SERVIDOR: Ubuntu 7.10 ou Ubuntu 6.06 LTS para um Firewall/Proxy?

Iniciado por eduardobrum, 05 de Novembro de 2007, 17:49

tópico anterior - próximo tópico

eduardobrum

Irei instalar uma máquina Proxy/Firewall em uma empresa para 24 CPU's,

qual versão devo instalar? Ubuntu 7.10 ou Ubuntu 6.06 LTS?

clcampos

Citação de: eduardobrum online 05 de Novembro de 2007, 17:49
Irei instalar uma máquina Proxy/Firewall em uma empresa para 24 CPU's,

qual versão devo instalar? Ubuntu 7.10 ou Ubuntu 6.06 LTS?

Eu iria de Debian... hehehe... Mas se fosse usar o Ubuntu eu usaria a versão LTS mais nova, ou seja, o Dapper por enquanto.

Claro que isto é uma visão particular, vai receber outras e ai tira a decisão que achar mais viável.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

Olá eduardobrum, seja muito bem vindo amigo.

Olha, analisando simples e objetivamente sobre o ponto de vista do tempo de suporte, o Dapper 6.06.1 LTS será suportado até 06/2009 enquanto que o Gutsy 7.10 até 04/2009.

Fora isso, eu particularmente acho que instalaria o Dapper, pois ao meu ver muito mais estável. Como disse, minha opinião pessoal que nem todos deverão compartilhar.

T+
Arlei

arlei

Citação de: clcampos online 05 de Novembro de 2007, 17:52
Eu iria de Debian... hehehe...

Boa Cristiano, hahahah
Mais se vale isso, eu para servidor iria de Slackware.  ;D

[]'s
Arlei

FaBMak

Citação de: arlei online 05 de Novembro de 2007, 17:59
Boa Cristiano, hahahah

Vocês querem mesmo é complicar a vida do rapaz!  :P

Eu digo que Ubuntu/Debian/Slackware são ótimas opções, mas eu ficaria na dupla Ubuntu/Debian pela facilidade no gerenciamento de pacotes.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

clcampos

Citação de: FaBMak online 05 de Novembro de 2007, 19:54
Boa Cristiano, hahahah

Eu digo que Ubuntu/Debian/Slackware são ótimas opções, mas eu ficaria na dupla Ubuntu/Debian pela facilidade no gerenciamento de pacotes.

FaBMak

Exatamente. Acho o slackware um pouco complicado, principalmente para quem esta começando.

Já o Debian é perfeito para servidor porque ele tem a filosofia de "só estar pronto quando esta pronto", ou seja, não existe prazo fixo de 6 meses, nem um ano, a nova versão só é classificada como estável quando realmente o é, ou seja excelente para servidor, e isto ainda aliado a muitas facilidades, como gerenciamento de pacotes (apt) e etc.

Já o Dapper também é uma boa pedida porque esta em uso já a algum tempo, e é bastante estável.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

arlei

Citação de: FaBMak online 05 de Novembro de 2007, 19:54
Boa Cristiano, hahahah

FaBMak

Não foi esse o propósito FaBMak, até porque no meu primeiro post respondo de forma bem condicente com a questão levantada.

Além do mais, veja bem a pergunta do nosso mais novo amigo, ele não quer instalar o Linux em seu desktop, e sim montar um servidor proxy/firewall em sua rede, então nos leva a supor que ele não é tão leigo como alguém pode imaginar.

Agora, quanto ao gerenciamento de pacotes, embora já existam ótimas ferramentas para Slackware, sem dúvida também fico com o APT.

T+
Arlei

clcampos

Arlei só para constar, depondo um pouco sobre o que eu escrevi. Tenho server com slack, debian, e dapper... hehehe
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

eduardobrum

Realmente galera, não sou tão leigo assim, mas linux sou apenas usuário...

estou fazendo um curso de linux-servidores e a distribuição é Debian, inclusive irei instalar no final de semana para testar...

Mas me pediram que instalasse o Ubuntu nesse servidor que citei, então queria saber o que vocês achavam a respeito das duas versões...

É isso ai, agradeço pelas mensagens... Depois que testar as duas posto aí o que foi decidido... Abração do novo membro!