Vida util de HD com o Kubuntu

Iniciado por mpoloureiro, 10 de Novembro de 2007, 23:23

tópico anterior - próximo tópico

mpoloureiro

Olá pessoal!

Sou um novo usuário de Linux e pela primeira vez estou colocando um post neste fórum. O meu problema é o seguinte: procurando por forun's para tirar dúvidas, encontrei vários posts falando sobre a questão de algumas distribuições Linux não privilegiarem o tempo de vida útil de um HD, principalmente em notebook's (tecnologia S.M.A.R.T.). Bom, descobri que em média um HD suporta cerca de 200.000 ciclos de carga/descarga da cabeça de gravaçao. Executei entao a linha de comando abaixo para verificar quantos ciclos minha maquina ja havia executado:
    sudo apt-get install smartmontools
    sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count

O resultado foi impressionante... Meu note (Acer Aspire 5100-3577) tem exatamente 6 meses de uso e já executou cerca de 105.000 ciclos (mais de meia vida). O pior foi que, repeti o teste varias vezes com espaçamento de tempo entre as medições entre 10 a 20 minutos e descobri que meu HD fazia cerca de 3,5 ciclos/minuto. Isto me daria cerca de mas 18 dias corridos de vida do HD.
Criei então e executei o seguinte script como sugerido em http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/#comment-36:
#!/bin/sh

PARAM=255
HD=/dev/sda

echo "#!/bin/sh" > 99-hdd-spin-fix.sh
echo "hdparm -B $PARAM $HD" >> 99-hdd-spin-fix.sh

chmod +x 99-hdd-spin-fix.sh

cp 99-hdd-spin-fix.sh /etc/acpi/suspend.d/
cp 99-hdd-spin-fix.sh /etc/acpi/resume.d/
mv 99-hdd-spin-fix.sh /etc/acpi/start.d/

Após reiniciar a máquina refiz as medidas e em quase uma hora o HD não efetuou nenhum ciclo de carga e descarga.
Fica então a dúvida... Fiz o procedimento certo? E certo limitar a zero os ciclos de carga e descarga do HD? Existem outro procedimentos que deveria tomar para aumentar a vida útil da minha máquna?
Agradeço desde já as colaborações.
Obrigado!!!

clcampos

Já existe um tópico tratando disto, e até muito bem discutido. Não me recordo exatamente qual, mas usando a pesquisa você chega nele.

Mas aparentemente esta tudo certo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

VB5

mpoloureiro,

Olhe, nunca tinha ouvido falar nisso, mas parece um pouco paranóia... se fosse asim meus HDs já tinham dado pau há muito tempo: o de sistema é um de 40 GB , o de arquivos de 80, ambos já muito rodados mesmo ( pelo menos uns 4 anos) e funcionam no mínimo umas seis horas diárias ( nos fins de semana, umas 18 h).  Os dois estão com o SMART ativado e até hoje nem sequer um cluster defeituoso. O mesmo vale para algumas máquinas no meu trabalho: há HDs por lá que estão perto dos dez anos de serviço. Eu não me preocuparia tanto...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

pinduvoz

#3
Endossado, VB5, pois tenho um HD de 15 GB, um de 20 GB e dois de 40 GB (os dois menores em "gavetas" IDE -- lembram delas? -- e usados para backup e os dois maiores instalados) que têm pelo menos 8 anos de uso e funcionam perfeitamente.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

KurtKraut

A pouco tempo atrás a Google publicou um estudo sobre a relação dos dados oferecidos pelo sistema S.M.A.R.T. e o que acontecia de fato com os HDs dos servidores deles. E... chazan, SMART é nada confiável. Ele não prevê muitas das falhas que estão para acontecer e muitas vezes dá avisos de que um HD está para morrer enquanto meses se passam e nenhum defeito ocorre.

Portanto, o próprio Deus digital já disse que isso é bobagem. Outra coisa curiosa no estudo é que os HDs sobreviviam mais se ficasse numa temperatura um pouco acima da recomendada pelo fabricante... o que era para ser o contrário. Enfim, para HDs prática e teoria são muito distantes.