Criar novo usuario sem senha

Iniciado por Razien, 07 de Novembro de 2007, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

Razien

O meu computador só é usado basicamente por mim, mas de vez em nunca minhas irmãs acabam usando ele, e eu queria criar um usuario pra elas poderem ligar e usar sem ter que decorar minha senha...

Eu sei que da pra logar direto sem pedir senha, mas dai entra no meu usuario, e quando mandar hibernar o pc volta a pedir senha, como não consegui deixar sem pedir senha ao voltar do hibernar, eh melhor criar um usuario novo sem senha.

COMO EU FAÇO ISSO? =p

Eu ja fui em adicionar usuario e grupos, criei o usuario apaguei o x depois do nome em /etc/passwd
Ja adicionei pelo terminal e depois usei o comando "sudo passwd -d usuario"

Mas nenhum deles deu certo u.u

yari yari...

leandrovargas

Raizen, acho que não tem como criar um usuário "sem senha" pois, como você mesmo disse, se entrar com o seu usuário e se deslogar para entrar com outro usuário ele vai pedir a senha. Eu aconselho a entrar com o usuário das suas irmãs sem pedir senha e/ou botar a senha igual ao nome de usuário delas, que assim elas não vão precisar "decorar" uma senha. Se eu tivesse esse problema, faria um usuário para elas com um login igual a senha e alguma coisa fácil de se lembrar, ou até anotava, naquele caderninho que todos temos na mesa do pc, o usuário e senha para elas entrarem.
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Razien

Aquele comando pwunconv nem funciona aqui o.o

Mas fiz os dois, apaguei tanto no shadow qt no passwd, e continua pedindo senha (e se eu dou enter sem senha nao entra)

Acho que vou fazer isso mesmo leandro, não é como eu queria mas fazer oq... x.x

Vlw
yari yari...

clcampos

Cuidado na hora de mexer no /etc/passwd e /etc/shadow.

Você pode ter problemas posteriores para trocar a senha do usuário, até ter problema piores, recomendo você fazer um backup deles sempre antes de mexer.

Alias, sempre que for mexer em algum arquivo que não é da sua /home (principalmente arquivos dentro de /etc) faça antes um backup.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Razien

Sim sim eu sempre salvo eles antes XD
Como eu nao sei usar aquele comando cp eu abro e mando salvar com outro nome =p

yari yari...

arlei

Citação de: Razien online 07 de Novembro de 2007, 19:35
Sim sim eu sempre salvo eles antes XD
Como eu nao sei usar aquele comando cp eu abro e mando salvar com outro nome =p

Olá Razien,

segue link de uma ótima fonte de informações sobre os principais comandos Linux, especificamente de nossa distro.

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

T+
Arlei