Editar usuário via terminal

Iniciado por renatocaliari, 24 de Novembro de 2007, 11:24

tópico anterior - próximo tópico

renatocaliari

Olá pessoal,

Situação atual:

Tinha um usuário "X" e resolvi criar outro usuário "Y", porém utilizando a mesma pasta "HOME".
Para o usuário "X" tirei o acesso a "administrar o sistema".

Ao reinicializar o sistema, não consigo entrar no usuário "Y" pois dá erro parece que com relação à configuração de ter a mesma pasta "HOME".

E com o usuário "X" não consigo mais administrar o sistema.

O que eu queria neste momento:

Queria deletar o usuário "Y" e restaurar a propriedade de "administrar o sistema" para o usuário "X".
Porém, estando eu logado no usuário "X", preciso de acesso aos menus para administrar o sistema, o que não tenho mais. É possível através do terminal eu conseguir fazer o que quero?

Grato,
Renato

alexmatos

Você consegue entrar no modo de restauração do sistema (o segundo item do GRUB)?

Rafael...

Comecei há pouco tempo no Linux. Por isso peço que um usuário mais experiente avalie a resolução do problema que coloquei abaixo e veja se é a correta.

renatocaliari, se for a correta use, se não faça o que falarem para você. Abraços!

Primeiro

Como usuário "X", no terminal, torne-se root. Depois de digitar o comando ele pedirá a senha do root.

su

Caso não tenha registro de senha root, defina uma.

sudo passwd root

Se ocorreu tudo certo você terá um #, e estará como root@usuárioX.

Segundo

Digite o comando

gedit /etc/group

Dentro deste arquivo procure pela linha adm e coloque o usuário "X" no fim dela. Salve o arquivo ao término.
Ficando algo assim

Citaradm:x:4:rafael

Digite no terminal e verifique se você, usuário "X", está no grupo admin

groups

Terceiro

Para apagar o usuário "Y", digite no terminal

userdel usuárioY

--

Com isso você terá resolvido o que deseja fazer.