placa de som creative

Iniciado por fabiopmattos, 10 de Julho de 2007, 13:52

tópico anterior - próximo tópico

fabiopmattos

Oi, boa tarde, gente.

Estou com o seguinte problema. Meu computador possui duas placas de som. Uma onboard (placa asus a7v600x) e outra offboard (creative). Após a instalação o ubuntu funcionou beleza, só que tem um problema, ele detectou as duas placas de som (mesmo a onboard estando desativada na bios) e vira e mexe ele liga com os drivers da placa de som onboard.

Já pesquisei muito na internet e não achei nada de como eu tenho que fazer para exclui os drivers da placa onboard ou uma forma do ubuntu nao a reconhecer mais.

Aproveitando gostaria de dizer que sou novato em linux, já utilizei algumas outras distros mas não gostei e voltei ao windows, mas o ubuntu eu realmente adorei e espero desta vez poder esquecer do windows de vez. =)

A versão do ubuntu que instalei foi a 7,04, instalei todas atualizaçoes e o beryl tambem. Meu hd está particionado com windows xp e o ubuntu agora, está funcionando tudo beleza, o unico problema é o da placa de som mesmo.

Agradeço a todos :)

fabiopmattos

Citação de: fabiopmattos online 10 de Julho de 2007, 13:52
Oi, boa tarde, gente.

Estou com o seguinte problema. Meu computador possui duas placas de som. Uma onboard (placa asus a7v600x) e outra offboard (creative). Após a instalação o ubuntu funcionou beleza, só que tem um problema, ele detectou as duas placas de som (mesmo a onboard estando desativada na bios) e vira e mexe ele liga com os drivers da placa de som onboard.

Já pesquisei muito na internet e não achei nada de como eu tenho que fazer para exclui os drivers da placa onboard ou uma forma do ubuntu nao a reconhecer mais.

Aproveitando gostaria de dizer que sou novato em linux, já utilizei algumas outras distros mas não gostei e voltei ao windows, mas o ubuntu eu realmente adorei e espero desta vez poder esquecer do windows de vez. =)

A versão do ubuntu que instalei foi a 7,04, instalei todas atualizaçoes e o beryl tambem. Meu hd está particionado com windows xp e o ubuntu agora, está funcionando tudo beleza, o unico problema é o da placa de som mesmo.

Alguem?

fabiopmattos

Citação de: fabiopmattos online 10 de Julho de 2007, 19:09
Citação de: fabiopmattos online 10 de Julho de 2007, 13:52
Oi, boa tarde, gente.

Alguem?

como ninguem me ajudou, achei o problema e vou postar aqui para os novatos tambem, igual eu.

Duas placas de som no Ubuntu
    quarta-feira, 2 de maio de 2007, Binho 21:46:28 | rviana
    Eu possuo uma mobo A7V600-X da Asus que vem com som onboard que eu deixo desabilitado na BIOS.
    Em seu lugar uso a placa SoundBlaster Live! 5.1 da Creative, por questões óbvias.
    Engraçado foi descobrir que depois de ter instalado o Ubuntu 7.04 a placa de som onboard estava sendo
    reconhecida, mesmo ela tendo sido desabilitada na BIOS antes da instalação do sistema operacional. Isso
    fazia com que os módulos das duas placas fossem carregados na inicialização causando confusão no
    sistema e na minha cabeça.
    A confusão que isso causava era que mesmo ajustando a placa SoundBlaster como padrão do sistema
    alguns programas (na verdade a maioria deles) teimavam em considerar a placa onboard como a padrão.
    Constantemente eu dava uma olhada no arquivo /proc/asound/cards para ver quem era quem e podia
    verificar que ora a placa SoundBlaster estava configurada como a placa padrão ("0′′), ora como a
    secundária ("1′′). Isso variava de acordo com a ordem com que os módulos eram carregados a cada
    inicialização.
    Depois de sofrer com esse problema por algum tempo e de muita pesquisa na net descobri uma maneira
    simples de fazer com que o módulo da placa onboard não fosse sequer carregado: editando o
    arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.
    Bastou identificar o módulo da placa onboard através de um lsmod | grep snd_ (o módulo era o
    snd_via82xx), adicioná-lo no final do arquivo, reiniciar o computador e pronto! Já podia curtir meu som 5.1
    sem interferências.
    Abaixo, as duas últimas linhas do arquivo /etc/modprobe.d/blacklist (a linha que inicia com # é apenas um
    comentário):
    # bloqueia o carregamento do módulo da placa de som onboard
    blacklist snd_via82xx
    Havia outra maneira um pouco mais trabalhosa de se resolver esse problema. Bastava criar um script que
    removesse os módulos das duas placas de som e em seguida os carregasse na ordem correta. Esse script
    deveria rodar na inicialização do sistema.
    Mas como eu não precisava usar duas placas de som aqui no meu computador optei pela primeria
    solução.
    []s.
informações tiradas do blog abaixo
http://rviana.wordpress.com/feed/

chvidal

Rapaz, parabéns pelo sua iniciativa.. mesmo ninguém tendo respondido vc ainda colocou a solução.

Mas estou aqui também por outro motivo. A minha placa coincidentemente é a mesma, A7V600-X e também tenho uma creative off. Porém, tenho um sério problema de som no flash.
Já fiz de tudo possível. Tudo mesmo.. todas soluções até pra quem usa ubuntu64. Enfim, o seu está normal?

Pensei que no ubuntu 7.10 fosse resolver, mas nada! No trabalho tá ok, na casa dos meus pais.. estou começando a me convencer que o problema é comigo.. um abraço