ajudem instalar Ubuntu 7.10 .

Iniciado por luilui, 24 de Novembro de 2007, 02:51

tópico anterior - próximo tópico

luilui

tenho uma partição com o WinVista de 12. GB e estou querendo formatar essa partição e instalar o Ubuntu; então as duvidas ,  tenho o WinXP instalado no drive C: e o WinVista no driver G: e o sistema esta em Dual Boot ,então no boot eu escolho qual o Windows vou abrir ,se eu formatar a partição que esta o WinVista e instalar o Ubuntu vou ter tambem um Dual Boot , ou seja o Ubuntu vai criar um Dual Boot visto que tem outro sistema operacional instalado (XP) ??? , se eu tiver problemas pra instalar o Ubuntu não vou ter problemas com o XP já instalado ???  Obrigado quem possa ajudar . 

pinduvoz

Nunca enfrentei uma situação igual a sua, então o que eu disser aqui é "palpite".

Penso que o problema, no seu caso, é que um bootloader (o Grub, do Linux) vai chamar outro bootloader, o do Windows que vc. instalou por último (o Vista, penso eu), que vai continuar lhe dando a opção dos dois sistemas proprietários.

Acho que o caso requer que vc. use o CD do XP (o de instalação) para que o bootloader dele, XP, fique "sem opções".

Isso é feito com o comando "fixmbr", rodado do console de recuperação que abre após o boot pelo CD do XP.

Depois disso, instalado o Ubuntu, o Grub lhe dará a opção de rodar Windows XP ou Ubuntu.

Acho até que seria possível instalar o Ubuntu desde logo e provavelmente o XP vai entrar quando escolhido pelo bootloader "proprietário", mas isso, além de parecer "gambiarra" (ter opção para bootar um sistema removido), pode causar problemas.
:: Linux Registered User nº 439378 ::