Conectar máquinas windows com máquina ubuntu

Iniciado por Kaué, 08 de Novembro de 2007, 19:21

tópico anterior - próximo tópico

Kaué

Galera boa noite a todos, instalei o ubuntu recentemente, e ainda não consegui me conectar através de uma máquina windows com a minha máquina ubuntu, elas estão na mesma estrutura de rede.
Como eu posso fazer isso?
Já tentei instalar o pacote nfs-kernel e o nfs-common, mais não isntalou deu erro.
Por favor se alguém souber me ajude.
Agradeço desde já.

VB5

Kaué, seja bem-vindo!...  :D

Essa questão já foi muito discutida neste fórum, eu sugiro que faça uma pesquisa para ver o que já existe em termos de respostas à sua dúvida - sempre faça isso antes de postar, vai lhe poupar muito tempo!...

De todo modo, vamos lá: precisamos saber mais detalhes sobre sua rede, e saber o que você pretende fazer. Por exemplo:
- Quer que as máquinas W$ acessem suas máquinas Ubuntu?
- Quer que elas possam escrever no Ubuntu?
- Quer só acessar as máquinas W$ via Ubuntu?

Como vê, há muitas possibilidades... Explique melhor o que deseja, e a gente ajuda!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Kaué

VB5 te agradeço pela ajuda cara, o seguinte :
Lá são 4 máquinas windows, porém quero compartilhar alguns arquivos com estas máquinas.
Tipo eles poderão nesta pasta específica(pasta que eu desejo compartilhar) ler e escrever ok.
E também compartilhar impressora.

Obs.: Eu pesquisei sobre isso antes de perguntar, porém dos três artigos que vi, nenhum deu certo cara.

Mais uma vez obrigado.

VB5

Ok... 4 máquinas W$ e uma Ubuntu em rede. Se esta última está rodando 7.10, ela já tem o Samba instalado, portanto basta abrir o Nautilus e digitar na caixa de endereço:

smb:// <IP da máquina a acessar>

E pronto, se ela tiver alguma pasta compartilhada, estará disponível. O 7.10 já traz leitura/escrita em partições NTFS como default, portanto você pode ler e escrever no W$.

Quanto às máquinas W$ "enxergarem" a partição Ubuntu, você precisará  do NTFS2G, que deve ser instalado no W$. Entretanto, o W$ não poderá escrever no Ubuntu ( o que é muito bom, por sinal...  ;D); mas você poderá copiar depois qualquer arqueivo gerado nele.

Antes de mais nada, para ver se suas máquinas já se "enxergam", abra o Terminal e digite:

ping <IP da máquina a acessar>

para ver se já há conexão.

Aguardo sua resposta...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Kaué

VB5 onde eu pego esse NTFS2G para instalar no Windows.
Ok.

VB5

Kaué,

Por favor me desculpe... passei errado o nome do programa, devia estar pensando no ntfs-3g...  ;D Mal aí...
O certo é EXPLORE2FS, e você pode conseguí-lo aqui:

http://superdownloads.uol.com.br/download/62/explore2fs/

Mais uma vez, desculpe!...  ;)

VB5