O Ubuntu não enxerga mais o meu windows...

Iniciado por Shakmatton, 29 de Outubro de 2007, 10:54

tópico anterior - próximo tópico

Shakmatton

Olá a todos.

Meu problema é o seguinte... eu estava rodando o ubuntu em minha máquina quando minha máquina reiniciou (eu estava ouvindo música do windows no amarok, e baixando umas atualizações na net). Depois disso resolvi entrar no windows mesmo, e continuar ouvindo música por lá, mas o problema voltou a acontecer (a máquina reiniciou de novo). Aí tentei dessa vez ouvir música novamente no Ubuntu, e levei um susto quando vi que estava sem papel de parede nem partição windows montada (é assim mesmo que se diz ?), em outras palavras, ele não enxergava mais o windows, onde ainda estão boas parte dos meus arquivos, e logo agora que consegui conectar, baixar tudo certinho, os plug-ins, os efeitos, enfim, tudo estava indo muito bem (bem até demais), e agora me acontece isso, um tremendo balde de água fria...

Não queria ter que resolver isso reinstalando tudo do zero (deu muito trabalho ajeitar tudo em minha máquina e eu tava pesquisando nos fóruns sobre a melhor maneira de fazer um backup comleto do sistema, mas a lei de Murphy foi mais rápida...).

Será que alguém aí já passou por isso e/ou pode ajudar a resolver essa questão ???

(Obs.: o problema da máquina não tem a ver com o linux, muito antes de instalá-lo ele já se manifestava, reiniciando o windows... mas eu vou perguntar sobre o que pode ser a causa disso em outro tópico...)

Desde já, obrigado.

FaBMak

Infelizmente vc está com problema no seu hardware, possivelmente no HD, recomendo que vc o conserte antes de mais nada.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

rjbgbo

Shakmatton, qual a versão do seu Ubuntu?

Em parte aconteceu algo parecido comigo qdo migrei da versão 6.10 p/ a 7.04, o Ubuntu como que dominou a inicialização do pc, ñ conseguia entrar na partição do windows.

Foi brabo, tive que apagar a CMOS, formatar todo o hd e reinstalar tudo de novo.

Mas também tem no fórum uns tópicos que falam sobre a configuração do Grub, tente isso.

Se ñ der talvez seja esse o caso ou talvez haja um outro problema físico no seu pc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

VB5

Com um pouco de sorte não é o HD, quem sabe... uma causa frequente de desligamentos e reinicializações é superaquecimento do processador. Abra o gabinete e verifique o estado do ventilador ( se roda bem) e do dissipador (quanto à limpeza).
Se pode entrar no Ubuntu, instale o LMSensors para monitorar rotação e temperaturas. Para confirmar se é problema com as partições, poste aqui o resultado dos comandos:

sudo fdisk -l

e

sudo gedit /etc/fstab

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Shakmatton

eu desconfio primeiro da placa-mãe, depois do cooler, e finalmente, da memória...

num desses piripaques aparece (na reinicialização) uma mensagem sobre o bios... algo como bad bios procurando no floppy...procurando no cd-rom - uma mensagem desse tipo, mas não é tela azul...
já apareceu uma outra mensagem também mas não me lembro mais o que dizia...

eu esqueci de mencionar que logo após aquela sequência de reinicializações eu ainda entrei no ubuntu, dessa vez pelo "modo de segurança". Ali surgiu uma mensagem que falando sobre o ntfs, que era recomendado ir em Remover hardware com segurança, do windows (ele queria que removesse o quê, pen drive ??? não tinha nada...).

Bom, vou ver se atualizo a bios pra saber qual que é... continuo normalmente com o windows e o ubuntu, apenas este não enxega (não "monta") o primeiro... e a máquina está aqui, ligadinha da silva desde a tarde de hoje, sem problemas... é realmente um problema engraçado (pra não dizer triste) esse o meu...

Obrigado.

golfinho

Citação de: VB5 online 29 de Outubro de 2007, 20:46
Com um pouco de sorte não é o HD, quem sabe... uma causa frequente de desligamentos e reinicializações é superaquecimento do processador. Abra o gabinete e verifique o estado do ventilador ( se roda bem) e do dissipador (quanto à limpeza).
Se pode entrar no Ubuntu, instale o LMSensors para monitorar rotação e temperaturas. Para confirmar se é problema com as partições, poste aqui o resultado dos comandos:

sudo fdisk -l

e

sudo gedit /etc/fstab

Boa sorte!...

VB5

Só tenho a reforçar oq nosso amigo VB5 falou,
passa seu fstab e fdisk e observe essa parada do superaquecimento, isso é mto comum e é a primeira coisa q o pc faz, desliga sozinho ou renicia

já tentou

sudo mount -f /dev/hda1 /windows
?

Shakmatton

Pois é, acontece que hoje liguei o computador, e entrei no Ubuntu.
Adivinha só... ele enxergou o windows, como se nada tivesse acontecido...
Tudo lá, meu papel de parede, minhas músicas, minhas pastas, tudo...

Pela lógica, faz sentido... Da última vez, o ubuntu (modo de segurança) disse que eu deveria ir em remover hardware com segurança, como se tivesse um pen drive ainda por lá (mas acho que ele se referia à outra unidade de armazenamento - o hd)...

Eu pensei que não seria um problema tão sério, visto que o cpu trabalha normalmente, com esse problema de hardware ocorrendo com uma frequência meio baixa (mas quando acontece é terrível, não tem como ficar estabilizado por muito tempo, fica reiniciando), fora isso é vida normal...

Então usei o windows por uns 2 dias... joguei...acessei a internet...não sei/não vi ninguém espetando pen-drive no gabinete, não tenho como dizer se foi esta a razão pela qual tudo voltar ao normal...

Mas eu tenho pra mim que era só ter desligado o windows normalmente... O problema é similar à uma sobrecarga rápida de energia, o cpu reinicia, e como eu tava ouvindo músicas do windows via Ubuntu, acho que deveria voltar ao mesmo, salvar e fechar tudo que fosse preciso, e só aí voltar pro windows (eu fui de um SO para outro e vice-versa, isso pode ter sido a causa), ou ainda, melhor desligar a máquina por completo... Bom, são só especulações de minha parte, mas quem sabe...

O que me incomoda é que esse problema provavelmente vai tornar a se repetir... Então fica aquela coisa... Uma vez no Ubuntu, corro o risco de sofrer o mesmo problema e ficar sem acesso à partição windows...

No momento estou pesquisando tutoriais sobre atualização de bios (a minha placa-mãe é Asus k8N), talvez eu consiga resolver com isso, talvez o problema esteja no cooler do processador, há chances de se considerar a fonte e a memória...

Enfim... obrigado pela dica de todos.

VB5

Shakmatton,

.....e como eu tava ouvindo músicas do windows via Ubuntu.....

se estava usando um player do Ubuntu e acessando arquivos .mp3  da partição Windows, não deveria haver problema - pelo menos, não tão grande!... Se estava executando um player de W$ via Wine, até talvez, mas não vejo porque você iria fazer isso. De todo o modo, nunca troque de SO sem antes fechar todos os aplicativos e só então reiniciar a máquina.

Então fica aquela coisa... Uma vez no Ubuntu, corro o risco de sofrer o mesmo problema e ficar sem acesso à partição windows...

Não creio; nunca vi acontecer isso, e com certeza o Ubuntu nada tem a ver: usamos dual boot em todas as máquinas do meu setor de trabalho, as trocas de SO são constantes e nada disso ocorre. A questão é mudar de SO com segurança e calma...

.... estou pesquisando tutoriais sobre atualização de bios (a minha placa-mãe é Asus k8N)....

Também acho que não é por aí: tenho duas máquinas com essa placa e ela é excelente ; com certeza não precisa de atualização de BIOS ainda. É muito mais fácil você verificar primeiro o seu cooler e dissipador, e se desconfia da memória inicie o Ubuntu na opção "memtest"...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Glauco Hass

Certamente sua máquina está com algum problema, reiniciar assim não é normal. Arrisco dizer que ela está aquecendo demais.
Quanto a ver a partição do windows no Ubuntu, isso acontece geralmente quando é necessário efetuar um scandisk nessa partição windows. Após isso, na próxima vez que entrar no Ubuntu a partição já deve estar automaticamente montada.
Testa aí.