Drivers fáceis para Linux começam a entrar em prática - 24/9/2007

Iniciado por rjbgbo, 24 de Setembro de 2007, 18:59

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

CitarNormalmente os usuários de Linux desejam sempre duas coisas com relação ao hardware: drivers e fácil acesso aos mesmos. Um projeto da Dell, chamado de DKMS (Dynamic Kernel Module Support), é um novo gerenciador dinâmico para módulos do sistema.

A Dell e várias distribuições Linux estão trabalhando no DKMS há 5 anos. A proposta é criar um framework onde o código-fonte do módulo do kernel resida, permitindo reconstrução fácil do mesmo. Na prática, isso faz com que as distribuições e desenvolvedores de drivers criem o mesmo sem precisar esperar por novas versões do kernel. Para usuários, isso permite conseguir fazer seu hardware funcionar em minutos, sem precisar compilar nada manualmente.

De acordo com a Dell, isso fará com que tenham muito mais drivers disponíveis, já que o desenvolvedor não precisará ficar preocupado em atualizar o driver a cada lançamento de kernel, tendo mais tempo para se dedicar à parte funcional, além de deixar o período de testes do mesmo muito menor.

O DKMS tem outras vantagens, como funcionar em qualquer distribuição, sob qualquer arquitetura, para diversos fins. Além de estar em testes no Red Hat, SuSE e Ubuntu, ele pode ser usado por várias ferramentas, como RHN (Red Hat Network), Kickstart e PXE (Pre-Execution Environment), e YUM (Yellow Dog Updater).

O código fonte pode ser baixado no site do projeto, e alternativamente, está disponível em vários repositórios, incluindo o do Ubuntu Gutsy, Fedora Rawhide e Fedora 7 Testing.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-09/46F7EC24.html

Acho isso muito bom, pois uma das coisas que me chamam atenção hj no GNU/Linux é a fácil instalação de drives, é claro, os que tem boa compatibilidade c/ o SO.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Luiz Santos

Pelo que percebi em minha instalação, o Mandriva já usa a um ano, acho... ::)
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

rjbgbo

Citação de: Luiz Santos online 24 de Setembro de 2007, 19:08

Luiz me tire a dúvida, real o Mandriva é pago ou ñ?

isdiru

Citação de: rjbgbo online 25 de Setembro de 2007, 09:49
Citação de: Luiz Santos online 24 de Setembro de 2007, 19:08

Luiz me tire a dúvida, real o Mandriva é pago ou ñ?

Boas,Mandriva que vem com  plugins comerciais e drivers proprietários,é pago.

rjbgbo

Valeu isdiru pela resposta