Socorro! Não entra mais (Exception Emask e Buffer I/O Error de Montão) [resolvi]

Iniciado por krakow, 02 de Novembro de 2007, 18:47

tópico anterior - próximo tópico

krakow

Estava usando o Xubuntu perfeitamente e não fiz nenhuma alteração importante... reiniciei o computador para ver se a internet voltava.
O logo apareceu, começou a carregar e parou lá pela metade, eis que surge essa primeira tela... (botarei aqui em sequência o que apareceu).

Que diabos é isso?
Erro no Linux?
Problema no HD?
Nunca tive nenhum problema com esse HD e não fiz nada com ele que pudesse causar esse problema de uma hora pra outra... estou começando a ficar decepcionado com o Linux desse jeito.

1- Se for problema no HD, qual programa eu posso executar pelo Live Cd para tentar consertar?
2 - Ou então... que programa eu uso para formatar completamente essa partição para poder reinstalar o Xubuntu/Ubuntu?
3 - Para reinstalar o Xubuntu ou trocar para o Ubuntu eu simplesmente insiro o live cd e mando instalar aonde o outro se encontrava? O Grub se acerta direitinho ou fica maluco?

Agradeço por antecedência!
;)

auei

não faço a minima ideia desse erro ai
pra mim nunca deu erro na verificação da partição

tem que tenta faze uma checagem na tua partição sdb3 ve se consgue recuperar

se quiser formatar é só instalar o (x)ubuntu normalmete e na hora de escolher a partição formata a sdb3.
O grub se acerta... qualquer coisa só edita ele em /boot/grub/menu.lst com um:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

;)

mas deve te um jeito de reparar essa tua partição ai
Não tente transformar o Linux num Windows

krakow

tem que tenta faze uma checagem na tua partição sdb3 ve se consgue recuperar

E como?
???
hehehe

krakow

Bom... vou formatar essa joça então e instalar de novo.
Qual a melhor maneira de formatar essa partição, de repente 'consertando' alguma coisa no processo?

VB5

Se for reformatar a partição, você pode dar boot pelo LiveCD e usar o GParted que vem nele. O problema que vejo é que o programa que acusou os erros é o 'fsck' que seria o verificador de disco do Ubuntu (equivalente ao CHKDSK ou SCANDISK). Você pode chamálo pelo Terminal e ver se o erro se repete da mesma forma.
Como também nunca vi esse erro, acho que ele tanto pode ser de hardware como de software... Se puder esperar mais um pouco, é provável que alguém com mais experiência na área poste algo.

Boa sorte!...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

krakow

Valeu, VB5.
O comando para o o fsck seria "fsck /dev/sdb3" então?

VB5

Acho que sim, nunca precisei usá-lo até agora... tente digitar "man fsck" primeiro, para ver as opções. A propósito, só por curiosidade, qual a marca desse HD?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

krakow

Tentarei então.
Nem lembro a marca do HD... depois posto os resultados e a marca.
:)

Junior_Sampa

Aqui em casa uso o Ubuntu em minha gaveta USB que também rola como sdb uma vez que meu HD interno é sata.

As vezes acontece isso aqui... parece ter relação com o tempo de resposta do HD quando solicitado... quando acontece aqui eu desligo o PC, desligo minha conexão USB da gaveta, ligo o sistema do meu HD principal (ruindows minha esposa está relutando pra migrar pra linux), daí desligo de novo e conecto a gaveta que rola... se der pau dou um reset e funciona de boa...

Espero ter ajudado.

Sds.
Junior

VB5

Ao que parece, é algo assim mesmo... mas o fato de o HD ser identificado como SATA ou não parece não fazer qualquer diferença.

VB5

Junior_Sampa

Como falei, no meu caso é por ser usb o tempo de resposta as vezes dá umas reatadas rs...

Pode ser o caso dele...

Abrs.
Junior

krakow

Resolvido!!!
Pelo menos é o que parece!
hehehe
;D

Dei o fsck pelo live cd, dei 'yes' pra tudo e o sistema entrou perfeitamente.

Não consegui ver a marca do HD por aqui... =P

VB5

Beleza!!...  :D :D Se o sistema subiu, deve estar tudo bem!

Quanto ao HD, Sistema>Preferências>Informações de Hardware ( todoo hardware  está listado lá. Pergunto porque tenho tido ( no trabalho, por sorte...  ;)) muitos problemas com HDs da Samsung.

VB5