Dúvida como ligar um pc com ubuntu ao dominio da rede da empresa.

Iniciado por miranda, 07 de Novembro de 2007, 18:04

tópico anterior - próximo tópico

miranda

Olá, eu sou iniciante em linux. instalei o ubuntu e acho muito engraçado e boa perfomance.

A questão é a seguinte.

Tenho uma empresa que possui 6 computadores com windows XP e um servidor com Windoes Server 2003.

Agora instalei numa máquina o Linux -Ubuntu, e queria ligar ao dominio da minha rede para poder fazer o login com os mesmos utilizadores e pass que uso nos outros pc´s.

No windows Server 2003, tenho uma base de utilizadores, com cerca de 20 utilizadores.

Eu gostava que eles podessem se autenticar com a password deles no ubuntu, da mesma forma que se autenticam em qualquer pc windows da empresa.

Eu já estive a fazer uma pequena pesquisa, e econtrei alguma informação sobre o uso do samba, pam, e kerberos para inter ligar com o active directory. Agora não sei se é isso que tenho que usar e como tenho que fazer.

Espero que me ajudem.....

Obrigado.

Miranda :-)

VB5

Alô, miranda, seja bem-vindo!...  :D
Olhe, não sei se compreendi bem, mas tenho uma situação ao menos semelhante: a rede é basicamente Windows (2000, Xp e até 98), o servidor é Windows 2003 Server. Nas máquinas Ubuntu, criei 3 usuários locais com diversos graus de autonomia, isto referente à propria máquina (direitos plenos, usuário comum e visitante), da mesma forma que havia sido feito no Windows.
O acesso aos serviços (http, ftp e correio) é controlado no servidor. Como as máquinas Ubuntu rodam a versão 7.10, já têm o Samba instalado; basta configurar a rede normalmente em cada uma (DNS, Gateway, IP, Subnet Mask, grupo). E roda tudo redondinho...  ;)
Seria essa a dúvida?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

miranda

Olá VB5, muito Obrigado pela resposta, o ubuntu já acede a rede que eu tenho - as pastas dos pc's windows que eu tenho.