Internet via Rádio

Iniciado por martinho_junior, 01 de Outubro de 2007, 21:14

tópico anterior - próximo tópico

martinho_junior

Olá pessoal do fórum....

Instalei o Ubuntu no pc de um amigo que tem internet via rádio e não estou conseguindo acessar a internet. Durante a instalação, as configuração automáticas não foram realizadas. Sei que em alguns casos a configuração é automática durante a instalação,mas soube de alguns casos em que isso não ocorreu, assim como aconteceu comigo.

Alguém ai sabe como posso fazer essa configuração de forma rápida e indolor? De que dados vou precisar?

Valeu!!!
Junior

Felix

Provavelmente você precisará dos dados do provedor do seu amigo:

1. Endereço ip
2. máscara de sub-rede
3. gateway
4. DNS

Você configura indo em Sistema > Administração > Rede

PS.: Isso é uma configuração 'básica', varia de provedor para provedor, às vezes é necessário a uma chave wep também.., etc, etc, etc.... o ideal é você entrar em contato com o suporte do provedor que eles lhe prestarão o devido auxílio

woodson

Felix fiz exatamente o q vc sugeriu aí, liguei pro suporte eles me passaram esses dados e ta funcionando aqui, so o problema eh que a minha internet oscila muito aí as vezes caí, so que ela não volta aí tenho que reiniciar o linux pra poder ter net de volta.

qualquer ajuda eh bem vinda

pinduvoz

Em Sistema > Administração > Rede, escolha a sua placa e experimente colocar "DHCP" em "configuração", deixando em branco os demais campos.

Os ISP (provedores) que oferecem serviço via rádio geralmente usam DHCP, que configura automaticamente a conexão.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

woodson

Rapaz eu tentei ja, desse jeito n funciona, liguei pro suporte os cara falaram q n se responsabilizavam pelo linux e me passaram ip fixo.

Felix

Citação de: woodson online 07 de Outubro de 2007, 14:30
Felix fiz exatamente o q vc sugeriu aí, liguei pro suporte eles me passaram esses dados e ta funcionando aqui, so o problema eh que a minha internet oscila muito aí as vezes caí, so que ela não volta aí tenho que reiniciar o linux pra poder ter net de volta.

qualquer ajuda eh bem vinda

A vantagem do linux é que você na maioria das vezes não precisa reiniciar todo o sistema...

Faça um teste, quando sua internet "travar" tente 'pingar' o seu gateway:

"ping xxx.xxx.xxx.xxx" (onde obviamente você fará a devida substituição pelo ip do gateway fornecido pelo seu provedor)

se o tempo de resposta estiver muito alto, ou não estiver realmente respondendo, você poderá reiniciar somente a rede com o comando:

"sudo /etc/init.d/networking restart"

caso não funcione, entre novamente em contato com seu provedor e explique o problema para eles e exija uma solução.

PS.: Trabalho num probedor de internet via rádio e posso te garantir que não existe essa deles falarem para você que "não se responsabilizam pelo linux"....

VB5

Citação de: woodson online 07 de Outubro de 2007, 23:19
Rapaz eu tentei ja, desse jeito n funciona, liguei pro suporte os cara falaram q n se responsabilizavam pelo linux e me passaram ip fixo.

Eles adoram fazer isso... :D :D Ok, tente a mesma conexão via Windows, com os mesmos dados fixos,  e veja se oscila. Tô mais pra dizer que a transmissão é que é ruim, mas o suporte sempre prefer culpar o Linux. Se oscilar ... é só cobrar deles!...

==Editando:==
Felix, não me referi especificamente ao suporte de conexão via rádio...  ;D Tenho Virtua, e já cansei de ouvir "só podemos fornecer suporte a Windows..."  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

woodson

rapaz a conexao do windows n tem problema, qnd ela oscila e cai com um pedaço aparece aqueles balaozinho dizendo q a internet voltou, acho q acontece a mesma coisa no linux so q n ta dando um refresh pra pegar de novo a internet, fui no maneger ai la fica mostrando a força do sinal (entre 80%) so q o status diz q ta desconectada, e n tem como mudar, so reiniciando.

Felix

Citação de: VB5 online 07 de Outubro de 2007, 23:43
Citação de: woodson online 07 de Outubro de 2007, 23:19

Eles adoram fazer isso... :D :D Ok, tente a mesma conexão via Windows, com os mesmos dados fixos,  e veja se oscila. Tô mais pra dizer que a transmissão é que é ruim, mas o suporte sempre prefer culpar o Linux. Se oscilar ... é só cobrar deles!...

==Editando:==
Felix, não me referi especificamente ao suporte de conexão via rádio...  ;D Tenho Virtua, e já cansei de ouvir "só podemos fornecer suporte a Windows..."  ;)

VB5

Sim, entendo o que você quiz dizer quanto ao suporte. Eu mesmo não trabalho mais diretamente no setor de suporte, mas sempre quando tem algum linux para configurar sou chamado porque não é todo mundo que é preparado..., da mesma forma quando é necessário configurar algum "apple" da vida...

VB5

Citação de: Felix online 08 de Outubro de 2007, 13:29
Sim, entendo o que você quiz dizer quanto ao suporte. Eu mesmo não trabalho mais diretamente no setor de suporte, mas sempre quando tem algum linux para configurar sou chamado porque não é todo mundo que é preparado..., da mesma forma quando é necessário configurar algum "apple" da vida...

Eu acho que seria obrigação do provedor "dar suporte ao suporte"... ou seja, facilitar cursos de atualização e desenvolvimento para  o pessoal que tem que responder ao usuário. Todos nós sabemos que a pessoa do outro lado da linha pode ter a maior boa vontade, mas se não lhe deram a informação necessária, nada poderá fazer para nos ajudar. O problema é que os provedores fixam-se mo "ora, todo o mundo usa Windows..." Pode ser até 95%, mas não é 100%, e eles não deviam ignorar isso (exceto pelo custo, claro...  ;))

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

woodson

Felix quando caiu aqui a net tentei fazer esse comando para reiniciar mas n funcionou.

Felix

Citação de: woodson online 10 de Outubro de 2007, 11:43
Felix quando caiu aqui a net tentei fazer esse comando para reiniciar mas n funcionou.

Realmente nessa o suporte do seu provedor vai ter que verificar o que está acontecendo com sua conexão...

woodson

outra coisa, percebi que quando a internet cai, ela perde o access point, será por isso que ela n volta? alguma sugestão?

woodson

caras acredito que meu problema foi resolvido, faz mais de 24 horas que minha conexão não cai, tudo indica que era um problema de driver, achei varios tutoriais legais que tinham insformações sobre o ndiswrapper

vlw