problema com restricted-extras

Iniciado por phibes, 10 de Janeiro de 2008, 00:09

tópico anterior - próximo tópico

phibes

Boas. este é o meu 1º post ( de muitos, pelo andar da carroça)
bem, tava aqui a ler uns livros do ubuntu, e dizia me para fazer "sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras"
foi o que fiz, mas entretanto aquilo parou a fazer sei la o quê, e resolvi fechar o Terminal.
agora, sempre que quiser fazer alguma actualização, ou voltar a fazer o restricted, aparece me um aviso " E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem. E: _cache->open() failed, please report."
Quando tento executar a linha que al diz " dpkg: requested operation requires superuser privilege"
Tenho o ubuntu instalado a muito pouco tempo, e não sei o que fazer agora. Só espero que não seja tipo window$ "format c:"
agradeço desde ja qualquer ajuda

cyberlion

Bem amigo, como diria Jack Estripador: vamos por partes ;D.

Primeiro é necessário entender que em Linux você precisa agir como administrador sempre que quiser mexer em algo do sistema. Na maioria das distribuições linux você utiliza o "su" e se loga como root sempre que quiser tais operações. No Ubuntu há o prático "sudo" que transforma você temporariamente em administrador.

O erro que estás recebendo ao tentar executar a linha sugerida (dpkg --configure -a) se deve ao fato de você estar esquecendo o danado do "sudo" na frente da linha. Então basta abrir um terminal e executar

sudo dpkg --configure -a

Após isso seus problemas estarão resolvidos.
:D
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

phibes

ena, resposta rapida ;D obrigadissimo!
por acaso tive a investigar e cheguei a essa conclusao so "sudo".
também descubri que fazendo " sudo apt-get install -f" me iria resolver o problema. Ja esta a fazer as suas devidas actualizações!
bem, vou continuar a ler mais qualquer coisa, para não voltar a fazer erros desses.
obrigado pela atenção e... ate breve  :D