[RESOLVIDO] Problemas na impressão em rede

Iniciado por JG, 14 de Outubro de 2007, 20:43

tópico anterior - próximo tópico

JG

Olá pessoal, tudo certo?

Estou com um problema com minha impressora. É uma HP Deskjet 3845 e está com o driver p/ linux devidamente instalado. Poŕem, eu conecto meu computador através de um gateway doméstico (que seria o computador do meu irmão), sendo que este usa Windows. Então, eu configurei a impressora pelo CUPS para que meu irmão possa imprimir usando a rede. Porém, quando a impressora imprime arquivos pela rede, as páginas saem impressas em cores erradas e as imagens e os textos saem espelhados. Tentei emular pelo Wine o driver da impressora mas não deu certo.

E então, alguém sabe como resolver este problema?

Obrigado!
HP Pavilion ze2410BR
Mobile sempron 1.8 - 40Gb - 1Gb RAM - Radeon Xpress200M
Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

VB5

Para mim, a solução que sempre funcionou para impressora em máquina Ubuntu ligada em rede com máquinas W$ foi esta:

Como tornar a impressora acessível os vários computadores da rede Windows a partir de uma máquina Ubuntu:

Conforme a sua versão do Ubuntu, edite o arquivo:

Dapper: /etc/cups/cups.d/ports.conf
ou
Edgy: /etc/cups/cupsd.conf

de forma a que fique:

#Listen localhost:631
    Listen *:631
    Listen /var/run/cups/cups.sock

Reinicie o cups:

sudo /etc/init.d/cupsys restart

Na máquina com Windows:

Execute o wizard " Adicionar impressora"
    Selecione impressora de rede
    Introduza http://ip_do_ubuntu:631/printers/nome_da_impressora
    Adicione os respectivos drivers.

Espero que ajude!

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

JG

Olá, VB5, tudo certo?

Então, consegui resolver os problemas. Anteriormente você já havia me dado essa dica de configuração em rede (acho que vc não se lembra, heheh :)), mas o problema não estava aí. O PC com ruindows tem 2 usuários, um deles imprime textos e imagens corretamente, o outro não, então, não tem nada a ver com o Linux.

Mas eu descobri como instalar o centro de controle das impressoras HP no Linux (em geral só é instalado o driver). É interessante tê-lo, pois contém opções avançadas para limpeza e alinhamento de cartuchos, como o seu status e outras coisas úteis.

Para instalar, é só dar o seguinte comando:

sudo apt-get install python-qt3 (PS: vc deve ter o HPLIP instalado)

Após a instalação, clique com o botão direito no menu principal e escolha "Editar menus"
Duplo-clique em "Preferências" e marque "HPLIP Toolbox".

Pronto! Agora, para acessar o centro de controle HP, é só ir em "Sistema > Preferências > HPLIP Toolbox"

Espero ter ajudado ;D

VB5, obrigado pelo reply, afinal, o que vale é a intenção :).

'Inté'!
HP Pavilion ze2410BR
Mobile sempron 1.8 - 40Gb - 1Gb RAM - Radeon Xpress200M
Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

VB5

JG,

Desculpe, realmente não lembrava...  a gente repete tanto algumas dessas dicas que perde a conta!  ;D Mas sou eu quem agradece, pois desconhecia essa do "Centro de Controle"... está anotada, valeu!...  :D

( ),

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB