Pessoal, isso varia muito de acordo com o uso do PC!
Entendam que a Swap é necessária sim. Mesmo com muita RAM. Ela serve para muitas coisas, tais como:
- Hibernação de um Notebook
- Na falta de RAM para abrir mais programas
- Processos que estão dormindo à algum tempo
- Durante uma compilação
Se você usa o seu computador por algumas horas para fazer coisas básicas e depois o desliga, não precisa se preocupar com uma Swap grande. Contudo, se você faz uso de um PC que fica ligado 24/7, aí já deve se preocupar com a quantidade de Swap. Como no caso de um servidor.
Imagine ainda que este servidor precisa "tocar" mais 10 a 15 máquinas em um sitema LTSP. Com certeza este servidor vai fazer uso da Swap! Já vi uma versão 7.04 sendo usada como em aqueles micros onde em um PC, você liga outros cinco monitores e teclados. Ao final do dia, os 1,5 GB de Swap já eram! Isso aconteceu pois ele foi usado com vídeos em Loop e fazendo demonstração de um monte de coisas ao mesmo tempo.
Se vocês tiverem a curiosidade de deixar o seu PC ligado uma semana direto, vão ver o quanto de Swap o sistema ocupa a mais a cada dia!
Então, não fiquem nervosos
, tudo vai depender do uso da sua máquina!
Na versão 7.10, mesmo com meu micro com 1GB de RAM, ele usa 33MB de Swap rapidinho. É que eu tenho o costume de usar várias aplicações abertas ao mesmo tempo, e deixo o PC ligado por horas com eles abertos. É uso de Swap na certa!
Resumindo, procurem ver o uso do PC e façam bons planos quanto a quantidade de Swap para o seu sistema!
Espero ter ajudado!