vídeo preto quando movimenta janelas

Iniciado por edcassaro, 26 de Setembro de 2007, 15:22

tópico anterior - próximo tópico

edcassaro

Olá, eu uso o vlc, o kaffeine e o reprodutor de filmes (padrão do Ubuntu 7.04). Eu consigo visualizar qualquer tipo de arquivo (avi, mpeg, mov e flv), mas quando o vídeo está rodando e eu movimento a janela dele, o vídeo fica preto. Isso tbm acontece quando movimento o cubo ou ou teclo alt+tab.
se alguém souber como resolver isso, eu agradeço.
minha placa de vídeo é ati radeon 9200se de 128mb

VB5

Citação de: edcassaro online 26 de Setembro de 2007, 15:22
minha placa de vídeo é ati radeon 9200se de 128mb

Provavelmente esse é o problema... ATI é muito pouco compatível com linux, ou pode ser que faltem os drivers 3D para ela. Pode dar mais informações a respeito?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

edcassaro

então VB5, eu uso o ubuntu ha uns 3 meses, já formatei ele várias vezes pq sempre mexi na configuração da placa de vídeo ati (lendo vários tutoriais) e sempre deu zica...até que eu consegui instalar o Compiz-Fusion e ele roda legal. Os vídeos sempre rodam normal, mas quando movimento as janelas elas ficam pretas...outro dia eu instalei o VLC e os vídeos rodaram muito bem até mesmo com a movimentação das janelas e a exibição das miniaturas na alt+tab ou super+tab (efeito 3D do compiz). Mas no dia seguinte o mesmo problema voltou: as janelas ficam pretas ao movimentá-las.
Mas me diga, quais informações vc precisa???

VB5

edcassaro,

infelizmente não posso ajudar muito mais porque, além de minha placa ser Nvidia, não tenho (nem terei nunca) qualquer desses efeitos gráficos instalado. Não nego o apelo visual deles, mas para o que pretendo que meu computador faça, eles são desnecessários, consumidores de recursos e - como bem pode ser visto aqui no fórum - tremendos geradores de problemas.
De todo modo, o que posso dizer é que acho que já vi um problema semelhante relatado aqui; tente uma  busca por "janelas pretas"ou algo do gênero.  Se puder conseguir uma placa Nvidia ( mesmo emprestada, só para testar), veja se o problema persiste: ainda acho que é por aí. Antes diso, entretanto, você pode dar no terminal  o comando:

sudo glxinfo | grep direct

A resposta deve ser:
   direct rendering: Yes
caso contrário sua placa não está corretamente instalada.

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

leosted

eu já vi isso em placa nvidia com 64mb de memória em uma máquina de um amigo, axei que pudesse ser as configurações do xorg, mas não solucionei, pedi pra ele baixar a resolução não sei que fim deu esse problema com ele.

edcassaro

valeu assim mesmo VB5...eu ja tinha testado esse comando que vc passou e a resposta foi 'yes'...e tbm rodei aquele 'gears' numa boa...ate funcionou o 'driconf' na placa....mesmo com a instalação limpa do Ubuntu (somente compiz original) os vídeos ficavam com janelas pretas...mas vou continuar procurando mais informações e no futuro trocarei a placa por uma nvidia mesmo.
valeu