Partição do HD inacessível

Iniciado por Barbeirovsk, 04 de Janeiro de 2006, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

Barbeirovsk

O problema é o seguinte...

Tenho uma partição no HD - chamada hdd6 -  que não consigo acessar, a seguir:

paulo@ubuntu:~$ cd /
paulo@ubuntu:/$ cd media
paulo@ubuntu:/media$ ls
cdrom  cdrom0  cdrom1  floppy  floppy0  hdd6
paulo@ubuntu:/media$ cd hdd6
paulo@ubuntu:/media/hdd6$ ls
oi
paulo@ubuntu:/media/hdd6$ mkdir 001
mkdir: não é possível criar o diretório `001': Permissão negada
paulo@ubuntu:/media/hdd6$

O sistema consegue montar a partição sem problemas, dei uma olhada nas propriedades da mesma e na aba de Propriedades consta, Dono do arquivo: root, Grupo do arquivo: root, as permissões são: Dono: Leitura/Escrita/Execução; Grupo e Outros: Leitura/Execução.

O problema começa aí. Não consigo mudar essas permissões e configurações... tentei usar o GParted para formatar a partição, mas dá um erro. No Sistema > Administração > Discos, a partição aparece com o sistema de arquivos ReiserFS, mas a opção formatar está desabilitada.

Alguém tem alguma dica?

valew

FaBMak

Quando vc monta uma partição ela aparece com "cadeado" no GParted, impossibilitando modificações na mesma. Desmonte a partição e tente novamente.

Por padrão, as partições são montadas e acessadas somente pelo root, a não ser vc no momento da montagem vc dê direito a outros usuários. Poste aqui o comando usado na montagem ou o arquivo /etc/fstab, caso a partição seja montada automaticamente.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Z1nhow

Se tiver querendo apenas acessar, muda o /etc/fstab, se tiver afim de formatar, abre o gparted como root (sudo gparted)

Barbeirovsk

Olá. O problema persiste.

Tentei o Gparted usando o sudo, e continua sem funcionar...

O meu arquivo fstab está assim:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>         <options>       <dump>  <pass>
proc                        /proc                     proc               defaults           0                 0
/dev/hdd1             /                              reiserfs        notail                0                 1
/dev/hdd6             /media/hdd6        reiserfs        defaults           0                 2
/dev/hdd5             none                      swap             sw                     0                  0
/dev/hda               /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto    0                 0
/dev/hdb               /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto    0                 0
/dev/fd0                /media/floppy0    auto               rw,user,noauto  0             0

As mudanças que devo fazer, pelo que entendi (segundo o site http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxBSD/modules/artigos_tecnicos/fstab.htm), resultariam no seguinte:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>         <options>       <dump>  <pass>
proc                        /proc                     proc               defaults           0                 0
/dev/hdd1             /                              reiserfs        notail                0                 1
/dev/hdd6             /media/hdd6        reiserfs        rw,suid,dev,exec,auto,user,async           0                 2
/dev/hdd5             none                      swap             sw                     0                  0
/dev/hda               /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto    0                 0
/dev/hdb               /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto    0                 0
/dev/fd0                /media/floppy0    auto               rw,user,noauto  0             0

Ouseja, remover do hdd6 a opção 'defaults', e adcionar o 'user', para que todos os usuários tenham as permissões de leitura e gravação.

O problema é que eu não consigo modificar o arquivo. Abri ele no Gedit, mas não escreve nada, pensei em acesar pelo terminal, mas ñ sei se digitei o comando certo, a seguir:

paulo@ubuntu:~$ cd /
paulo@ubuntu:/$ ls
bin    debootstrap  home        lib    opt   sbin  tmp  vmlinuz
boot   dev          initrd      media  proc  srv   usr
cdrom  etc          initrd.img  mnt    root  sys   var
paulo@ubuntu:/$ cd etc
paulo@ubuntu:/etc$ fstab
bash: fstab: command not found
paulo@ubuntu:/etc$ cd fstab
bash: cd: fstab: Não é um diretório

ou seja, como posso alterar este arquivo?

valew

Br1000

Barbeirovsk

Substitua
paulo@ubuntu:/etc$ fstab
por
paulo@ubuntu:/etc$ sudo gedit fstab
Entre com a senha, modifique o que quiser e salve.

[]'s

hellubuntu

Se eu entendi bem..

Para desmontar : sudo umount /media/hdd6

para formatar : sudo mkfs -t reiserfs /dev/hdd6

flw!!

Barbeirovsk

Olá senhores....

Eu não conseguir resolver o problema na integridade, só driblá-lo.

Agora estou movendo os arquivos para a partição somente pelo terminal...

e olha que eu tentei todas as dicas, e não funcionaram 100% não....

Mas mto obrigado pela ajuda!!!