Problemas com Ati x Compiz fusion

Iniciado por twjlond, 20 de Setembro de 2007, 07:40

tópico anterior - próximo tópico

twjlond

Pessoal, eu e mais dois amigos estamos travando uma batalha pra conseguir rodar os efeitos graficos do compiz fusion no ubuntu.
Usamos a intalação do Ultimate 1.4, so que das 4 maquinas em que tentamos fazer isso, duas tem placas de video Ati, nas outras com Nvidia na boa, estao rodando normal.
Ja vimos algumas coisas no google de caras que conseguiramm com ati, editando Xorg, etc. Tentamos varios tutoriais sem sucesso.
Agora recorro ao forum do ubuntu pra saber se alguem realmente conseguiu fazer rodar com placas ati.
Se alguem tiver a resposta pro nosso problema agradeço, ja que os tres estao convictos à migrar de sistema operacional.

ps.: Core 2 duo 6420, mother intel, 2 gb ram, vga Ati x1600pro;
       Note Acer 3050, com Ati x1100

Lex Luthor

Amigo,

NVídia é perfeito, não dá dor de cabeça nenhuma, mas ATI....
    Pensei que nunca iria passar por isso, em casa tenho uma nVídia, mas há 5 dias chegou uma máquina aqui no trab para mim que tem uma daquelas ATI OnBoard. Instalei o Feisty e tô que tento fazer funcionar o Compiz (normal, pelo menos).
    Passei 2 dias tentando tudo quanto turorial, e achei um interessante do fórum gringo, especificamente sobre a minha placa, que é uma ATI Xpress 200G RS480, só que era para o Edgy (bem antigo).
     O problema é que essa minha placa não tem Compisite quando rodando o DRI, e sem composite nem Compiz nem Beryl não funciona. A solução é instalar o xserver-xgl e iniciá-lo através de 1 script simples.
     Só que minha máquina estava de rosca, não funcionava nem a pau, instalei driver proprietário de ATI e tudo, mas nada. Só conseguia colocar o direct rendering para YES e só (com o driver fglrx que vem com o feisty). Passei 2 dias tentando, e ontem, eu falei pra mim mesmo: "Há dane-se... vou atualizar para o Gutsy aqui e ficar sem Compiz mesmo !".
      E fiz, fiz o upgrade, e no primeiro login, resolvi ativar a sessão XGL, e para meu espanto, não é que funcionou redondinho o Compiz ????? Fiquei maravilhado... 100%  !! tá até agora perfeito aqui e estou feliz !!! hehehehe

Procure lá no fórum gringo sobre essa placa e veja se serve para a seua, tente antes configurar tudo com os drivers que vem com o Ubuntu, pois os proprietários da ATI não funcionaram aqui.

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -