O gosto amargo da Apple

Iniciado por RC2006, 13 de Outubro de 2007, 10:33

tópico anterior - próximo tópico

RC2006

 O gosto amargo da Apple

A palavra da semana é bricked. Vem do inglês, quer dizer 'tornar tijolo'. Quando você tanto mexe em seu computador – ou iPod, ou console de games ou seja lá o quê – a ponto de que a máquina não liga mais de não ter conserto, ela foi bricked. Virou peso de papel dos mais caros. Virou tijolo.

Alguns iPhones foram bricked esta semana.
Aconteceu assim: a Apple divulgou o primeiro update no software do telefone, que tapa uma série de vulnerabilidades do aparelho. A maioria dos problemas estavam no Safari, o browser, mas havia também um galho ou outro no email e um terceiro no protocolo bluetooth. Evidentemente, estes updates são naturais.

Nos EUA, os iPhones foram vendidos com contratos para a Cingular/AT&T, uma das operadoras de celulares do país. Nas semanas seguintes ao lançamento, alguns hackers desenvolveram produtos para destravar o iPhone, permitindo que operasse com qualquer operadora. E muitos usuários instalaram a modificação.

Quem modificou seu iPhone e fez o update do sistema se danou: o telefone sequer liga. Não apenas deixou de operar como celular, mas também não funciona para navegar pela internet via WiFi ou toca músicas como iPod. Sequer liga mesmo.

Conforme a palavra bricked começa a se popularizar pela imprensa americana, a Apple já havia anunciado que não se responsabilizaria por ninguém que hackeasse o iPhone. Quem o fez, correu risco por conta própria.

Assim, periga que tudo vire um jogo de gato e rato, com no próximo update a Apple inutilizando mais uma penca de aparelhos e os hackers conseguindo reverter o processo indefinidamente. No meio do caminho, utilizando-se de uma estratégia de medo, por certo a empresa de Steve Jobs conseguirá dissuadir muita gente de tentar libertar seu iPhone.

Mas cá fica um gosto amargo que a Apple nos deixa.

Fonte:
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12100
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2