reconhecimento de partições no Gusty

Iniciado por Saci-Pererê, 20 de Outubro de 2007, 12:30

tópico anterior - próximo tópico

Saci-Pererê

aho!
acabo de instalar o Gusty na minha máquina com 120 Gb HD, particionando da seguinte forma:

20 Gb para windows xp - ntfs em /dev/sda1
1 Gb para swap linux em /dev/sda2
30 Gb para linux como / - ext3 em /dev/sda3
69 Gb para linux - ext3 em /dev/sda4

pensei nessa forma de particionamento, que não sei se é a melhor... caso alguém tenha uma sugestão melhor estou aberto pra modificar, mesmo porque como acabo de instalar o Gusty, estou com meus arquivos pessoais todos em backup..

mas meu problema é o seguinte:
não consigo fazer com que o sistema reconheça a partição em /dev/sd4 (ext3), apenas quando abro o nautilus e clico em "computador" e depois no volume equivalente ao sd4... aí sim aparece disponível...
tem como ele reconhecer diretamente, sem a necessidade de ficar montando essa partição toda vez que ligo o computador??

agradeço desde já qquer colaboração!

fabiovalinhos

Salve.

Olha, tem um pessoal que é muito bom nesta parte de partições.
Posso adiantar para eles alguns comandos que são sempre necessários para resolver esse tipo de problema.

Passa os resultados desses comandos:

cat /etc/fstab

e

sudo fdisk -l

Valeu.
55
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Saci-Pererê

rafael@saci-perere:~$ cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda3
UUID=10fc71a9-6aab-4a2f-ac24-329cca89f701 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda4
UUID=9A5D-AC3B  /arquivos       vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/sda1
UUID=AEA8827BA88241B7 /media/sda1     ntfs    defaults,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/sda2
UUID=8ac5f8d7-9acd-42e3-914a-01d54eb5e136 none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

Saci-Pererê

Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x282d282d

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        2548    20466778+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            2549        2672      996030   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda3            2673        6319    29294527+  83  Linux
/dev/sda4            6320       14593    66460905   83  Linux

fabiovalinhos

Olha, respondendo a primeira parte da sua pergunta, depende do que vc quer.

Vc vai usar o windows e mais quantas distro linux??

Vou supor que vc deseje apenas Win + Ubuntu.
Eu opinaria em algo assim:

partição 1 windows - 20gb (está ok)
partição 2 Ubuntu ext3 raíz (/) - 15 GB (ou 10gb)
partição 3 Ubuntu ext3 home - 10Gb talvez. É legal deixar a home separado pois na próxima versÃo vc instala o Ubuntu na raíz e as configuraçÃo de seus programas, desk, etc, se mantêm pois estão na home.

partição 4 Arquivos fat32 - o restante de gigas que sobrar que sobrar...lembre-se de colocar o filesystem  fat32, assim tanto o Ubuntu como o windows poderam ler e escrever.

partição 5 swap - 1gb - já cheguei a ler aqui que o ideal é o swap ser a última partição. Tem uma explicação para isso mas eu não lembro. Parece que rende melhor ou algo assim.

Lembre-se, isso é uma sugestão através da minha experiência. Não sei como vc usa seu micro. Cada pessoa tem uma realidade diferente.
Ex: eu tenho todos os pacotes abaixado e atualizados na minha raíz, não limpei o meu /var/cache/apt/archives com:

sudo apt-get clean

Mesmo assim, com o ubuntu instalado na minha raíz mais estes pacotes, esta partição não passa de 5Gb. Está certo, eu não soquei jogo, mas eu acho que difícilmente chegaria a 10Gb..deixe 15 de folga.

____________________________________________________________________________________

Sobre a segunda parte do seu tópico, vc falou que o sda4 é ext3.
O fdisk confirma o que vc falou.
O fstab não confirma, ele fala que é uma partição fat..ai é que está.

Bem, se vc decidiu fazer um novo particionamento, ai vc terá que verificar se tudo está ok, matando o problema atual se tudo der certo.
Agora se vc achar que vai continuar assim mesmo e quer montar o sda4, como eu falei, teremos que esperar alguém mais experiente nessa parte.

Se alguém tiver alguma observação do que falei, ou a acrescentar, corrigir,  etc, manda bala.

Sorte.
7355

sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Saci-Pererê

Fabiovalinhos!

obrigado pelas explicações e dicas!
realmente, acho que fiz mal em não deixar uma partição como /home... não pensei nessa possibilidade de atualização de arquivos...

eu pretendo ter apenas uma distro linux (ubuntu) e o windows...
mas fica aqui outra pergunta: poderia abrir uma partição lógica para outras distros linux?
vou reinstalar o ubuntu (pela terceira vez...) e cuidar mais com as partições...
afinal é caindo que aprendemos né!

então pensei o seguinte:
partição 1 - windows - 20gb (ntfs)
partição 2 - arquivos - 64gb (ext3)
partição 3 - lógica
                      dividida em: lógica 1 - ubuntu raíz (/) - 15 gb (ext3)
                                       lógica 2 - ubuntu (home) - 20 gb (ext3)
partição 4 - swap - 1gb

deixando a swap como ultima partiçao, seguindo dica sua...
vou formatar a partição para os arquivos como ext3 mesmo, pois já existe uma maneira do windows ler partiçoes ext2 e ext3... acho que esse formato de partição é mais seguro e mais rápido que a fat32, certo?
até porque uso bem pouco o windows.. na verdade falta pouco pra me livrar em definitivo dele, questão de tempo...

bom, acho que era isso...
que acha desse formato??
algum problema em deixar o ubuntu em partição lógica??
caso sim, qual a melhor maneira de fazer isso?

agradeço a colaboração!
sem dúvida é muito gratificante pertencer a uma comunidade que sabemos que todos se ajudam!
esse sentido é que aproxima os usuários linux de uma verdadeira comunidade alternativa virtual!!
viva a liberdade!

elvismagrelo

Eu acabei de instalar o Ubuntu 7.10, mas ele não ta reconhecendo a partição onde guardei todos meus arquivos! que é NTFS.
Quando era windows já tinha 2 hds  particionados, então particionei da seguinte maneira:

Primeiro HD - ext3 (42,9GB) / linux-swap (1,85GB) / fat-32 (4,01GB)
Segundo HD(hda5) - ntfs (onde eu guardei todos meus arquivos de musica, imagens, textos etc)

Acontece que instalei somente o Ubuntu. Não tô conseguindo visualizar o hda5. Aparece a pasta em /media/, mostra os GBs restantes, mas nao visualiza nada.

Antes quando tinha instalado o 7.04 dava pra ver tudo normal, mas como ReadOnly. Só conseguia abrir, mas nao salvar coisas nele.

O que tá acontecendo? tem solução esse meu problema?

Obrigado aí desde já minha gente!
Bira