O Desktop Perfeito - Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"

Iniciado por Felix, 23 de Outubro de 2007, 21:51

tópico anterior - próximo tópico

Felix

Amigos.

Talvez não seja novidade para muitos, mas encontrei um tutorial na net, especificamente no site howtoforge, explicando, passo a passo como instalar e configurar o nosso Gibão de uma forma muito otimizada. O Tutorial é em inglês, e como estamos em um fórum em português, decidi traduzir o tutorial e postar aqui. Infelizmente meu tempo é escasso, então tenho uma 'previsão' de traduzir um 'capítulo' por dia e ir postando nesse tópico.

A tradução é livre e 'adaptada', nessa primeira parte irei postar as imagens originais do site, pois já tenho o meu aqui instalado (e ainda quero saber como tirar screenshots das telas de inicialização... hehehe), mas nos próximos já estarão sendo imagens da versão que tenho instalada aqui comigo.

Espero que isso venha a ajudar os membros que por aqui passam. (ajudas e sugestões são bem vindas)

texto original: http://www.howtoforge.com/the_perfect_desktop_ubuntu_gutsy_gibbon

Edit:
Estou postando as imagens de outra forma, pois achei que para os companheiros da discada ficaria melhor, pois podem optar em ver as imagens em tamanho maior ou não

==========================

O Desktop Perfeito - Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"


Version 1.0
Author: Oliver Meyer <o [dot] meyer [at] projektfarm [dot] de>
Last edited 20/10/2007
Tradução: Alexsandro Felix <felix [at] dipelnet [dot] com [dot] br>
Ultima edição 25/10/2007 - 23:42


Este documento descreve como configurar um Desktop Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon". O resultado é velocidade, securança e um sistema expansível que provê tudo o que você precisa para o seu trabalho e entretenimento diariamente.

Este é um guia prático sem qualquer garantia. Há várias formas de configurar um sistema - esta é a forma que eu escolhi.


1 Instalação
1.1 Obtendo o Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"


A imagem do CD está disponível em http://www.ubuntu.com/getubuntu/download.*/

1.2 Iniciando
Inicie/reinicie seu computador e insira o Live-CD - certifique-se que sua bios está configurada para inicializar primeiramente pelo drive de CD/DVD. Se você não tiver motivos para fazer nada mais, selecione "Iniciar ou Instalar Ubuntu na primeira janela que aparecer pelo Live-CD.

nota: em nosso caso antes de pressionarmos enter nessa opção, pressionamos "F2" para selecionarmos nosso idioma: "Português brasileiro"



O Live-CD inicializará


Alguns minutos depois e você verá sua área de trabalho


1.3 Iniciando a Instalação

Dê um clique duplo no ícone "Instalar" que está na área de trabalho. O assistente de instalação aparecerá. Escolha seu idioma preferido e clique em avançar.
[

Selecione o seu 'timezone' e clique em avançar.


Escolha o seu modelo de teclado e avance.


Selecione como você deseja particionar o disco e avance.


Se você escolheu o particionamento manual na tela anterior, você verá esta janela. Aqui você pode criar, modificar ou apagar partições e pontos de montagem.


Entre com os dados necessários de sua conta principal e o nome do seu computador nos campos correspondentes.


Esta tela tem um resumo de suas escolhas. Se você quiser modificar o local de instalação do gerenciador de boot (grub), clique em "Avançaco" e altere como você precisar. Clique em "Instalar" quando você tiver certeza de suas escolhas.



O sistema começará a ser instalado.



Remova a mídia de instalação após o término e reinicie seu micro.


1.4 Após a Instalação

O sistema inicializou. Se você quiser iniciar com outro kernel, editar o parâmetros de inicialização ou executar um teste de memória, pressione "Esc". Ou aguarde alguns segundos para iniciar com a configuração padrão.


Se você pressionar "Esc" você verá essa janela. Dê uma olhada nas instruções no final da tela.


Após após algum tempo surgirá a tela de login. Aqui há algumas opções disponíveis no canto inferior esquerdo. Efetue o login com o nome de usuário e a senha que você escolheu no assistente de instalação.


Bem vindo ao Ubuntu
[

(continua...)

Felix

#1
(Continuação...)

2  Limpando
2.1 Removendo Programas


Antes de você atualizar o sistema, primeiro verifique se há programas instalados que você não precisa, ou deseja substituir por outro programa. O objetivo é ter um sistema limpo somente com programas que você realmente precisa instalados.

Você pode simplesmente remover programas com o "Gerenciador de Pacotes Synaptic". (isso veremos mais tarde)


2.2 Desativando Serviços

Alguns serciços são ativados por padrão no seu sistema - alguns desses são descenessários (dependendo do seu hardware ou de sua necessidade). A desativação dos serviços desnecessários irá poupar alguns recursos de sistema, então vamos dar uma olhada nas configurações de serviços.

As configurações de serviços estão disponíveis pelo menu "sistema" no painel do Gnome


Quando você clicar uma janela irá aparecer perguntando pela sua senha.


Após você digitar sua senha, a janela com os serviços irá aparecer

Alguns serviços que você pode desabilitar:

Gerenciamento de Dispositivos Bluetooth (bluetooth) - desative esse serviço se você não tiver nenhum dispositivo bluetooth em seu sistema, ou se não quiser usá-lo.


Gerenciamento de Teclas de Atalho (hotkey-setup) - desative esse serviço se você não tiver teclas de atalho em seu teclado ou se você não quiser usá-las


Você pode desativar serviços simplesmente desmarcando suas as opções correspondentes.


2.3 Reduzir o Consumo de Energia

Com o Powertop, uma ferramenta da Intel para sua plataforma, você estará apto a encontrar quais programas estão usando mais carga em seu sistema. Usuários de notebooks serão especialmente beneficiados com a redução de energia.

Se você quiser usar o powertop, instale-o da seguinte forma:
Citar
   sudo aptitude install powertop


   
Depois você poderá executar o powertop em um terminal. É recomendado que execute-o como usuário root, de outra forma você não poderá usar todas as opções dessa ferramenta.

Executando o powertop com privilégios de root

Citar
   sudo su -
   powertop



Note que no meu caso específico houve a sugestão de "Desabilitar 'hal' de acessar o seu cdrom com: hal-stop-polling --device /dev/scd0 'hal' é o componente que abre automaticamente e uma - ou no fim da tela, pressionar "K" para terminar hald-addon-storage (optei apenas por pressionar a tecla "K") outras sugestões irão aparecer, eu aceitei todas.


Ps.:Somente depois de postado vi que as imagens não ficaram muito boas, amanhã quando for colocar o próximo capítulo eu opto por uma resolução melhor.

(continua...)

Walkir

 Muito bom, muito bom! Parabéns^^
Não vejo a hora de vc traduzir o restante... Parece ter coisas bem interessantes^^

Abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Felix

Desculpem não ter colocado o post ontem, alguns imprevistos no trabalho não permitiram...
===================================
(continuação)

3 Por padrão os programas instalados são:

3.1 Multimídia

   * Rhythmbox (Reprodutor de áudio)
   * Totem (Reprodutor de vídeo)


3.2 Internet
   
   * Firefox (Navegador)
   * Pidgin (Mensageiro Instantâneo)
   * Evolution (Leitor de e-mail)
   * (Ekiga (Programa de VoIP (com suporte a web-cam), mensageiro instantâneo)


3.3 Gráficos

   * GIMP (Editor de Imagens)
   * F-Spot (gerenciador de fotos)
   * OpenOffice.org Desenho (Desenho)


3.4 Escritório

   * OpenOffice.org (Aplicativos de escritório)


3.5 Sistema
   * Compiz Fusion (Efeitos de desktop)
   * ntfs3g (suporte a leitura/escrita em partições NTFS)
   * Gerenciador de Drivers Restritos (Suporte a drivers proprietários)


4. Gerenciador de Pacotes Synaptic

O Gerenciador de Pacotes Synaptic é uma forma fácil de instalar e/ou remover programas através dos repositórios disponíveis - ou apenas verificar os programas que estão instalados. Há cerca de 23.000 pacotes disponíveis nos repositórios que são acidionados por padrão no Ubuntu 7.10

O Gerenciador de Pacotes Synaptic está acessivel pelo menú Sistema no painel do Gnome.



Quando você clicar, uma janela aparecerá, nela você deverá digitar sua senha.



Após digitar sua senha o Gerenciador de Pacotes Synaptic estará disponível.



4.1 Removendo Pacotes

Para remover um ou mais pacotes, alterne para o visualização por status e selecione "Instalado". Agora você verá todos os pacotes que estão instalados em seu sistema - você pode navegar vor eles ou procurar por um ou mais pacotes com a ferramenta "Procurar", nela você pode procurar pelo nome do pacote ou por algum termo.



Se você encontrar um pacote que queira remover, clique na caixa de seleção verde e selecione "Marcar para Remoção" ou "Marcar para Remoção Completa" no menu de contexto. A diferença entre cada uma das opções de remoção é que a remoção completa irá apagar também os arquivos de configuração, enquanto que a remoção normal não irá apagá-los. Isso pode ser útil se você quiser manter sua configuração para um pacote (Você pode instalá-lo novamente depois e não precisará configurá-lo uma segunda vez).



Após isso o pacote será marcado com uma cruz vermelha



As alterações terão efeito após você clicar no botão "Aplicar" na barra superior e também no resumo das alterações que aparecerá em seguida.



Agora se inicializará a remoção



4.2 instalando Pacotes

Para instalar um ou mais pacotes altere o modo de visão e marque "Não Instalado". Agora você pode ver todos os pacotes que não estão instalados em seu sistema - você pode navegar entre eles ou procurar um ou mais pacotes com a função de busca, com ela você pode digitar um nome de pacote ou procurar por algum termo.


Se você encontrar um pacote que queira instalar, clique na caixa de seleção e selecione "Marcar para Instalação" no menu de contexto.
[

Os pacotes que você selecionar ocasionalmente terão dependências - então uma janela irá surgir e você terá que aceitar a instalação desses pacotes adicionais necessários.


Após isso o pacote e suas dependências serão marcados com uma seta amarela. As dependências serão marcadas com uma faixa verde.


Para as alterações terem efeito, clique em "Aplicar" no na barra de menu superior, após isso surgirá um resumo.


Clicando em aplicar os pacotes serrão primeiramente baixados para o micro de depois instalados.


4.3 Atualizando o Sistema

O sistema irá procurar por atualizações automaticamente e irá lhe notificar se alguma atualização está disponível. Você pode ajustar os intervalos de checagem como Gerenciador de Pacotes Synaptic.



O sistema irá lhe notificar se alguma atualização estiver disponível, clique no botão laranja para detalhes.


Através do Gerenciador de Atualizações você poderá ver informações detalhadas sobre os novos pacotes. Se você não quiser instalar um pacote, desmarque a caixa de verificação correspondente. Para instalar as atualizações clique em "Instalar Atualições"


Feito isso você terá que digitar sua senha


Os pacotes serão baixados...


...e instalados


Se alguma atualização critica for instalda (ex. um novo kernel do linux) será necessário reiniciar o sistema.
==================
(continua)

Felix

5 Programas Adicionais
A partir desse ponto já começo a largar um pouco a tradução e fazer menção a uns programas que não estão listados no texto original e não cito todos que estão no mesmo, tudo apenas por uma questão de preferência. Assim como o autor original, eu não recomendo a instalação de todos esses programas - Não há necessidade de instalar três reprodutores de audio, vídeo, etc... Não se esqueça de remover os programas já instalados se você optar por instalar um substituto.

Como instalar ou remover programas já foi explicado anteriormente.

5.1 Medibuntu

Alguns pacotes como o Adobe Reader não estão disponíveis nos repositórios padrões. O modo mais fácil de tornar estes pacotes disponíveis ao seu sistema é adicionar o repositório medibuntu. Se você quiser adicionar esse repositório abra um terminal ...



... importe o repositório ...
Citar
sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/gutsy.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

... Importe a chave gpg e atualize a sua lista de pacotes.
Citar
wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add - && sudo apt-get update

5.2 Recomendado
5.2.1 Fontes TrueType da Microsoft


Algumas fontes, incluindo Arial, Times New Roman e Verdana por exemplo.

Se você quiser usar essas fontes, instale o seguinte pacote:

   * msttcorefonts

Obs.: Além da forma já explicada anteriormente de instalar pacotes, já que abrimos uma tela do terminal anteriormente, você pode optar por utilizá-la aqui e aos poucos ir perdendo o medo da 'tela preta. Para isso digite: sudo apt-get update && sudo apt-get install msttcorefonts, será pedida uma senha, é a mesma de seu usuário padrão.

Você verá essa janela durante a instalação. Basta clicar em "Avançar".

PS.: Como podem notar, essa tela está em inglês, utilizei a que está no texto original, pois no meu caso em particular eu não instalo tais fontes.

5.2.2 W32codecs

Codecs necessários para assistir videos em formato MS

Se você quiser usar estes codesc, instale o seguinte pacote:

   * w32codecs

Obs.: O repositório medibuntu é necessário para esse pacote (nem todos os programas listados aqui precisam obrigatoriamente dele)

5.2.3 Adobe Reader

Site

Com o Adobe Reader você pode visualizar arquivos PDF

Se você quiser usar o Adobe Reader, instale os seguintes pacotes:

   * acroread
   * acroread-plugins
   * mozilla-acroread

PS.: Esse é um que eu não vejo muita utilidade, pois nunca instalei, afinal o Ubuntu já abre arquivos PDF sem o A.R. ...

5.2.4 Adobe Flash Player (plugin do Flash)

site

O Adobe Flash Player (plugin do Flash) habilita seu navegador a visualizar conteúdo flash.

Se você quiser usar o Adobe Flash Player, isntale o seguinte pacote:

   * flashplugin-nonfree

O plugin para o firefox será instaldo automaticamente. Se você quiser conferir, abra o firefox e digite about:plugins na barra de endereços. Você verá algo como isso:


5.2.5 Java (Sun)

Site

Suporte a aplicativos Java para o seu sistema

Se você quiser usar o Java em seu sistema, instale os seguintes pacotes:

   * sun-java6-jre
   * sun-java6-bin
   * sun-java6-plugin
   * sun-java6-fonts

Você verá essa janela durante a instalação. Se você concordar com os termos da licensa, marque a caixa de seleção e clique em "Avançar".


O plugin para o firefox será instaldo automaticamente. Se você quiser conferir, abra o firefox e digite about:plugins na barra de endereços.Você verá algo como isso:


5.2.6 Suporte a Leitura/Escrita NTFS (ntfs-config)

Site

Com o ntfs-config você poderá ativar ou desativar o suporte a leitura/escrita em todos os seus dispositivos internos e/ou externos que utilizem o sistema de arquivos NTFS (windão...)

PS.: Mais um que eu não tenho, pois posso bradar de peito aberto que estou livre daquilo

continua...

JoaoFPR

Muito bom tópico.
Como fiz upgrade, muita coisa se manteve, mas ainda assim, são dicas valiosas.
 

etapombas

Perfeito!
O melhor de tudo é que não passa nada em branco.