Ubuntu com rede IPX

Iniciado por isaacsampaio, 13 de Novembro de 2007, 11:41

tópico anterior - próximo tópico

isaacsampaio

Olá pessoal, estou tentando usar ubuntu em algumas maquinas aqui na empresa, mas nesta rede existe um servedor novell que faz o mapeamento das impressoras na rede e como não poderia deixa de ser, gostaria que essas maquinas com ubuntu tivesse integrada a rede novell. Gostaria de sabe se alguem aqui ja passou por esta experiencia?

Ja instalei alguns pacotes necessarios como o ipx e outros. Mas quando eu tento executar o comando:
ncpmount /netware -S BI_SERVER -U Rh -P 123

retorna a seguinte mensagem:
Não é possível montar em /netware: Operação não permitida

ja setei um chmod 777 no diretorio /netware, mas mesmo assim o problema continua...Se alguem puder ajudar fica ai minha dúvida.

Abraços

isaacsampaio

Alguem pode ajudar?

Citação de: isaacsampaio online 13 de Novembro de 2007, 11:41
Olá pessoal, estou tentando usar ubuntu em algumas maquinas aqui na empresa, mas nesta rede existe um servedor novell que faz o mapeamento das impressoras na rede e como não poderia deixa de ser, gostaria que essas maquinas com ubuntu tivesse integrada a rede novell. Gostaria de sabe se alguem aqui ja passou por esta experiencia?

Ja instalei alguns pacotes necessarios como o ipx e outros. Mas quando eu tento executar o comando:
ncpmount /netware -S BI_SERVER -U Rh -P 123

retorna a seguinte mensagem:
Não é possível montar em /netware: Operação não permitida

ja setei um chmod 777 no diretorio /netware, mas mesmo assim o problema continua...Se alguem puder ajudar fica ai minha dúvida.

Abraços

csat

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

isaacsampaio

Olá amigo csat!

Ja fiz o procedimento do link fornecido, mas ate agora nada, ainda continua retornando a mesma mensagem. Se souber de mais alguma coisa ou alguem que tenha esse serviço em funcionamento para dar uma dica.

Valeu

Citação de: csat online 15 de Novembro de 2007, 13:23
Verifique essa informação em

http://www.lawebdelprogramador.com/preguntas/imprimir.php?numero=17895

csat

Não tenho experiência com Novell mas pesquisando um pouco a gente chega lá, não é mesmo  ;D

Mais um link para ajudar no site do Ubuntu, em Ingles:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=459717&highlight=Novel

e essa dica aqui?

http://ceitl.zanestate.edu/blog/archives/2005/04/how-to-mount-novell-shares-in-ubuntu/

Um "resumo" abaixo:

How to mount Novell shares in Ubuntu

18 April 2005

Since this is new territory for me, and I know of at least one other person on campus who has Ubuntu on a laptop, here are instructions for mounting a Novell drive:

sudo mkdir /mnt/novell (or /mnt/whatever)

sudo chown username:username /mnt/novell (replace username with your real username on the linux box)

sudo vi /etc/fstab (if you don't use vi, then use some other text editor) and add a line:

ZANESTATE-FS1/USERNAME /mnt/novell ncpfs rw,user 0 0 (replace USERNAME with your Netware username)

Through System - Administration - Syaptic package manager search for ncpfs and ipx; install them.

Now you should be able to mount the share with the command:

mount /mnt/novell

I thought you could umnount it with umount /mnt/novell but for some reason I have to use ncpumount /mnt/novell.

You can find out what NetWare file servers are available with slist.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ctavares

Amigo, em minha empresa eu tenho rede novell em um evento de TI tive a oportunidade de falar com um engenheiro da Novell sobre essa sua duvida, ele me retornou que a Novell não tem interesse em desenvolver drivers e aplicações para IPX e linux pois o IPX é um protocolo fadado a morte. No entanto ele me disse para tentar usar o SUSE Linux pois lá tem algumas coisas ainda para IPX mas segundo ele o desempenho não é dos melhores... Mas você poderia fazer um teste. Eu abandonei a ideia pois achei mais viável tirar o servidor Netware 4.22 da rede da minha empresa e acabou ficando apenas Linux\Windows rodando o protocolo IP apenas.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com