Undelete

Iniciado por barmak, 28 de Junho de 2006, 13:44

tópico anterior - próximo tópico

barmak

Pessoal,
1) O que acontece quando se deleta um arquivo no Ubuntu: ele só perde a primeira letra, como no Windows, ou ele é realmente apagado?
2) Existe como"'undeletar' um arquivo apagado?
José Claudio

a13x

Citar1) O que acontece quando se deleta um arquivo no Ubuntu: ele só perde a primeira letra, como no Windows, ou ele é realmente apagado?
o arquivo vai pra lixeira, igual no windows
pra vc apagar definitivamente o arquivo (também = no windows) use SHIFT+Del
Citar2) Existe como"'undeletar' um arquivo apagado?
vai na lixeira que fica do lado direito da barra inferior

barmak

a13x,
Talvez não tenha me expressado bem:
Eu quero saber o que acontece com o arquivo depois de você ter limpado a lixeira.
Ele é realmente apagado ou só perde a primeira letra?
Dá para "undeletar"? Eu sei que partições ext2 podem ser undeletadas, mas e ext3 e reiserfs?

a13x

ah foi mal, eu num tinha entendido
com tanto usuário iniciante por aqui, quando eu vejo um com 1 ou 2 mensagens eu já acho que é coisa bem simples
quanto a sua pergunta... eu fico devendo essa :(

Lamego

O que acontece com os arquivos quando são removidos depende do tipo de filesystem, de qualquer forma em todos os sistemas de ficheiros que conheço de Linux/Unix simplesmente removem a entrada do ficheiro e marcam o espaço como livre.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

barmak

Obrigado Lamego,
Então deve haver um jeito de recuperar, não importa o filesystem.
E existe algum desfragmentador de arquivos para Linux? E limpador de espaço vazio?
José Claudio

Brunno

Eu sei que para ext2 e ext3 existem programas que fazem este trabalho, para reiserfs (pelo que ouvi falar, nunca tentei) já é um pouco mais difícil.

Vou ficar te devendo os nomes dos programas, mas com paciência você encontra pelo google. :)
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Lamego

Em relação ao undelete existem procedimentos para recuperação em cada um desses filesystems, mas posso já avisar que são bastante complexos e a probabilidade de recuperar é bastante reduzida comparado com os mesmo em windows, isto é pela forma como estes file systems são geridos.

Em relação ao desfragmentador este não existe porque não tem grande utilidade, a forma como os dados são distribuídos nos filesystems linux é bastante diferente da do Windows, aqui a distribuição dos ficheiros não tem grande impacto na performance do sistema.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

barmak

Pessoal,
Obrigado pela atenção.
Lamego,
Você sabe me informar onde posso estudar os filesystems do linux?

whitesuit

barmak

whitesuit,
Muito obrigado, mesmo!!!!!!
Zé Claudio

Você sabe me informar onde posso estudar os filesystems do linux?

http://www.tldp.org/HOWTO/Filesystems-HOWTO.html