Desculpem, mas preciso de ajuda para montar um servidor... (RESOLVIDO)

Iniciado por ericfyoshino, 07 de Dezembro de 2007, 09:51

tópico anterior - próximo tópico

ericfyoshino

Sou novo no forum, mas vi que aqui tem muita gente que ajuda principiantes como eu...

O topico deve ser discutido aqui todos os dias, mas estou precisando urgentemente de ajuda...

Aqueles que puderem ajudar, desde ja agradeço...

Bom é o seguinte...

Tenho um computador rodando ubuntu 7.10 com duas placas de rede. Queria fazer dele um servidor de internet (firewall, roteamento de portas, compartilhamento...) e posteriormente fazer desse servidor, um servidor de dados, ja que tenho um hd de 160gb nele, e um servidor de impressão... mais o mais importante é a internet...

Tentei configurar com ajuda de uns manuais que achei na internet, mas n consegui... Vou tentar fazer um diagrama como funcionaria a distribuição..

Modem Parks roteado <---- eth0 -----> Servidor UBuntu <---- eth1 ----> Roteador Wi-fi e hub <----> Computadores da rede interna

estou deixando o eth0 com dhcp para pegar o ip do modem...
                     o eth1 com ip statico para prover ip pro roteador

no roteador eu deixei a internet configurada para o servidor, como se ele fosse um modem, com a opção de modem dhcp pegando assim o ip/gateway do servidor... (não sei se isso é valido)...

A rede vai servir dois computadores com win xp ligados no hub do roteador e dois notebooks win xp no wi-fi..

Bom... acho que coloquei o maximo de informações que pudia...

Se alguem puder me ajudar, desde ja agradeço...

altairmsouza

ericfyoshino,

Tambem sou novato nesse forum, e possuo os mesmos serviços rodando sem problema, coloquei tudo num script e joguei na inicialização quando fizer um boot, vou tentar relatar os passos que fiz faça tudo como root pra evitar permissoes negadas, depois volte ao usuario comum.

Minha arquitetura:

Modem d-link 500b - 192.168.1.1
eth0 (conectado do modem) - 192.168.1.35, ou o ip que o dhcp do modem lhe der
eth1 (conectado do switch) - 192.168.0.1  (ip-fixo)

1) fazer internet do servidor funcionar
# dhcclient eth0

- de um ifconfig e veja se pegou ip do dhcp do modem

2) mude a rota para o modem

# route add default gw 192.168.1.1

3) teste com algum navegador se funcionar continue, caso contrario poste novamente ou reveja os passos.

4) compartilhando a internet, com iptables
- Zera regras do IPTABLES
# iptables -F
# iptables -X
# iptables -F -t nat
# iptables -X -t nat
# iptables -F -t mangle

-  Compartilha Internet da eth0 que esta conectada ao modem
# modprobe iptable_nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

5) teste nas estações windows, deixando o gateway no ip da eth1 (192.168.0.1), e caso seja necessario coloque o DNS do provedor.

Caso esses passos funcionem, coloque tudo isso num script, de permissao de execucao.

# chmod +x script-internet

Espero que isso lhe ajude, caso nao consiga poste novamente, valeu

ericfyoshino

po cara... vlw mesmo pela ajuda...

pena que não posso testar isso hoje (não vou voltar pra casa)...
fico aqui me mordendo de vontade de por aquilo pra rodar...

vou testar e qualquer coisa volto aqui...

obrigado mesmo...

abraços