Webcam com imagem escura

Iniciado por trytonw, 16 de Novembro de 2007, 21:41

tópico anterior - próximo tópico

trytonw

Olá pessoal,
    depois de uma longa busca na net, sem sucesso, vou postar meu problema aqui na esperança de conseguir ajuda com vcs, seguite:

tenho um Lap Asus W5f com Ubuntu 7.10

$ uname -r
2.6.22-14-generic

$ lsusb
Bus 005 Device 003: ID 0ac8:0321 Z-Star Microelectronics Corp.
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 002: ID 0b05:1712 ASUSTek Computer, Inc.
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 

Como podem ver, tenho uma camera usb integrada da Z-star 0321... bem, instalei o Ubuntu e de cara reconheceu a camera e foi tudo numa boa, sem nenhum drama... porém, a imagem é horrivel.. muuuuito escura, quase nao se vê nada!

Alguém já teve esse problema? Alguma solução?

Valeu galera,
Try.

boi

Isso é comum em algumas câmeras. A correção é feita via software. Ou melhorando a iluminação do ambiente.

trytonw

Então... eu tento corrigir isso atraves de opcoes de brilho, contraste....e todas essas opçoes disponives... mas é como se nao tivesse fazendo nada! simplismente ignora... ou a mudança é imperseptivel... pelo que estou vendo o jeito vai ser instalar uma lampada de 100W na "tampa" do meu lap hehehe.... (pior q nem isso melhora muito!)

rjbgbo

também percebi no Gustsy uma qualidade bem piorada da minha webcam LG Lic-300 em relação ao Feisty; a imagem tá mais escura, e muito dificil de equilibar as cores e bem fosca, acredito que assim como já venho notando c/ certos programas, só mais atualizações é que vão melhorar um pouco esse e outros casos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

boi

Dá um lsmod e veja que driver foi carregado. A melhor opção de driver é o gspca, mas é provável que esteja sendo usado o zc0301. O gspca não vem com o Ubuntu, é necessário compilar.

trytonw

$ lsmod | grep videodev
videodev               29312  1 gspca
v4l2_common            18432  1 videodev
v4l1_compat            15364  1 videodev

Antes de colocar o ubuntu, eu usava o debian etch, eu tive que instalar o gspca, a imagem nao era muito boa, mas era bem melhor do que está agora com o ubuntu, por isso eu já havia tentado instalar o gspa no ubuntu para ver no que dava....  nao melhorou nd....

boi

Então acho que não mais o que fazer. Eu também tenho uma webcam com o mesmo problema de imagens escuras, mas é uma Logitech, e no caso é só mexer nos controles que a imagem fica clara. Só que a imagem fica horrível, mas faz parte, no Windows também é assim. Também tenho uma LG Lic-500, mas essa não funciona de jeito nenhum.
Esse é um dos problemas de Linux, o suporte a hardware, e o suporte a webcams é um dos mais problemáticos. Em geral você só fica sabendo se funciona ou não uma webcam no Linux depois de testar.

trytonw

É, acho que o jeito é esperar algum "iluminado" lancar um driver que suporta melhor essas cameras... mas nao perco a esperança nao.. ainda quero ver minha camera funcionar direitinho heheheheh....

valeu, abç
Try

trytonw

Galera,
   depois de algumas atualizações, minha camera está muito boa! Vou ser sincero, nao sei qual atualização que resolveu o problema, sei que o sistema pediu para atualizar algumas vezes e obedeci sem pensar... hj eu fui testar a camera.. e para minha surpresa... está funcionando que é uma maravilha..... estou usando o driver  zc0321.
   bom, fica aí o recado para quem tiver usando a mesma camera que este driver já está com um bom suporte....

Até,
try.