Como liberar memória RAM?

Iniciado por rbrazileiro, 26 de Setembro de 2007, 21:24

tópico anterior - próximo tópico

rbrazileiro

Então pessoal, uso o Ubuntu 7.04. Eu estou notando nele um problema com a memória RAM. Meu note tem 1GB e normalmente abro alguns softwares de costume, como firefox, xmms, pd, processing.. e isso logicamente vai consumindo a memória RAM.
Sendo que, quando eu fecho os programas, o sistema aparentemente não está liberando a memória usada pelos softwares.
Por exemplo: eu estava usando esses softwares ai, acabei fechando agora a pouco e dei um free -m :

ricardo@r:~$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:           940        898         42          0         73        402
-/+ buffers/cache:        422        517
Swap:         1906         33       1872

Estranho ele ficar com apenas 42 FREE, se eu só estou com o Firefox aberto. Fiquei dando free -m por um bom tempo e nada, nao libera a memória.

Então, como eu faço pra ele liberar a memória de um programa que não está mais sendo utilizado?
Ele deveria está fazendo isso, não é?

abs.
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

KurtKraut

Você não está com apenas 42mb de RAM livres e sim 517mb. Você tem que observar a linha debaixo.

Quando você vai abrindo programas, a RAM de fato vai sendo utilizada. Mas quando você os fecha, eles aindam ficam na RAM. O linux não se dá ao trabalho (na verdade o processador teria esse trabalho) de esvaziar a RAM. Os programas ficam em cache para abrirem rápido caso sejam abertos denovo, por isso o número 42. Mas se você abrir algum programa inédito, desses 402mb utilizados em cache serão jogados fora para suportar o novo programa.

Pelo free -m que você colou, você tem mais da metade da RAM livre para uso.

rbrazileiro

Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

KurtKraut

O 42 significa o espaço de RAM que está absolutamente ocioso, não está ocupado pelo cache.

fabiovalinhos

Olha Kurt, todo esse tempo usando o Ubuntu isso era uma dúvida que eu tinha no comando free

Eu apenas lia a segunda e terceira linha, mas não sabia interpretar a primeira.

Valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM