Contrab + Email via texto = Agenda de Eventos

Iniciado por niickboy, 26 de Outubro de 2007, 10:39

tópico anterior - próximo tópico

niickboy

bom dia amigos.

Nós temos hoje mais ou menos 250 emails cadastrados no nosso servidor,  e todo mês, várias pessoas fazendo aniversário.
Nosso setor pessoal, envia mensalmente uma lista com todos os aniversariantes de mês atual, entao sabendo da grande CAPACIDADE, que o softaware livre nos oferece, eu pensei com meus botôes!

Por que o nosso servidor não manda um email para os usuários avisando sobre o aniversário?

Bom, para dar base a esta idéia, eu já vi que podemos enviar email pelo modo texto, e juntando isso ao comando Cron (contrab), poderíamos agendar o envio destes emails. Claro que se tivessemos um script, facilitaria (e muito) a nossa vida. mas ai vem o problema.. eu não sei (direito) fazer script. he he he

Por acaso, poderia contar com voces, para conseguir transformar esta ideia em realidade?

Nós usamos aqui na empresa
Fedora Core 4
Qmail

;)

Niickboy
www.omelhordeti.com.br ( Site sem idéias novas)

brunu

#!/bin/bash

#Nesta variável estou guardando a data do dia
data=`date +%d/%m`

#Estou assumindo que vc tem um arquivo com uma lista neste formato #fulano@fulano.com-dia/mês
#No arquivo datas.txt terá todos emails e data de aniv. dos seus funcionários #do modelo acima

#Na linha abaixo estou separando os aniversariantes do dia, colocando em um #novo arquivo chamado envia.txt

cat datas.txt | grep $data > envia.txt

#Nesta linha estou enviando email para os aniversariantes do dia com a #mensagem "Feliz aniversário"

for email in `cat envia.txt | cut -d- f1`;do
       echo "Feliz Aniversário" > mail $email
    done

#Se quiser enviar uma mensagem que já esteja definida em um arquivo, vc #pode pôr esta linha no lugar da linha do (Feliz aniversário)

mail $email < mensagem.txt

Espero ter ajudado!

Se alguém quiser editar alguma linha do código pra ajudar o amigo, fique avontade.
Bruno
Salvador-BA