Upgrade para gutsy - primeiras impressões (e problemas)

Iniciado por morpheu, 28 de Setembro de 2007, 08:40

tópico anterior - próximo tópico

morpheu

Salve a todos.

Resolvi fazer o upgrade para o gutsy, via internet (commando "update-manager -d")
Antes eu tinha um compiz-fusion totalmente operacional e com o emerald como theme-manager(com fusion-icon instalado, seguindo tutoriais aqui do forum)

1)Apos a atualização, primeiro que o emerald é desinstalado, Segundo que nenhum efeito funciona. Se eu coloco os efeitos, perco a decoração da janela. O cubo sumiu! O unico modo de manter os botoes da janela, é utilizar como decorador o metacity (ou o kwin), via fusion-icon. Alguem está passando pelo mesmo?

2) o tema do mouse mudou! Não consigo mais voltar aquele tema em que ficam as bolinhas girando quando o computador está executando. Ficou um tema estranho com um relógio de pulso. Alguem sabe como mudar o tema na linha de comando, por que por menus já vasculhei tudo. Engraçado que no kde, há muitas opçoes de mudar o tema, mas no gnome a vida é dura!

Agradeço desde já os comentários.

alexcunha

Citação de: morpheu online 28 de Setembro de 2007, 08:40
...
2) o tema do mouse mudou! Não consigo mais voltar aquele tema em que ficam as bolinhas girando quando o computador está executando. Ficou um tema estranho com um relógio de pulso. Alguem sabe como mudar o tema na linha de comando, por que por menus já vasculhei tudo. Engraçado que no kde, há muitas opçoes de mudar o tema, mas no gnome a vida é dura!

Agradeço desde já os comentários.

O agrupamento das opções relativas à aparência, mudou bastante. É uma das características mais positivas da nova versão.

Ir a Sistema > Preferências > Aparência
Aí encontra-se centralizado tudo o que tem a ver com a aparência e aspecto do desktop.
Botão Personalizar -> tem opções para mudar o ponteiro.

Para quem tiver problemas com upgrades, eu recomendo a criação de um novo utilizador e entrar com esse utilizador para ficar com a ideia de como o sistema fica por omissão após uma instalação.

alexcunha

Citação de: morpheu online 28 de Setembro de 2007, 08:40
...
1)Apos a atualização, primeiro que o emerald é desinstalado, Segundo que nenhum efeito funciona. Se eu coloco os efeitos, perco a decoração da janela. O cubo sumiu! O unico modo de manter os botoes da janela, é utilizar como decorador o metacity (ou o kwin), via fusion-icon. Alguem está passando pelo mesmo?
...

Respondendo agora à 1ªquestão.

Salvo erro, o sistema dos efeitos mudou do antigo beryl para o novo compiz-fusion. Não estou a ver como um upgrade possa manter os mesmos efeitos da versão anterior para a nova.
A minha sugestão antes do upgrade, é desactivar os efeitos e após o upgrade activar e configurar de novo os efeitos.
Eu fiz o upgrade. Tinha os efeitos a funcionar (embora a fluidez e rapidez não fosse satisfatória). Após o upgrade não consigo ter o efeitos. Isso não me preocupa. Sei que estamos ainda a quase 1 mês da saída da versão final.

morpheu

Eu tambem não estou esquentando muito, pois ainda é a versão beta. Mas de qualquer forma, eu queria experimentar este processo de upgrade(só uso o ubuntu há 2 meses), prá saber se vale a pena o upgrade ou uma instalação limpa.
Mas eu estranhei por que eu já usava o fusion, e esperava que ele continuasse funcionando.

Acredito que a melhor solução seja desinstalar via synaptic todo o compiz, fusion-icon e etc, e depois instalar novamente usando os repositórios padrão do gutsy. Como ele vai usar o fusion por padrão, eu acho que vai funcionar.

Valeu pela dica do mouse Alex.

Professor X

Só aproveitando... tive o mesmo problema com o Compiz.

Como desinstalo ele pelo Synaptic?

alexcunha

Provavelmente
sudo aptitude remove compiz*
deverá ser suficiente.

No entanto, eu preferi entrar no synaptic, procurar por "compiz" e "fusion" e selectivamente escolher os pacotes a remover.

lucianomarques1

Na minha modesta opinião, é sempre melhor partir de uma instalação "limpa".

[ ]'s

Luciano.

maudy

Removi o Compiz, Beryl e o que fosse e re-instalei via Synapitc.
E mesmo assim, as bordas do Compiz não aparece.
Alguém tem alguma dica??
Abs

Professor X

Citação de: lucianomarques1 online 30 de Setembro de 2007, 10:39
Na minha modesta opinião, é sempre melhor partir de uma instalação "limpa".

[ ]'s

Luciano.

Eu resolvi deixar a instalação "limpa" para quando sair a versão definitiva, já que não vai demorar muito.
Consegui desinstalar o Compiz... valew alexcunha!