa, esta no post, wireless G Plus MIMO usb network adapter da marca Belkin (link no post) e o laptop eh um sony pcg-grz530 (P-IV, 512MBRam, de 2.4MHz) . Debian 4.0

[/quote]

O que voce informou acima não é a placa wireless, mas, sim, o roteador wireless.  O teu notebook deve ter uma placa de rede com fio e uma placa de rede sem fio.  Conforme a especificação da placa de rede sem fio o direcionamento pode mudar.  Ok?

Tambem uso um MODEM SPEEDSTREAM SS4200 ligado no velox.  Meu roteador é um DI-624 wireless mas posso configurar o SPEEDSTREAM 4200 para funcionar somente como roteador e ligar nele um switch e em seguida o meu DI-624.

No momento estou com o meu speedstream 4200 está somente como modem e o wireless DI-624 funcionando acoplado a ele, com o wireless e com as portas LAN ligadas a dois servidores.

Csat (Ubuntu 8.04)

csat

Csat (Ubuntu 8.04)

santos

Citação de: csat online 01 de Dezembro de 2007, 18:27
O que voce informou acima não é a placa wireless, mas, sim, o roteador wireless.  O teu notebook deve ter uma placa de rede com fio e uma placa de rede sem fio.  Conforme a especificação da placa de rede sem fio o direcionamento pode mudar.  Ok?

Tambem uso um MODEM SPEEDSTREAM SS4200 ligado no velox.  Meu roteador é um DI-624 wireless mas posso configurar o SPEEDSTREAM 4200 para funcionar somente como roteador e ligar nele um switch e em seguida o meu DI-624.

No momento estou com o meu speedstream 4200 está somente como modem e o wireless DI-624 funcionando acoplado a ele, com o wireless e com as portas LAN ligadas a dois servidores.
Este laptop e antigo, nao tem placa wireless, so tem placa de rede normal, com fio.  Porisso que comprei um receptor wireless usb.

Qual seria a intencao de conectar um switch e neste o wireless?  Antes de comprar o wireless, eu utilizava um switch ligado ao speedstream e ambos funcionavam o laptop e este desktop.

csat

Citação de: santos online 01 de Dezembro de 2007, 22:45
Citação de: csat online 01 de Dezembro de 2007, 18:27

Este laptop e antigo, nao tem placa wireless, so tem placa de rede normal, com fio.  Porisso que comprei um receptor wireless usb.

Qual seria a intencao de conectar um switch e neste o wireless?  Antes de comprar o wireless, eu utilizava um switch ligado ao speedstream e ambos funcionavam o laptop e este desktop.

Bem, se o seu laptop nao tem placa wireless então o roteador wireless não terá uso por parte de ondas eletromagnéticas (radio).  Se você não tiver outro equipamento com uma placa wireless tipo um computador de bolso, outro notebook ou mesmo um desktop em outro lugar da sua residencia então a parte de rádio (wireless) não será utilizada.

Para ligar o seu notebook à rede você somente precisará configurar o seu roteador sem a parte wireless.  Normalmente os roteadores tem um programa chamado WIZARD que vai te ajudando a configurar. 

No meu roteador wireless tem uma porta WAN por onde um cabo de rede é conectado ao meu MODEM SPEEDSTREAM 4200.  As outras portas são conectadas a um PC Desktop e a outros desktops que funcionam como servidores.

No roteador, voce pode observar também as configuraçoes da porta WAN, indicando que quer uma conexão PPPoE, colocando o seu login no campo UserName e Password.  Dando um nome ao Serviço (no meu caso coloquei velox) e informando os DNS PRIMARIOS E SECUNDARIOS.  No meu caso do Velox do Rio de Janeiro coloquei 200.149.55.142 e 200.165.132.155

Pronto.  É só ligar o MODEM SPEEDSTREAM, deixar fazer o sincronismo ADSL do velox, ligar em seguida o ROTEADOR para que a conexão seja autenticada.

Mantendo o SPEEDSTREAM e o ROTEADOR sempre ligados a conexão a internet estará sempre ativada.

Csat (Ubuntu 8.04)

santos

csat, o laptop originalmente nao vem com placa wireless mas eu tenho esta usb que citei.   Pelo windows, eu consegui conectar sem fio, pelo debian ainda nao.
Como estou conseguindo no desktop pela porta wan (com fio), com o ubuntu, ja que ele eh um derivado do debian,pensei verificar o driver que o ubuntu esta usando para ocnectar pela porta wan e aplica-loao debian.  Pois quando tento fazer uma conexao wan via pppoeconf, nao eh encontrada nenhuma placa de rede.