Estado de S.Paulo - Novo Ubuntu dá show em efeitos

Iniciado por RC2006, 22 de Outubro de 2007, 17:05

tópico anterior - próximo tópico

RC2006

Novo Ubuntu dá show em efeitos



Maurício Moraes e Silva

Alguém pode dizer que o Windows Vista tem uma interface gráfica inovadora, com recursos inéditos (janelas em 3D, transparências e animações charmosas) que tornam a experiência do usuário mais agradável. É verdade. Só que, perto do novo Ubuntu 7.10, essas melhorias parecem bombinhas de festa junina: só fazem barulho. Os fogos de artifício de verdade ficam mesmo – veja só – com o sistema operacional rival, uma das mais populares versões do Linux no planeta.

Lançado na quinta-feira, o Ubuntu 7.10 esbanja efeitos especiais. Você pode trabalhar com quatro áreas de trabalho diferentes e alternar entre elas girando um cubo em 3D. Ou pode abrir janelas de bordas transparentes, que balançam lentamente ao toque do mouse, como se fossem feitas de gelatina. Também dá para alternar entre os vários programas abertos vendo a janela de cada um deles se desintegrar no meio da tela.

E aí você pode pensar que só mesmo um nerd bitolado vai conseguir ativar todos esses recursos dentro do sistema. Afinal, o Linux sempre deu muita enxaqueca para quem tentou um dia colocá-lo no computador, certo? Nada disso. A grande novidade é que a interface gráfica já vem pronta para funcionar assim que se termina a instalação. E a configuração dos efeitos depende apenas do download de um pequeno programa (o Advanced Desktop Effects Settings), coisa que qualquer leigo em informática poderá fazer.

Claro que o Ubuntu não é perfeito – nem o Windows Vista está livre de percalços. Mas está cada vez mais fácil de colocá-lo em qualquer computador. Durante a semana passada, o Link testou a versão Release Candidate, a última produzida antes do lançamento oficial. A instalação ocorreu sem nenhum problema e nem foi necessário um micro potente para ativar todos os efeitos especiais. O software rodou em um Pentium 4 de 2,8 GHz com 512 megabytes de memória RAM.

Para experimentar o sistema, baixe o arquivo em formato ISO no site www.ubuntu.com e, depois, grave-o num CD. Aí, ligue o PC com o disco na bandeja para carregá-lo automaticamente. Dá para conferir se todos os seus periféricos funcionam direito antes de partir para a instalação propriamente dita.

Outra novidade do Ubuntu 7.10 é que ele lê partições do disco rígido gravadas no sistema NTFS. Trocando em miúdos, você tem acesso a todos os arquivos gravados com o Windows se decidir usar os dois sistemas operacionais no mesmo PC. Isso é bom, porque o Ubuntu não vai rodar alguns aplicativos famosos ou aquele game animal que acabou de sair.

Fonte - Caderno Link do jornal O Estado de S.Paulo de 22-10-2007
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12194
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

FaBMak

"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

CGaldino

Uma atenção assim dada por um veículo da grande mídia é de alegrar não é não!

Salve salve salve!!! ;)
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

RC2006

O mais interessante, no mesmo caderno vem com uma reportagem negativa do windows vista com o titulo

Windows Vista? Ainda não, obrigado
Problemas do Vista continuam a infernizar usuários; vários voltam ao XP

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12192
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

gabriel0085

Meu deus!

Elogio ao Linux  e crítica ao Windows num mesmo caderno de jornal!

O mundo está perdido mesmo!

:P

gabriel0085

#5
Saquem essa. Do estadão também.

CitarMicrosoft libera volta ao Windows XP


Enquanto tenta melhorar o Vista com pacote de correções, empresa cede e permite o "downgrade" do sistema

Bruno Sayeg Garattoni

Com a chuva de reclamações em torno do Windows Vista, a Microsoft fez uma concessão: vai estender em seis meses as vendas do Windows XP, até junho de 2008, e também permitirá que os compradores do Vista façam um "downgrade", ou seja, retornem para o XP.

(...)

Fonte: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12197




Pra quem dizia que o Windows ME foi a pior porcaria que a Microsoft já produziu, saibam que já um concorrente forte.  :P