Sistemas de arquivos [ RESOLVIDO ]

Iniciado por hellubuntu, 03 de Janeiro de 2006, 15:04

tópico anterior - próximo tópico

hellubuntu

e ae..
Tenho o ubuntu instalado da seguinte maneira..
/ com 10 gb de espaço
/home com 5gb de espaço..

meu /home já está cheio.. como posso aumentar o tamanho dela.....
estive pensando em fazer backup dos dados e depois apagar a partição e criar de novo.. com o cfdisk...
mas ai que tá.. apagar a partição e criar eu sei como fazer isso.. gostaria de saber qual comando uso pra poder formata-la com sistema de arquivos ext3????

LaSSarD

Se você puder fazer graficamente, use o GParted. Não sei se tem risco de perder dados...
Cara, deixar a / com 5 GB já é um exagero, 10 GB então... eita! Na primeira vez que botei Linux eu dividi meio a meio, aos poucos eu já tava usando a / pra guardar alguns arquivos porque tava sobrando vários GB enquanto na /home eu tinha estourado :(
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

hellubuntu

Mas.. nao fui eu que fiz a instalação... em casa minha / esta com 4 gigas..

LaSSarD

Tudo bem, não tô xingando hehe só deixei a dica ;)
Testou o gparted?
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

galactus

Essa questão do tamanho da partição "/" é bastante relativa. Mas acho que se o usuário é daqueles que instala um monte de coisas, que gosta de compilar um bocado também, ele está certo em deixar 10GB. A minha também tem 10GB e já ocupa 4,8GB. Como a gente só separa a "/" e a "/home", ele vai usar a partição "/" para compilar programas também. Não é? Se fosse uma instalação para servidor, teríamos que dividir bem mais o HD. Dizem que a performance é maior. Mas eu nunca testei. O que eu aprendi foi trabalhar com partições super-dimensionadas. Exatamente por conta dessas coisas, depois da o maior serviço para mudar tudo quando o sistema cresce.
O que eu acho bom do Linux é que ele ocupa pouco espaço. Estou com 4,8GB ocpupados com o Ubuntu e mais um monte de programas instalados, muito mais do que tinha quando usava Windows.   E olha que eu nunca limpei minha pasta do apt. Eu tinha 10GB para a partição C: do Windws XP e era pouco. Só ele e suas atualizações em pouco mais de 1 ano tomaram conta. Eu disse só ele, porque tinha outra partição com os programas instalados.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

hellubuntu

Resolvi a questão da seguinte maneira:

usei o cfdisk pra apagar a partição /home e pra cria-la novamente com mais espaço.
depois usei o comando mkfs -t ext3 pra criar o sistema de arquivos.

foi só  :D ...

Não usei o Qparted, pois era servidor e nao tinha X..... Mas obrigado pelas dicas.. Sobre o assunto do tamanho do /.. acho 10 gb exagero... antigamente, quando instalava o slackware, conectiva, eu deixava com 10gb, mas a utilização nunca passava de  5gb, na minha máquina agora está com 4gb no / e 10gb no /home... sendo que eu tenho uma particão separada pra guardar musicas e dvd`s ripados..
flw!!!!